Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliação Parcial

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação Parcial: CCE1078_SM_201708398121 V.1 
	Aluno(a): ELDTON FREIRE DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708398121
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 28/04/2018 17:00:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709453040)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as Relações entre Arquitetura e Engenharia Civil, todas as afirmativas estão ERRADAS, EXCETO:
		
	
	O arquiteto pode fazer o dimensionamento de estradas, no que se refere a espessura das camadas que antecedem a pavimentação e ainda o pavimento.
	
	O curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta carga maior de matérias que envolvem cálculos, assim, o arquiteto pode optar pela área de cálculos estruturais após a conclusão da graduação.
	
	O Engenheiro Civil pode fazer a elaboração da planta arquitetônica e aprovar a mesma junto as instituições competentes, porém, não pode projetar a estrutura das edificações.
	 
	O engenheiro Civil necessita dos trabalhos do arquiteto e este, daquele, visto que as profissões se interligam e se completam.
	
	O curso de Engenharia Civil, apresenta carga maior de matérias que envolvem arte, ventilação e espaços.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709247386)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Forma arquitetônica é o ponto de contato entre massa e espaço...formas arquitetônicas, texturas, materiais, modulação de luz e sombra, cor, tudo se combina para injetar uma qualidade ou espírito que articula o espaço.¿ (BACON, 1974) I. O formato é o contorno característico ou configuração da superfície de uma forma específica. É o principal aspecto por meio do qual identificamos e classificamos as formas. II. A textura pode ser descrita em termos de percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal. Afeta o peso visual de uma forma. III. As dimensões físicas de comprimento, largura e profundidade de uma forma, referem-se ao seu tamanho. Com relação às propriedades visuais da forma, assinale qual apresenta somente as alternativas CORRETAS:
		
	
	I, II
	
	II, III
	
	II
	 
	I, III
	
	I, II, III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709491374)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por que afirmamos que a arquitetura grega utiliza a proporção divina ou áurea como razão matemática para desenvolver as dimensões das edificações que é igual a 1,61 ?
		
	
	A proporção áurea é uma invenção do período Neoclássico que atribui aos gregos , à cultura grega em geral uma procura pela perfeição, mas que na realidade nem foi tão determinante ou não era tão aprofundada.
	
	Nenhuma das anteriores, não existe razão matemática na escolha das dimensões das edificações greco-romanas.
	
	É um equívoco gerado por romances históricos comercializados recentemente que atribuem a um código uma razão matemática presente nos monumentos e obras de arte.
	
	Afirmamos que é importante para os gregos por que como nossa tradição ocidental determina: devemos continuar considerando a cultura clássica greco-romana como berço do nosso sistema de pensamento, porém não devemos continuar construindo segundo seus princípios.
	 
	Os gregos obtiveram essa razão matemática ao estudar as dimensões dos objetos da natureza como plantas seu crescimento, animais e até a configuração de cristais ou do corpo humano. Como estava presente em muitos elementos naturais consideraram que fosse a razão utilizada pelo Deus criador.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709491205)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Além das pirâmides qual outra edificação característica da época foi utilizado pelos egípcios para dedicar a suas divindades. Deus faraó. Principalmente no alto Egito.
		
	
	Coliseu
	
	Ur
	 
	Mastaba
	
	Zigurat
	
	Aqueduto
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709491362)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudamos que a arquitetura do período da idade média é considerada como uma arquitetura de defesa já que nesse período da história aconteceram muitas guerras, entre cidades estados, reinos ou guerras entre feudos. Qual conjunto de elementos arquitetônicos podem ser considerados de defesa.
		
	
	Colunatas e frontões nos templos.
	
	Muros altos de defesa, robustos em pedra e torres e piramides escalonadas.
	
	Vitrais de grandes dimensões e livre acesso às praças.
	 
	Os muros robustos e altos de castelos e mosteiros, as torres dentadas, vãos de janelas e portas com dimensões reduzidas e na fachada as janelas eram dispostas no alto, longe do alcance.
	
	Canais navegáveis nas cidades e varandas voltadas para os canais.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709491351)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Período Barroco 1600-1770 d.C. foi considerado um período de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais dos mesmos. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
		
	 
	Do ouro vindo das Américas continente recém descoberto e agora explorado.
	
	Das especiarias vindas da índia.
	
	Da exploração da pólvora vinda da China.
	
	Do ouro vindo da Oceania.
	
	Do ouro vindo das minas do interior da Europa.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709036524)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o uso de escalas gráficas marque a alternativa mais correta:
		
	
	b) O uso das escalas gráficas possibilita a representação de grandes áreas em espaços menores de apresentação e permite dar destaque a detalhes, cortes e vistas em um projeto de arquitetura.
	
	a) As escalas gráficas são utilizadas para representar detalhes de projeto, de forma a possibilitar o entendimento de grandes áreas num pequeno espaço de apresentação.
	
	e) Somente a alternativa (c) esta correta.
	
	c) O uso de escalas é fundamental na representação cartográfica.
	 
	d) As alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709247629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação a análise do terreno ou sítio de um projeto pode ser afirmar que I. É essencial o mapeamento ou levantamento de campo, que inclui aspectos físicos, históricos, experiências e interpretações do lugar, visto que oferece os critérios para o desenvolvimento do projeto. II. Áreas não urbanizadas costumam ter histórias menos evidentes, por isso não há indicadores suficientes que influenciem o projeto de arquitetura. III. Os levantamentos topográficos podem registrar diferentes níveis do terreno. Diferentes curvas de nível e acidentes topográficos são fatores que podem sugerir maneiras de desenvolver o conceito do projeto. IV. O posicionamento de uma edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do seu planejamento. No hemisfério sul, por exemplo, a luz vinda do norte pode gerar uma iluminação constante e homogênea sem necessidade de qualquer tipo de proteção contra a luz do sol. São corretas as afirmações
		
	 
	I e III apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709491369)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A principal solução adotada para edifícios construídos no Clima Frio é ?
		
	
	Propiciando as mudança de temperatura por evaporação.
	 
	Fechados, procurando a menor troca entre ambientes externos e internos.
	
	Aberto propiciando adaptações térmicas segundo as estações do ano.
	
	Dissipando a umidade através de ventilação abundante e sombra abundante.
	
	Isolando o exterior para evitar a transferência de calor do exterior para o interior.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709491368)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quais são os quatro regiões climáticas nas quais podemos distribuir o mundo quase aproximadamente aos paralelos?
		
	
	Clima Frio, Clima Temperado, Clima Quente úmido e Clima Tropical seco.
	 
	Clima Frio, Clima Temperado, Clima Quente úmido e Clima Quente seco
	 
	Clima Frio, Clima Mediterrâneo, Clima
Página12