Buscar

Doutrina Tobar x Estrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reconhecimento de governo
Quando a questão do reconhecimento de governo se torna importante na cena internacional? Não se trata da mesma situação do reconhecimento de Estado e nada tem a ver com a personalidade jurídica de direito internacional. Surge a discussão do reconhecimento de governo quando pairam dúvidas sobre o caráter legítimo da autoridade jurídica de um Estado. Dá-se em momentos de instabilidade política, revolução, golpes de Estado, fraudes em geral, mudanças na ordem constitucional do Estado, etc.
- Doutrina Tobar (Carlos Tobar): Quando um governo surge por vias não constitucionais, os demais estados devem aguardar para saber se esse governo ganhará a legitimidade do povo. Depois da análise da legitimidade, e o estado perceber que o povo apóia o novo regime de governo, deve então reconhecê-lo. Porém, se perceber que o povo é contra o novo regime, o estado não deve reconhecê-lo. A crítica é que essa doutrina fere a autodeterminação dos povos, da soberania, porque não se tem que questionar se o governo é bom ou ruim internamente, uma vez que isto é assunto próprio de estado. Caso a população não esteja satisfeita, ela que deve promover a retirada do governante.
- Doutrina Estrada (Genaro Estrada): Para essa doutrina, não importa o apoio ou não do povo ao novo governo. Se se entender que o governo é bom para aquele país, ou para os próprios interesses, matem- se no país os diplomatas, não se manifestando sobre a justeza ou não do novo regime, mantendo os vínculos com o estado. Caso o estado não aprove o novo governo, romperá os vínculos estabelecidos.
Como se vê, não há nenhuma manifestação expressa, nem uma busca de legitimidade através da população. O que o estado deve buscar é apenas a sua análise e então dizer se vai praticar atos concretos apoiando ou não o regime. Na prática, essa avaliação é conveniência do estado de aprovar ou não aquele governo.
Nem uma das duas é a teoria predominante, pois na verdade não há muita diferença entre uma e outra, visto que ambas cuidam do reconhecimento de governo. A primeira propõe a análise do conteúdo e a outra visa a forma e a conveniência.
devem ser reconhecidos por conta dessa harmonização das doutrinas Tobar-Estrada. As manifestações que derrubaram os referidos governos têm forte apelo popular e buscam implantar regimes mais democráticos e nos moldes dos governos ocidentais.
PRINCIPAIS TEORIAS:
1ª Teoria TOBAR: pela doutrina Tobar se entendia o seguinte: toda vez que houver uma modificação de governo com ruptura do sistema constitucional vigente, este governo não deve ser reconhecido até que o povo desse país eleja de uma forma legítima os seus representantes.
2ª Teoria ESTRADA: essa teoria diz que o que interessa para reconhecer o governo é saber se ele é efetivo, se ele manda. Se ele tem controle da máquina estatal. Se ele manda, ficar questionando a forma que ele chegou ao poder é uma maneira indevida de ingerência nos negócios de um Estado estrangeiro.
O que acaba acontecendo é uma conciliação entre as duas: a doutrina Estrada se aplica para o reconhecimento e a doutrina Tobar para manutenção ou retirada de relações diplomáticas.

Outros materiais