Buscar

Avaliando aprendizagem Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701987755)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A compreensão da importância da psicomotricidade no processo de alfabetização exige concepções de vários autores, desde a prática pedagógica, a intervenção de autores ligados a teoria da psicomotricidade, para compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos básicos e superiores das crianças no âmbito de sua formação. A psicomotricidade e o processo de alfabetização configuram-se como uma relação mútua e dialógica para o desenvolvimento das estruturas cognitiva, física e social. Com base nesta afirmação, analise um trecho do texto de Ajuriaguerra (1983): "O ato motor não pode ser concebido como o funcionamento de sistemas neurológicos justapostos. (...) Só podemos compreender a ação quando consideramos o ponto inicial, o desenvolvimento e a finalidade que esta ação pretende alcançar." Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao texto. (Concurso Modificado)
		
	
	Outros componentes de ordem cognitiva, afetiva e social acompanham o ato motor, e é nesse quadro que a psicomotricidade deve trabalhar;
	 
	O diagnóstico das funções nervosas é o ponto que responde pelos vários tipos de distúrbios psicomotores.
	
	Faz-se necessário também abordar o significado do ato motor como comportamento, vivenciado na relação da criança com os outros;
	
	Os mecanismos dos sistemas piramidal, extrapiramidal e cerebelar não são suficientes para responder pela execução dos movimentos;
	
	O movimento não deve ser analisado pelo prisma anatômico e mecanicista;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701956572)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à composição das unidades funcionais de Luria, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso
		
	 
	1º unidade funcional - tronco encefálico, lóbulos occipitais, e parietais;
	 
	3º unidade funcional - lóbulos frontais e pré-frontais, áreas motoras e pré- motora;
	 
	3º unidade funcional - tronco encefálico, cerebelo e diencéfalo;
	 
	3º unidade funcional - Planejar, executar e ajustar a produção motora e responsável pela AÇÃO VOLUNTÁRIA
	 
	2º unidade funcional - captar, identificar discriminar e armazenar os estímulos sensoriais e responsável pela PERCEPÇÃO;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701342841)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após o nascimento, em seu primeiro ano de vida, o recém nascido demonstra avanços na postura, na locomoção e nas respostas aos estímulos fornecidos pelo meio ambiente. Assinale a alternativa que refere-se à fase do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central pela qual está passando a criança nesse período.
		
	 
	Organização e Mielinização. As duas fases do desenvolvimento do SNC continuam após o nascimento no recém nascido, o que explica o aparecimento dos avanços no decorrer dos meses e até alguns anos de vida.
	
	Organização e Migração. Mostram a forma como as estruturas neuronais vão se organizando e migrando, o que garante o aparecimento de avanços no recém nascido.
	
	Terminando a formação do prosencéfalo e tubo neural. Nesta fase o recém nascido já tem avanços no desenvolvimento, o que demonstra maturação do SNC.
	
	Proliferação e Migração. As duas fases continuam a ocorrer após o nascimento, o que explica o desenvolvimento no recém nascido.
	
	Organização e Proliferação. São as duas fases que ocorrem para que o recém nascido possa desenvolver habilidades integradas e continuam até alguns anos de vida.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701351103)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as afirmativas abaixo, marque aquela que descreve as características posturais do recém nascido: ( A ) cifose global, hipertonia dos flexores dos membros; ( B ) lordose cervical e aumento de força no tronco; ( C ) cifose dorso-lombar e posição do avião; ( D ) aquisição da posição sentada e rolar; ( E ) reflexo RTCA, sustentação da cabeça, estabilidade tônica
		
	
	cifose dorso-lombar e posição do avião
	
	reflexo RTCA, sustentação da cabeça, estabilidade tônica
	 
	cifose global, hipertonia dos flexores dos membros
	
	lordose cervical e aumento de força no tronco
	
	aquisição da posição sentada e rolar
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701341177)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Luria e Vygotsky, a função é encarada como um sistema plástico e complexo, de forma que as capacidades cognitivas são distribuídas em diferentes zonas anatômicas que participam de maneira dinâmica e sincronizada visando a funcionalidade. Essas zonas são chamadas unidades funcionais. Considerando as unidades funcionais, é correto afirmar que
		
	
	As três unidades funcionais possuem suas estruturas anatômicas ativas nos movimentos automáticos e reflexos.
	 
	As três unidades funcionais estão integradas na reação aos estímulos, programação, realização e regulação do movimento voluntário.
	
	A primeira unidade funcional diz respeito às aferências somestésicas, visuais e auditivas mediadas pelo diencéfalo.
	
	A segunda unidade funcional diz respeito à regulação da atenção seletiva através da função da formação reticulada.
	
	A terceira unidade funcional diz respeito à integração das informações direta e simbólica cognitiva pelo lobo temporal.
	1a Questão (Ref.:201701341163)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sensação e a percepção são habilidades desenvolvidas que estão intimamente presentes no aprendizado, seja ele no âmbito da cognição ou da motricidade. Qual é a diferença entre eles?
		
	
	Percepção é o estado ótimo de atenção e relação com o meio enquanto a sensação refere-se ao estado emocional que favorece ou atrapalha a execução de dada atividade motora.
	
	Percepção é a capacidade de realizar movimentos com determinado grau de atenção enquanto a sensação refere-se ao prazer ou desprazer gerado pelo movimento realizado.
	 
	Percepção é a capacidade de compreender o significado dos estímulos recebidos enquanto a sensação refere-se à percepção direta do estímulo sensorial propriamente dito.
	
	Percepção é o estado de alerta mínimo necessário para receber uma informação sensorial enquanto a sensação refere-se à seletividade da percepção em relação ao meio.
	
	Percepção é a capacidade de decodificar um estímulo específico através dos sentidos enquanto a sensação refere-se à significação do estímulo recebido do meio.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702050644)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"O ato motor não pode ser concebido como funcionamento de sistemas neurológicos justapostos. (...) Só podemos compreender a ação quando consideramos o ponto inicial, o desenvolvimento e a finalidade que esta ação pretende alcançar." (Ajuriaguerra, 1986). Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo, referentes ao texto: [ ] Faz-se necessário também abordar o significado do ato motor quando ele é vivenciado na relação com o outro. [ ] Outros componentes de ordem cognitiva, afetiva e social acompanham o ato motor, e é nesse quadro que a psicomotricidade deve trabalhar. [ ] O movimento deve ser analisado pelo prisma anatômico e mecanicista. Então ficará:
		
	 
	[V]; [F]; [F]
	 
	[F]; [F]; [V]
	 
	[F]; [V]; [F]
	 
	[V]; [V]; [V]
	 
	[V]; [V]; [F]
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701899704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Teoria Piagetiana da Equlibração que diz que a criança ao se confrontar com conflitos, para resolvê-los cria estratégias à partir de esquemas que já dispõem. Se assim o é, ao se defrontar com obstáculos da aprendizagem formal, a criança terá que recorrer às experiências anteriores que são esmagadoramente psicomotores. Se no lugar das experiências houver um buraco, não haverá aprendizagem. Dentre os conceitos básicos da aprendizagem, destacamos: I - Cognitiva e afetiva. II - Claro e escuro. III - Afetivo e motor. IV - Dentro e fora. V - Cognitivo e motor.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.Somente a afirmativa V está correta.
	
	Somente a afirmativa I é correta.
	
	As afirmativas IV e V estão corretas.
	 
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701897787)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O escore de Apgar é um dos métodos mais utilizados na avaliação imediata do neonato feito logo após o parto, avalia condições fisiológicas e a capacidade de resposta, ajuda a identificar a necessidade de reanimação ou algum outro tipo de cuidado especial com recém nascido. Assinale abaixo a opção CORRETA quanto aos itens avaliados no escore de APGAR.
		
	
	Frequência cardíaca, esforço respiratório, contração isométrica, perfusão e reflexos.
	 
	Frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, coloração e irritabilidade reflexa.
	
	Frequência respiratória, esforço diafragmático, tônus muscular, coloração e irritabilidade reflexa.
	
	pressão arterial, esforço respiratório, tônus muscular, coloração e movimentação reflexa.
	
	Frequência cardíaca, gasometria , tônus muscular, coloração e irritabilidade reflexa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701349549)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, o psicomotricista é o profissional da área de saúde e educação que:
		
	 
	Cuida do homem na aquisição, no desenvolvimento e nas alterações afetivas, cognitivas e orgânicas.
	 
	Pesquisa a integração somatopsíquica
	 
	Previne distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.
	 
	Atua no tratamento de disfunções corporais de maneira isolada.
	 
	Analisa o corpo em movimento sem contar com a relação entre o mundo interno e externo.

Outros materiais