A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliando aprendizado RTM1

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão (Ref.:201702174395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A massoterapia por deslizamento profundo é uma das técnicas de massagem mais frequentemente utilizadas. Sobre este tipo de massagem, é verdadeiro afirmar:
		
	
	Está indicada como um complemento no tratamento da dor aguda, aplicada de forma pontual sobre o local da lesão ou ao longo dos meridianos, para proporcionar analgesia.
	
	Tem o objetivo de estimular o trofismo muscular após uma situação de imobilização prolongada, favorecendo a hipertrofia muscular.
	
	Está indicada para estimular o metabolismo tecidual, favorecendo a formação do edema nas regiões distais e alcançando assim seu objetivo final.
	 
	Está indicada como auxiliar no tratamento de condições crônicas dos tecidos moles, originadas de um remodelamento anormal dos elementos fibrosos decorrentes de uma lesão ou trauma.
	
	Está indicada para estimular a produção do colágeno e elastina muscular e dos demais elementos intra e extra-articulares, favorecendo a hipertrofia tecidual.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702260920)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas, durante suas palestras, informaram quanto às posturas que interferem negativamente no comportamento do edema, em decorrência do fechamento do ângulo coxofemoral e pela ação da gravidade, que são, respectivamente:
		
	
	De pé e decúbito ventral.
	
	Sentada e decúbito ventral.
	 
	Sentada e de pé (ortostática).
	
	Sentada e decúbito dorsal.
	
	Decúbito dorsal e de pé (ortostática).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702261041)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A massagem é um procedimento da Fisioterapia relativamente seguro. No entanto, pacientes podem sofrer algum dano se o tratamento for indicado de forma inapropriada. É necessário conhecer as contraindicações para seu uso, dentre elas:
		
	
	Dor crônica, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, distúrbios respiratórios associados à retenção de muco.
	
	Infecções agudas, dor crônica, edema crônico, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	
	Infecções agudas, espasmo muscular, edema crônico, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	
	Edema crônico, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, cicatriz tecidual superficial na pele.
	 
	Infecções agudas, feridas abertas, câncer na pele e em qualquer outro tecido nas áreas a serem tratadas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva grave.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702319650)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A principal contra-indicação para a mobilização manual é:
		
	
	Lesão de músculos, tendões ou ligamentos
	
	Tecido cicatricial
	 
	Trombose venosa profunda
	
	Edema
	
	Facilitação de movimentos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702260835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema circulatório linfático é uma estrutura orgânica multifatorial, formada pela linfa, pelos vasos linfáticos e linfonodos. Ele faz o transporte da linfa, promovendo a anastomose linfolinfática e linfovenosa, e proporciona resistência defensiva-imunitária do organismo. Leduc e Leduc (2007) afirmam que: I. Os vasos linfáticos pré-coletores são valvulados e recebem a linfa coletada pelos capilares para levá-la à rede dos coletores. II. Os canais linfáticos coletores, que recebem a linfa dos pré-coletores, transportam-na até os linfonodos. III. Os movimentos de inspiração e expiração, do sistema respiratório, produzem aumentos de pressões, seguidos de diminuições que facilitam o trânsito linfático até a sua desembocadura venosa. IV. A respiração não tem qualquer ligação com a função linfática, pois a progressão da linfa é facilitada somente por fatores, como contrações musculares e movimentos no sistema venoso. Então, pode-se afirmar que:
		
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	1a Questão (Ref.:201702260917)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às suas exatas funções. Sabe-se que um dos seus papéis principais reside na condição imunológica, entendendo que, em sua circulação superficial, esta tende a passar por linfonodos para ser filtrada e retomar o sistema circulatório. A drenagem linfática, nesse contexto, estimula esse fluxo superficial e facilita uma ação mais eficaz, sem que o corpo retenha muito líquido, trazendo maiores prejuízos. Assim sendo, na aplicação prática, o trajeto linfático é essencial a uma boa realização técnica terapêutica e deve respeitar:
		
	
	A condição cardiovascular dos pacientes submetidos à drenagem, entendendo que o débito cardíaco diminui com o aumento do fluxo linfático e a inibição do fluxo circulatório compensatório.
	
	A atuação dos linfócitos que precisam que o fluxo seja mais lento para combater os agentes nocivos, contraindicando a ação da drenagem em qualquer tipo de edema.
	
	A atuação da gravidade que, naturalmente, dificulta o retorno linfático e, portanto, deve se eliminada ao colocarmos o paciente submetido à técnica, sempre na postura sentada.
	 
	A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial.
	
	A condição renal dos pacientes submetidos à drenagem, já que, seguindo o trajeto, toda linfa passará pelos rins antes de desembocar no circulatório novamente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702192308)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Movimento em que uma ou ambas as mãos ficam dispostas em concha e golpeiam rapidamente a superfície cutânea". A essa manobra de massagem fundamental, damos o nome de:
		
	
	Cutiladas
	
	Socamentos
	 
	Palmadas
	
	Drenagem
	
	Pancadas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702261222)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Raíssa é uma moça de 24 anos e faz tratamento fisioterapêutico para fibromialgia. A conduta inclui fortalecimento muscular e alongamentos de paravertebrais e massoterapia para alívio das dores. Ao chegar para a sessão queixou-se ao seu fisioterapeuta de que se encontra com ardência na região dorsal, ao exame ele observou que ela apresenta uma ferida na pele. Qual deve ser o procedimento do fisioterapeuta?
		
	
	Suspender a sessão neste dia.
	
	Suspender a massoterapia neste dia.
	 
	Suspender a massoterapia até a resolução da ferida.
	
	Proceder normalmente com a sessão.
	
	Interromper o tratamento de Raíssa até que se descubra qual a causa da lesão.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702211432)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente M.S.N, sexo feminino, 63 anos, com diagnóstico de câncer de mama realizou mastectomia radical de mama esquerda com esvaziamento de linfonodos axilares há 26 dias e segue em quimioterapia. Chega ao setor de Fisioterapia dematofuncional para tratamento de linfedema em membro superior esquerdo.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O fisioterapeuta escolheu como tratamento para esta paciente a massagem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.