Buscar

simulado 2 pensamento e linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513064413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Emília Ferreiro, psicolinguista argentina, ressalta que a linguagem é um processo de autoconstrução no confronto e na interação da criança com o seu meio. Antigamente acreditava-se que as crianças chegavam a escola sem nenhum conhecimento prévio sobre a leitura e escrita. Era como se a criança precisasse de uma autorização do adulto para aprender a linguagem. É correto afirmar que:
		
	
	Para a psicolinguista argentina Emília Ferreiro não existe qualquer correlação entre a bagagem de linguagem que a criança tem na sua interação com o meio em que vive e o desempenho na escola.
	
	Emília Ferreiro valoriza a interação organismo e meio ambiente, contudo ressalta que o primeiro contato da criança com a linguagem é na escola.
	
	Emília Ferreiro desvaloriza a avaliação da linguagem no ambiente escolar, ressaltando que a criança entra na escola como um quadro em branco no que diz respeito à linguagem.
	 
	Os estudos de Emília Ferreiro contestam a posição de que a criança chega à escola sem conhecimento prévio de linguagem.
	
	Para Emília Ferreiro é o adulto que valida a linguagem para criança, permitindo seu aprendizado através da escola.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513533537)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com ____________________, por volta dos 2 anos de idade a fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante e o pensamento torna-se verbal, mediado por significados dados pela linguagem.
		
	
	Skinner
	
	Piaget
	
	Bruner
	 
	Vygotsky
	
	Chomsky
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513064404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para N. Chomsky, um sistema de regras que interagem continuamente para gerar um número indefinido de estruturas linguísticas,é denominado:
		
	
	Estudo
	 
	Gramática
	
	Conteúdo
	
	Fonemas
	
	Morfemas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513016187)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência corporal-cinestésica se expressa por:
		
	
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo (das demais inteligências) definindo assim o seu nível de equilíbrio interno e uma atuação externa satisfatória e interativa com as demais habilidades da inteligência.
	
	Ele sugere que a inteligência corporal-cinestésica seja organizada verticalmente e aponta que é altamente encorajada por culturas que visam à competição, por exemplo, em sociedades que privilegiam na formação básica o desenvolvimento do esporte.
	
	Ele sugere que a inteligência corporal-cinestésica seja organizada verticalmente, e que, ao invés de haver uma aptidão geral do controle do movimento, existe uma aptidão para o esporte, dança, etc. Talvez existam formas independentes de aptidões corporais-cinestésicas, desenvolvendo desta forma, substratos anatômicos específicos para cada aptidão e atividade do movimento e com possíveis semelhanças entre as áreas.
	 
	Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513533538)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com ________________________, ¿ O significado de uma palavra representa um amálgama tão estreito do pensamento e da linguagem, que fica difícil dizer se se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento.¿
		
	
	Chomsky
	
	Piaget
	 
	Vygotsky
	
	Skinner
	
	Bruner

Outros materiais