Buscar

exercicios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIDÁTICA
DIDÁTICA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS
O rompimento da Didática instrumental na perspectiva de Vera Candau seria por meio do que a autora conceituou por multidimensionalidade que levaria a um processo de ensino e aprendizagem: com o intuito de relacionar as dimensões humanista, técnica e político-social
Todas as afirmativas estão corretas em relação à didática EXCETO uma: 	A práxis significa adotar uma prática empiricista e pragmatista, uma prática com um fim em si mesma.
Levando em consideração a História das Ideias Pedagógicas é CORRETO afirmar: Só podemos falar da existência da Didática como teoria do ensino que sistematiza o pensamento didático e o estudo científico das formas de ensinar, a partir de meados do século XVII.
"As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos - liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não-críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais: escola nova e tecnicista
De acordo com a tendência tradicional, o centro do ensino está no(a): 	Professor
Sobre Didática é CORRETO afirmar:
I- A palavra Didática deriva da expressão grega Didaktiké que se traduz como arte ou técnica de ensinar.
II- Durante muito tempo, o conceito de Didática ficou restrito ao ato de ensinar.
III- Nos dias de hoje, os estudos dessa área interligam o ato de ensinar e o ato de aprender, ou seja, hoje se crê que não existe ensino sem que ocorra aprendizagem.
IV- Os fundamentos da didática orientam as ações dos professores, garantindo ou não o alcance dos objetivos. 	Todas estão corretas
Assinale a alternativa CORRETA, considerando a frase que segue: Pensar a escola a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é: considerar a escola como espaço de interação entre diversas culturas, com linguagens e identidades próprias, compartilhando e respeitando diversas formas de ser e estar no mundo.
O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 ¿ REITORIA/IFRN) 	discente, docente e objeto de conhecimento.
	Na perspectiva tradicional a didática é considerada um corpo de ensinamentos sobre como ensinar. Hoje, na perspectiva da didática critica consideramos a didática como: 	A um complexo de fatores que envolve: aluno, professor, conhecimentos propostos à aprendizagem do aluno e o contexto em que se dá esse processo de ensino/aprendizagem.
	
De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica.  É pensando a prática concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática: fundamental
As cadeiras estão organizadas em roda. No mural todos os trabalhos são valorizados. O professor dialoga com os alunos para decidir os conteúdos desenvolvidos e não oferece prêmios aos melhores alunos cada final de bimestre. As regras são decididas coletivamente e os conhecimentos são significativos para os alunos. Nesse espaço educativo predomina a TENDÊNCIA: Libertadora   
O ensino, como fenômeno da realidade concreta, é um processo que se desenvolve dialeticamente. Para tanto, torna-se premente, na ação didática do professor: estabelecer a inter-relação entre informação acabada (a cultura elaborada) e a produção do conhecimento.
As tendências pedagógicas que enfatizam, respectivamente, as motivações dos alunos durante as aulas e o envolvimento da escola na busca de soluções para os problemas sociais da comunidade são respectivamente: humanista e libertadora.
Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de: Didática Fundamental.
De acordo com as tendências Pedagógicas marque V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) e depois marque a resposta correta.
( ) A pedagogia tradicional é centrada no professor, cuja função se define em aconselhar alunos, ensinar e corrigir a matéria, respeitando o pensamento crítico reflexivo dos alunos.
( ) Na pedagogia renovada, que se liga ao movimento da Escola Nova. Possui como princípio norteador a valorização do individuo como ser ativo e social. O centro da atividade escolar é o professor e os conteúdos disciplinares, e não o aluno, como ser ativo e curioso.
( ) O tecnicismo educacional, definiu uma prática altamente controlada pelo professor com atividades mecânicas. O que é valorizado nessa perspectiva não é o professor, mas a tecnologia, professor é um mero especialista na aplicação de manuais.
( ) Na pedagogia libertadora, as atividades pautam-se em discussões e temas sociais e políticos, organiza-se de forma de transformar a realidade política e social. 	F F V V
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Nesse sentido, responder sobre o conceito de educação não é tarefa fácil, pois: vai depender da concepção de sociedade, de mundo, de educação que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória acadêmica e profissional;
		
	Uma política ou projeto educacional que tem como objetivo modificar a forma como a sociedade está organizada, irá defender um modelo de ensino que: instigue o pensamento crítico dos alunos frente aos fatos
	
Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que o resultado seja enfatizado e o conteúdo sistematizado, visando posteriormente a aplicação, o exercício e a repetição. Trata-se: 	da Didática Magna de Comenius e da Pedagogia defendida por Hebart.
A partir da década de 60 a didática começa a tomar outros rumos; a Didática de caráter exclusivamente instrumental foi alterada para uma "Didática Fundamental", que assumisse a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e colocasse a articulação entre as dimensões técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática (CANDAU, 1991). Isso significa dizer que o professor que respalda a prática na perspectiva da didática fundamental está comprometido com: a transformação de realidades sociais
(Questão adaptada do TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Em relação aos pressupostos teóricos do ensino da didática, está INCORRETO afirmar que: 	Em relação à instrumentalização técnica, a didática deve ser tratada como um componente isolado.
A teoria sociológica de Pierre Bourdieu demonstra como as desigualdades educacionais
estão intrínsecas às desigualdades econômicas e sociais. O sociólogo francês problematiza que a escola enquanto instituição social foi destinada a atender as classes sociais dominantes. Por essa lógica Bourdieu compreendeu que o acesso à escola somente se efetiva por meio da apropriação do "capital cultural" ficando evidente que uma escola democrática, para todos, deve se levar em conta: a pluralidade cultural
(IFB - 1/2016 - DOCENTE - Q 09) Sobre a construção da identidade docente que respalda a prática em perspectivas progressistas, considere as assertivas abaixo.
I. É um processo concluído após a licenciatura, pois durante a formação inicial recebe-se conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social.
II. Para construí-la é preciso que desenvolva a capacidade de compreensão da própria prática e, a partir dela, construir e transformar seus saberes-fazeres docentes.
III. A profissão do professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade que a torna definitiva.
IV. O crescimento quantitativo dos sistemas de ensino não tem correspondido a um resultado formativo (qualitativo) adequado às exigências da população envolvida, nem às exigências das demandas sociais, demonstrando assim a necessidade de uma nova identidade profissional do professor.
V. Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão e da revisão constante dos significados sociais da profissão. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS. 	II, IV, V
Considerando o planejamento educacional como uma ferramenta estratégica para subsidiar a busca de alternativas para a solução dos problemas e conflitos vivenciados na intervenção do professor progressista, assinale a opção correta. Se o professor tem por objetivo contribuir para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos participantes, ele deve utilizar uma concepção educativa com foco na coletividade.
A didática na atualidade nos mostra a necessidade em se pensar sobre os novos desafios impostos pela sociedade contemporânea. Com relação a estes desafios que se apresentam no contexto escolar, qual das alternativas abaixo NÃO se enquadra como um desafios enfrentado nas escolas.
	Preocupação com a obrigatoriedade de fardamento escolar do aluno
A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 - REITORIA/IFRN) o que treinar, quando treinar, como treinar, para que treinar e quem treinar
Se "durante muito tempo a cultura escolar se configurou a partir da ênfase na questão da igualdade" (CANDAU, 2001, p. 15), o desafio da educação contemporânea se configura em: 	uma necessária "reinvenção da escola", que contemple satisfatoriamente a diversidade de sujeitos com características e anseios bastante diferenciados entre si.
Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota a prática da: Mediação de saberes
Nas sociedades contemporâneas, o ser humano, ao nascer, traz consigo o direito à educação escolar includente. Tal direito implica em: 	A inserção de todos, sem distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas ou outras, e requer sistemas educacionais planejados e organizados que deem conta da diversidade dos alunos e ofereçam respostas adequadas às suas características e necessidades.
São tendências da Pedagogia progressista:  Libertadora, Libertária, Crítico-social dos conteúdos.
eia e reflita sobre a seguinte frase: "No Brasil priorizamos o ensino à distância, especialmente a distância entre os ricos e os pobres". Numere as frases sobre as três dimensões presentes no processo de ensino-aprendizagem que se realizam na educação escolar, colocando 1 para humana, 2 para sócio política e 3 para técnica.
( ) se refere às questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem.
( ) diz respeito às relações interpessoais estabelecidas entre professor-aluno, aluno-aluno, professor- direção, aluno- direção como aspecto que estabelece ou limita um clima afetivo, o processo que favorece de ensino-aprendizagem.
( ) define-se objetivos, seleciona-se conteúdos, técnicas e recursos pedagógicos, estabelece-se processos de avaliação como fim último de concretizar o processo de aprendizagem e a formação do aluno. 	2-1-3
O procedimento de ensino pode ser entendido como será a execução da aula e uma boa aula é quando se torna significativa e não mecanizando, cabendo ao professor fazer avanços e recuos. Nessa perspectiva, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e depois marque a alternativa correta.
( ) O professor pode encerrar sua aula com um jogo (coletivo), mas continuar a temática de estudos em dias posteriores;
( ) Um seminário pode ser exemplo do próprio procedimento metodológico da aula;
( ) Empenho e interesse dos alunos não fazem a diferença em relação ao alcance dos objetivos educacionais;
( ) Um bom exemplo de aula pode ser: o professor realiza sua aula com base em repetições e ao final faz uma roda de conversa com os alunos sobre o que eles entenderam;
( ) Uma aula na qual o professor utiliza o procedimento de aula expositiva dialogada pode ser entendida como uma aula na linha crítica em que o objeto de estudos é problematizado. 	V V F F V
As tendências pedagógicas que enfatizam, respectivamente, as motivações dos alunos durante as aulas e o envolvimento da escola na busca de soluções para os problemas sociais da comunidade são respectivamente: humanista e libertadora.
A educação envolve processos transmissão, reelaboração e produção de saberes, valores, modos de sentir, agir e pensar. São processos complexos e, portanto, a educação guarda múltiplas dimensões: pessoal, sociocultural, político-econômica, filosófica. Correlacione os enunciados abaixo à dimensão correspondente:
 I. a concepções de mundo e de homem
II. às dinâmicas de grupos e culturas
III. aos processos individuais de aprendizagem
IV. a determinantes e estruturas de produção e poder
(  ) dimensão pessoal
(  ) dimensão sociocultural
(  ) dimensão político-econômica
(  ) dimensão filosófica Assinale a sequência que corresponde a correlação correta: 	III - II - IV – I
Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois: a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em função das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos.
A Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais. A prática educativa deverá considerar o conhecimento acumulado pela sociedade, bem como os saberes dos educandos, visando o processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana. Nesse sentido podemos afirmar que: o processo educativa é um fenômeno social necessário à existência de todas as sociedades.
Quando temos a capacidade de
mobilizar diversos recursos cognitivos, afetivos, além de visão crítica de mundo e autonomia para enfrentar um tipo de situação estamos demonstrando: 	nossas competências
Busca encontrar um método para que os docentes ensinem menos e os discentes aprendam mais; que nas escolas, haja menos conversa, menos enfado e trabalhos inúteis, mais tempo livre, mais alegria e mais proveito; na república cristã, haja menos trevas, menos confusão, menos dissídios e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranquilidade (COMENIUS, 1997, p.13). Comenius fere-se a: Didática
Leia e reflita sobre as frases abaixo acerca da didática crítica do século XXI , colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O processo de ensino compromete-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens; bem como com a formação de valores, a criticidade e a emancipação social
( ) Professor tem a função de mediador da preparação dos alunos para o pensar.
( ) Analisa os problemas e contradições sociais e contextualiza o processo formativo. 	V-V-V
(Questão adaptada do TJPE, 2009). Fundamentado na perspectiva progressista da educação, em relação às orientações didáticas, levar-se-ão em consideração todos os aspectos abaixo, EXCETO: 	Homogeneidade da Turma.
A educação ilustrada na imagem correspondente ao ano de 1969, corresponde a: 	Educação rígida, onde o professor é o "senhor da razão" e que recebe o acompanhamento dos pais
A Didática é um dos ramos de estudo da Pedagogia. A Didática "é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais" (LIBÂNEO, 1994). Se a Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais, a prática educativa deverá considerar: conhecimento acumulado pela sociedade, como processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana.
Esse tipo de escola tem como objetivo preparar o aluno intelectualmente, transmitindo a ele conteúdos e desejando o seu domínio. As avaliações, de modo geral, adotam o modelo formal das provas, testes e questões conteúdisticas. Essa descição se refere à: escola tradicional.
	A questão da qualidade de ensino nas escolas está ligada à competência dos profissionais que nelas atuam e a resistência à ideologia que atravessa o sistema educacional. Dessa forma, é correto afirmar que é necessário ao professor em sua prática pedagógica cotidiana: 	favorecer o desenvolvimento de uma escola democrática que tenha a ver com as experiências, vivências e conhecimentos dos alunos;
	
O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como: Mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.
BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRIA DA DIDÁTICA
Em relações a ideias pedagógicas defendidas por John Dewey, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa corresponde à sequência correta.
I. Defendeu a educação pela ação.
II. Acreditava que os melhores métodos são aqueles que permitem a participação efetiva dos alunos 
no processo de ensino-aprendizagem.
III. Propôs uma educação de uso prático e contextualizada, na qual o homem é um mero espectador.
IV. Formulou um método único de ensino, com base nos parâmetros das leis psicológicas do conhecimento.
V. O conceito central de seus pressupostos é a experiência, a qual, para ele, é o que impulsiona e dirige o conhecimento. 	I - II - V.
Deriva de duas palavras gregas: paidós (criança) e apogé (condução). Na cultura ocidental, a Pedagogia é vista como correlata a educação. Contudo, entendemos que a prática educativa é um fenômeno humano, portanto, histórico-social. A prática educativa possibilitou o desenvolvimento de um saber sistematizado, a qual denominamos de Pedagogia. Na atualidade, podemos dizer que o professor exercita a práxis. Dessa forma, podemos compreender que a finalidade desta área de conhecimento está voltada para: Reflexão e investigação.
Alguns pontos são assinalados por Libâneo (1994, p. 39) em relação ao trabalho docente em um contexto de desigualdade social. Analise as afirmações que se seguem, e, em seguida, assinale a alternativa que indique as afirmações correta.
I. O trabalho pedagógico na escola requer a sua adequação às condições sociais de origem, às características individuais e socioculturais e ao nível de rendimento escolar dos alunos.
II. A democratização do ensino supõe o princípio da igualdade, mas, junto com seu complemento indispensável, o princípio da diversidade. 
III. Para que a igualdade seja real e não apenas formal, o ensino básico deve atender à diversificação da clientela, tanto social quanto individual.
IV.  Para que a igualdade seja real a escola deve interagir continuamente com as condições de vida da população para adaptar-se às suas estratégias de sobrevivência, visando a impedir a exclusão e o fracasso escolar. I, II, III, IV.
Em relação às colocações de Castro (1991) acerca da trajetória da Didática, analise e faça a correlação coerente entre as colunas.  Em seguida marque a única opção que apresenta os resultados na ordem correta. 
1. COMÊNIO
2. ROUSSEAU
3. HERBART
4. PESTALOZZI
5. DEWEY
( ) Autor do Manual Didática Magna.
( ) Suas ideias inspiraram os teóricos da escola nova.
( ) Defende a ideia da "Educação pela Instrução" - relevância do aspecto metodológico: método único de ensino.
( ) Segundo ele a educação é um processo natural, os verdadeiros professores são a natureza, a experiência e o sentimento. Para esse pensador, a criança nasce boa, a sociedade que a corrompe. Autor de O Emílio. 
( ) Segundo ele a educação escolar deveria ser desenvolvida a partir do método intuitivo, assim, poderia conduzir os alunos a desenvolver "o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade de linguagem, através da qual se expressa em palavras o resultado das observações".1, 5, 3, 2, 4
Foi no século XVII que a Didática emergiu formalmente como uma área de conhecimento que visa à investigação da ligação entre ensino e aprendizagem tendo Comenius como principal fomentador. Assinale a alternativa que represente as características de ensino adotadas por Comenius, lembrando que, na atualidade, à luz das pedagogias progressistas, ele é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional: Ensino simultâneo a todos e de caráter transmissor com um método único.
Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I - Independentemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica
II - Apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos de ensino.
III - As diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática: 	III está correta.
	A história da didática está ligada ao aparecimento do ensino; o termo didática surge quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens e a escola se torna uma instituição, inaugurando-se o caráter transmissor e sistematizado de ensino. Nesse contexto, a Didática Magna teve como representante: João Amós Comênio
Ao longo do seu processo histórico, a Didática teve grandes nomes, cada qual com ideias e propostas ino¬vadoras para a sua época. Assim, podemos elucidar alguns com seus feitos, Marque a ÚNICA OPÇÃO QUE NÃO É CORRETA: COMENIUS: representante do modelo tradicional, tem como princípio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas de reflexão e crítica sobre a realidade social.
	
O autor da didática Magna é: 	Comenius
Leia as afirmativas: I - A prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades. II - A prática educativa e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por
fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. III - A organização da sociedade, a existência de classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens/mulheres. Por isso o vínculo entre sociedade e educação. IV - A prática educativa e a organização da sociedade são antagônicas, pois uma não interfere na outra. Dessa forma, a Didática deve evitar a aproximação entre as duas. V - A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor-aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados que se constituem na dinâmica das relações entre classes, etnias, grupos religiosos, homens e mulheres, jovens e adultos. Conforme os estudos sobre Didática e seus fundamentos, assinale a alternativa correta. 	São verdadeiras as afirmativas I, III e V.
"O verbo ensinar é transitivo e admite tanto complemento direto, respondendo à pergunta: 'ensino o quê?', quanto indireto, indicando 'a quem' ensino. Ora, essa função de ensinar algo a alguém vai encontrar seu território preferencial na escola. Nesta, assume seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 16). Logo, o que contribui para a eficiência do ensino é: A constituição de um corpo de conhecimentos sobre o ensino, denominado Didática.
"É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas" (LIBÂNEO). Assim, a ação do professor deverá contribuir para: 	A formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade.
Somente a partir da década de 60 é que a crítica aos modelos vigentes irá descentrar a organização do currículo em torno dos conteúdos acadêmicos e focalizar as experiências, a cultura, os saberes e diferentes competências dos agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que na atualidade, é preciso enfatizar: o processo formativo
João Amós Comênio (1592-1670) é considerado o primeiro educador a formular a ideia de que os conhecimentos deveriam ser difundidos a todos, sem distinção de classes, e a criar princípios e regras para o ensino, permitindo que, a a partir de então, possamos falar na existência da Didática como uma ciência. Qual o nome do livro que o consagra como Pai da Didática? 	A Didática Magna
Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a I busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna. II busca pela democratização do saber, considerando a exceção dos que não tinham aptidão e inclinação para os estudos segundo a sua natureza humana. III defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele. IV construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas. 	I, III e IV.
¿Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.¿ O trecho refere-se a: 	Didática Magna de Comenius.
A partir dos anos de 1990, os debates acerca da docência voltam-se para as questões sobre o processo em que o futuro docente deverá contribuir para a formação crítica e emancipada das novas gerações, sem perder de vista também a formação para o trabalho. Isso significa: ter consciência e práticas nas diversas instâncias em que a cidadania se materializa democrática, social, solidária, igualitária, intercultural e ambiental;
Embora a emergência da escola tenha sido acompanhada da profissionalização do magistério, essa é ainda uma problemática no campo educacional. Não obstante esforços, há ainda um grande número de professores leigos no Brasil. Chamamos de professor leigo: pessoas despreparadas, que trabalham empiricamente
Com base nos saberes, fazeres e atitudes do professor, analise as alternativas abaixo e marque a opções correta: A avaliação do tipo somativa é aquela na qual o professor enfatiza a quantificação, o produto final em detrimento do processo de aprendizagem.
Qual das alternativas abaixo apresenta características da abordagem escola nova: O principal personagem é o aluno, o ensino é voltado à pesquisas, projetos, experiências, o professor como auxiliador, tem como lema "aprender a aprender", trabalho em grupo, aluno ativo.
"Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de composição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar". Cipriano Carlos Luckesi. Filosofia da Educação. São Paulo. Cotez. 1998. Sobre a Tendência Pedagógica Tradicional, marque a alternativa INCORRETA, ou seja, a que NÃO caracteriza a educação tradicional. Contextualiza o ensino, visando um aprendizado de dentro para forma e significativo.
É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)". Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características: 	Liberal Tradicional
	
	Existem três tendências pedagógicas que estão alinhadas com a lógica do mercado e do capital. Quais são elas? Tradicional, Escola Nova e Tecnicismo.
Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para: a visão crítica de mundo
Dentre os principais idealizadores da pedagogia da escola nova pode-se destacar: Piaget, Dewey e Anísio Teixeira
A escola fundamentada na tendência pedagógica da Escola Nova tem como função: Valorizar o processo de aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos.
	Marque ( V ) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. A didática de Comênio se assentava no seguinte princípio:
A - ( ) Comênio é considerado um dos representantes da pedagogia tradicional, pois, pensava num modelo de ensino de ensinar tudo a todos, recebeu críticas por educadores contemporâneos de que a  forma de pensar de Comenius é generalizada ao se trabalhar o conhecimento,
sem levar em conta o contexto e realidade do educando;
B - ( ) A finalidade da educação de Comenius é vista, hoje, como uma pedagogia que valoriza sobretudo a pluralidade cultural, cabendo ao professor que segue seus preceitos ser um mediador, indagador, reflexivo e transformador de sua própria prática;
C - ( ) Por ser um representate da Pedagogia libertadora, trata-se do professsor que segue sua linha de pensamento exigir que o aluno se condicione a apresentar determinada resposta e que tenha sido previamente estabelecida pelo professor;
D - ( ) Comenius, hoje, é criticado por educadores contemporâneos por seu método do ensinar tudo a todos ser reflexivo e questionador; Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. 	V F F F
	
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.(ENADE 2011) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois: propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
Na trajetória do surgimento da Didática e possível perceber que sua temática central estar em torno de estudos e análises para nortear e/ou instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem em que estão envolvidos alunos e professores. Sobre uma concepção atualizada da didática e correto dizer que:
I - Ensinar e aprender são processos que caminham juntos, tendo como princípio básico dinâmicas de ações pedagógicas que coloquem os alunos em uma pro- atividade de não de passividade;
II - O processo de aprender torna-se secundário na interligação com o ensinar, visto que o segundo só pode ser feito na escola;
III - A Didática é reconhecida como um campo de estudo que se dedica a compreender as práticas pedagógicas, bem como buscar alternativas e caminhos para que a aprendizagem se realize de forma ativa e significativa.
Marque a alternativa correta: 	Somente a I e III estão corretas
De acordo com a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, o professor deve selecionar os conteúdos de ensino, considerando o seguinte critério: Assegurar a representatividade dos conhecimentos sistematizados como condição para a efetiva participação dos alunos na vida social.
Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I - independemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica.
II - apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos do ensino.
III - as diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática: Está correto apenas o item III
CORRENTES PEDAGÓGICAS LIBERAIS
Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (1994, 2002), revelam as relações existentes entre a história da Didática e as tendências pedagógicas. Segundo o autor, essas tendências podem ser classificadas em duas correntes, a saber: liberais e progressistas. Marque a resposta que está de acordo com a proposta do aprender fazendo? 	Liberal renovada
É conhecida uma concepção de educação escolar onde a escola é entendida como local, por excelência, onde ocorre educação e os pressupostos de aprendizagem colocam o aluno numa posição passiva, num processo receptivo e mecânico. Ao professor é conferido o papel de detentor de um saber a ser transmitido aos alunos. Segundo Libâneo (1984), "Os conteúdos são separados da experiência do aluno e das realidades sociais (...)". Assinale, das alternativas abaixo, aquela que indica a tendência marcada por essas características: Liberal Tradicional: 	Liberal Tradicional
Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para: a visão crítica de mundo
De acordo com Libâneo (1994, 2002), há relações entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Em sua Obra intitulada ¿Democratização da Escola Pública¿, o autor as classificam em duas correntes: a liberal e a progressista. As que compõem o primeiro grupo tem como característica comum: a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais. Isso significa que se parte do pressuposto de que o indivíduo deve se adaptar aos valores e normas vigentes.
A perspectiva tradicional da didática não a considera: Um processo contextualizado que leva em consideração o aluno concreto e histórico;
	O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem. É responsável por incentivar, organizar e coordenar situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos. Estas características referem-se a pedagogia: Renovada ou escola nova
	
A escola fundamentada na tendência pedagógica da Escola Nova tem como função: Valorizar o processo de aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos.
O professor que não considera em sala de aula, os saberes historicamente acumulados pelos alunos, suas realidades, se pauta, predominantemente, em uma concepção de ensino _______________Tradicional
A metodologia utilizada pelo professor é a exposição oral dos conteúdos, cumprindo passos predeterminados e fixados para todos e qualquer contexto escolar. Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. Estas características referem-se a pedagogia: Tradicional
Sobre a Pedagogia Renovadora é correto dizermos que: É uma concepção ligadas ao movimento da Escola Ativa ou Escola Nova, apresentando como princípio norteador a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social
O professor deve planejar variadas situações de ensino e aprendizagem, como, por exemplo, propor problemas sem ensinar soluções, promovendo situações de equilíbrio e desequilíbrio , pois o objetivo é que os alunos aprendam, que verifiquem a veracidade das informações trabalhadas no plano concreto o que se estuda no plano abstrato. Logo, o aluno é sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem. Tal tendência pedagógica na educação escolar, enfatiza uma atitude caracterizada como: Renovadora .
É concebida como um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o "como fazer" pedagógico, conhecimentos estes apresentados de forma universal e, conseqüentemente, desvinculados dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos, assim como do contexto sociocultural concreto em que foram gerados. Este conceito refere-se a: 	Didática Instrumental
Marque a alternativa correta: Na Pedagogia Escolanovista: O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem, e o aluno é considerado o centro da aprendizagem. 	O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem, e o aluno é considerado o centro da aprendizagem.
Duas professoras da rede municipal conversavam na entrada da escola sobre o eclipse do Sol que deveria ocorrer naquele mesmo dia durante o horário das aulas. Célia, fascinada com o fenômeno, havia planejado observá-lo junto a seus alunos no pátio da escola. Para isto preparara com eles placas de vidro escurecidas pela fumaça de uma vela, a fim de evitar os prejuízos que a observação a olho nu poderia causar. Esperava depois discutir com os alunos o acontecido e, a partir de suas dúvidas, com eles realizar maquetes figurando a posição do Sol, da Terra e da Lua naquele momento. Marta discordava do entusiasmo da amiga. Disse preferir seguir a seqüência do programa de Estudos Sociais. Estava atrasada com a matéria e iria explicar alguns aspectos sobre os planetas. Ainda
não era o momento de conteúdos mais complexos. Depois, apenas com o auxílio do livro didático, daria uma aula sobre o eclipse, como fazia todos os anos. Este relato revela duas formas distintas de encarar a prática docente, duas maneiras de selecionar os conteúdos, a adoção de métodos de ensino diferentes que expressam duas importantes tendências do pensamento pedagógico. Qual é, dentre os pares abaixo, aquele que retrata as tendências implícitas na prática de Célia e Marta, respectivamente? Pedagogia Nova/Pedagogia Tradicional.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a seguinte frase: Numa abordagem didática ________________, a relação professor-aluno é vertical, pois o professor, por desempenhar o papel central na sala de aula, não deixa que o aluno se manifeste, ou seja, não permite que ele tenha vez e voz. 	tradicional
Com relação ao papel do aluno, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta com relação as tendências pedagógicas:
I - O aluno é considerado como um ser humano que chega à escola sem nenhum conhecimento, um ser passivo, que recebe as informações previamente selecionadas e decididas pelo professor.
II - O aluno é considerado o centro da aprendizagem, um sujeito ativo e investigador, capaz de buscar, por si próprio, conhecimentos e experiências, partindo de suas necessidades e de seus próprios interesses.
III - O aluno é um ser estimulado a executar tarefas previamente planejadas, devendo simplesmente dar conta de objetivos específicos e comportamentais, sendo recompensado de imediato quando apresenta um ato, uma ação determinada como adequada. O seu comportamento é controlado pelo meio e o tempo de resposta do aluno deve ser otimizado, visando produtividade, eficiência e eficácia. 	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tecnicista
"Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de composição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar". Cipriano Carlos Luckesi. Filosofia da Educação. São Paulo. Cotez. 1998. Sobre a Tendência Pedagógica Tradicional, marque a alternativa INCORRETA, ou seja, a que NÃO caracteriza a educação tradicional. Contextualiza o ensino, visando um aprendizado de dentro para forma e significativo.
O ensino tradicional traz elementos bem característicos. Dentre as opções abaixo, todas fazem parte da abordagem, EXCETO: Foca na qualidade e não na quantidade de conteúdos
"Pensar em Didática é pensar em trabalho de professor na sala de aula; é verificar como o professor vive seu cotidiano, as práticas individuais, a maneira de se relacionar consigo mesmo, com os alunos, com o conhecimento, com os colegas, com a organização escolar e com a sociedade. Em suma, é um processo de autoconhecimento e de conhecimento do mundo." (LIMA, 2002, p. 44). Trta-se do professor pensar no que faz porque faz, no sentido de sua prática e do aprendizado. De acordo com essa perspectiva, podemos afirmar que: 	a Didática fornece ao professor princípios teórico-metodológicos para uma prática pedagógica reflexiva e crítica acerca dos fenômenos educativos; o exercício da práxis.
O tecnicismo se desenvolveu no Brasil à sombra do progressivismo. Esta orientação pedagógica acabou sendo imposta às escolas pelos organismos oficiais, por ser compatível com a lógica econômica, política e ideológica do Regime Militar, então vigente, atingindo seu auge na década de 70. Marque a resposta que apresente todas as palavras-chave que caracterizam esta modalidade educacional. Estímulo-resposta - módulo - comportamental
A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Nesse sentido, o currículo aponta aspectos como: a supervalorização do teórico sobre o prático; o predomínio dos conceitos sobre as experiências; a redução do que é científico aos seus formatos mais formais; a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, significa que o professor: Transmite o conhecimento como verdade absoluta
Na atualidade, o professor deve possuir, ao menos, três competências para que os alunos aprendam.
1) Saber sobre a área que leciona. Isso não quer dizer que o professor deve saber tudo. Professor não é Google. Mas, que deve ser um estudioso em sua área, ser professor pesquisador que é aquele que transforma e se emancipa socialmente; exerce a praxis. 
2) Saber sobre os conteúdos da psicologia que contribuem para entender como funciona a mente dos alunos, como aprendem, partindo de referenciais teóricos, mas, (re) elaborando-os do lugar que ocupa na sociedade, contextualizando o processo de aprendizagem.
3) Saber sobre os conteúdos da didática (relacionamento professor/aluno, métodos de ensino, tendências pedagógicas, planejamento, currículo, entre outros), refletindo sobre os mesmos, buscando respostas permanentemente para sua prática, com autonomia.
Nessa perspectiva, é importante que os professores contribuam para que os alunos saibam: Pensar.
Quando reproduzimos o planejamento elaborado por outras pessoas, estamos respaldando a prática em qual modelo de ensino? Tradicional
A Pedagogia Tradicional surge no momento de consolidação do capitalismo, tendo como objetivo transmitir o conhecimento como verdade absoluta, cabendo ao aluno a memorização. O professor é tido como uma figura de autoridade, centro dos processos pedagógicos. A disciplina é utilizada como mecanismo de controle e garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno. Diante do exposto, podemos dizer que o paradigma tradicional de ensino se refere: ao modelo conservador de ensino em que a cultura é passada de geração para geração
A metodologia é desenvolvida com ênfase ao uso de estratégias de ensino que assegurem a transmissão e recepção de informações. São utilizados procedimentos e técnicas específicas para garantir o controle do ambiente da aprendizagem. Utiliza, ainda, material didático ligado à tecnologia (slides, vídeos, computadores). Estamos falando da pedagogia	Tecnicista
	Leia as afirmativas abaixo sobre os tempos históricos da Didática no Brasil, numerando-as. em seguida, assinale a alternativa CORRETA. (1) Até 1930 (2)Em 1932 (3) A partir de 1970
( ) Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova -o manifesto foi escrito durante o governo de Getúlio Vargas. Consolidava a visão de um segmento da elite intelectual da época, vislumbarando a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira, do ponto de vista da educação. O documento tornou-se um marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
( ) Conservadorismo, foco no professor e na aula; exigência da aprendizagem apenas para o aluno; conteúdos tradicionais; memorização, aplicação de provas para atribuição de notas.
( ) Educação técnica - garantia da eficiência da aprendizagem; a elaboração de planos de ensino e seleção de conteúdos; 2-1-3
Quando reproduzimos o planejamento elaborado por outras pessoas, estamos respaldando a prática em qual modelo de ensino? 	Tradicional
Com base nos saberes, fazeres e atitudes do professor, analise as alternativas abaixo e marque a opções correta: A avaliação do tipo somativa é aquela na qual o professor enfatiza a quantificação, o produto final em detrimento do processo de aprendizagem.
Qual das alternativas abaixo apresenta características da abordagem escola nova: O principal personagem
é o aluno, o ensino é voltado à pesquisas, projetos, experiências, o professor como auxiliador, tem como lema "aprender a aprender", trabalho em grupo, aluno ativo.
Dentre os principais idealizadores da pedagogia da escola nova pode-se destacar: 	Piaget, Dewey e Anísio Teixeira
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL aula 5
		Os planejamentos na esfera educacional são indispensáveis. Com base na perspectiva crítica da educação, identifique as afirmativas mais adequadas para plano de curso e marque a alternativa CORRETA:
I)O plano de curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos a ser alcançado por uma turma em um determinado tempo;
II)O plano de curso não dá a oportunidade ao professor de adequar o programa à realidade da sua classe;
III)O plano de aula está intimamente ligado ao plano de curso;
IV)Para elaborar o plano de curso não é necessário conhecer o nível e características dos alunos; 
V) O plano de aula está atrelado ao plano de curso e, portanto, deve ser seguido independente da participação dos alunos no processo de aprendizagem; 	As afirmativas I e III estão corretas
	
Compreendendo a ação didática como algo que deve ser organizado antecipadamente, como denominamos o plano no qual o professor especifica seus procedimentos pedagógicos diários? 	Plano de Aula
Os momentos de elaboração do Projeto Pedagógico direcionam-se para a construção da identidade da escola e para a busca de uma ação organizada e transformadora. A responsabilidade pela elaboração do Projeto Pedagógico é: do Estabelecimento de Ensino e comunidade escolar
As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética. Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
 I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação.
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças.
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem.
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos.
Dentre as afirmativas, estão corretas: III e IV.
(ENADE-2005) Na ONG em que Francisco atua, quando há recebimento de verbas ou quando se pretende avaliar um programa educacional, realiza-se uma assembleia para que todos os profissionais participem das tomadas de decisão. Busca-se, por conseguinte, uma gestão participativa, que se caracteriza como um modelo em que: a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.
Um projeto pedagógico ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos a partir da mediação e administração dos mesmos, ou seja, através do enfrentamento e não da negação dos mesmos.  Assim, é correto afirmar que o projeto pedagógico:
I- é processo de construção e é um documento que orienta a ação educativa da escola, esclarecendo o porquê e o para quê da ação da escola
II- deve resultar da reflexão, do diálogo, dos elementos que fazem parte da escola, ou seja, dos seus atores sociais.
III- dá singularidade à escola, torna-a diferente das demais como organização educativa com características próprias.
IV- reduz a autonomia escolar se constituindo num mecanismo de regulação dos diversos setores da escola, porque unifica os critérios de atuação.
V- estabelece as linhas orientadoras do tipo de educação que a escola quer proporcionar, definindo os compromissos que a escola assume na formação do aluno. Estão corretas apenas as afirmativas: 	I, II, III e V
Baseando-se nos estudos realizados, é possível Compreender  o Planejamento Didático como momentos em que o professor avalia sua prática, as limitações e possibilidades dos alunos, visando contribuir para a construção do conhecimento em parceria. Segundo essa linha de pensamento pedagógico, quais os itens abaixo estão de acordo: 
I - Trata-se de um processo de aprendizagem em que o aluno é incluído e não excluído.
II - Não há necessidade de definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem dos seus alunos porque eles que terão liberdade total para escolher trabalhar assuntos apenas do seu dia a dia. 
III - Um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente humana, de interiorização de conceitos pelos alunos. As afirmativas I e III são verdadeiras.
Para Gandin (1995), educador progressista, o Planejamento Educacional envolve a definição de um marco referencial, o diagnóstico da realidade e os planos de ação específicos. Sobre a construção do marco referencial podemos afirmar que: são os fundamentos teóricos que respaldarão as ações pedagógicas
Como elemento de comunicação entre alunos e professores, o plano de ensino deve seguir algumas recomendações que contribuirão para a busca de sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Podemos apontar: I - ser flexível as situações vivenciadas. II - ser objeto de negociação do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo, estimulando a autonomia, a capacidade de organização e o comprometimento de todos. III- reduzir a ação docente ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico. IV - ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas. V - reconhecer as ações escolares independentes da prática social. Estão corretas: Somente as afirmativas I, II e IV.
Menegolla e Sant'anna (1997, p.19) assinalam que "o ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade". Ainda que iniciemos nossas aulas com uma proposta educativa, consistente, organizada, estudada, séria, fundamentada, articulada ao projeto pedagógico da escola, há que se considerar que é através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer com mais precisão o que deve ser focalizado. Sendo assim, o ato de planejar: se faz e refaz ao caminhar
Compreender a educação escolar como um processo de (re) construção social e formação do ser humano tem por função transformar realidades. Nesse sentido, apresenta-se o planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo porque ele consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple as necessidades: da comunidade escolar
O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto de ensino-aprendizagem e com o projeto político-pedagógico da escola. Nesta perspectiva de planejamento educacional, o plano de aula se caracteriza por um documento formal em que contem dados objetivos, uma espécie de "roteiro", um referencial para o professor. São elementos constitutivos do plano de aula:
		objetivos (para quê), conteúdos (o quê), metodologia (como) e avaliação
Uma outra forma de compreender esses jovens que chegam à escola é apreendê-los como sujeitos socioculturais. Essa perspectiva implica em superar a visão homogeneizante e estereotipada da noção de aluno, dando-lhe outro significado. Trata-se de compreendê-lo na sua diferença, enquanto indivíduo que possuem uma historicidade, com visões de mundo, escalas de valores, sentimentos, emoções, desejos, projetos, com lógicas de comportamentos e hábitos que lhe são próprios (DAYRELL, 1996, p. 140). Nesse sentido, podemos dizer que essa escola considera que os conflitos são: MARQUE A INCORRETA: 	negados
Fazer planejamento tomando como
referência a pedagogia progressista, crítica da educação significa compreendê-lo como: instrumento a serviço do professor
A Educação Física ocupava os primeiros tempos de aula. Naquele dia, quando a professor entrou em na quadra, o debate entre os alunos continuou intenso. Dois grupos de alunos, partidários de candidatos diferentes, discutiam sobre a eleição que se aproximava. Os alunos se dirigiram ao professor e solicitaram ajuda para esclarecê-los. O professor pediu silêncio. Era a hora de começar a aula de Voleibol. Era preciso correr com o programa e cumprir o plano de aula. Este relato exemplifica uma situação na qual identificamos a AUSÊNCIA de uma importante característica do planejamento de ensino: da flexibilidade.
Planejar respaldado na perspectiva crítica da educação, envolve: MARQUE A INCORRETA: 	reproduzir modelos teóricos alheios
"[...]a Didática não é, social e politicamente, neutra. Não o é quando ensina ou não determinados conteúdos, e não o é quando incentiva, ou se recusa a incentivar, o processo de construção do conhecimento (e das aptidões intelectuais) das crianças, adolescentes e adultos, tornando-os capaz de pensar, julgar e atuar socialmente" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 25). O ensino tem um duplo compromisso: com o desenvolvimento e com o conhecimento. Dessa forma: Os processos de ensino definem qual o cidadão que se quer formar e para que tipo de sociedade.
Se o objetivo do projeto político pedagógico é contribuir para a formação emancipada das novas gerações, representando os alunos no universo escolar, significa que a escola deve: articular o currículo disciplinar ao currículo real
O termo avaliar tem sido constantemente associado a expressões como fazer prova, fazer exames, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Essa lógica educativa está fundamentada na pedagogia: da certificação
O ato de planejar não pode priorizar o lado técnico em detrimento do lado político-social ou vice-versa, ambos são importantes. Por este motivo, devem ser muito bem pensados ao serem formulados visando: a transformação social
"É pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se atingir e como avaliar o que se pretende atingir". Estamos falando do ato de: Planejar
O planejamento do processo educativo, segundo a análise de Menengola e Sant¿Anna (2002), se volta para a participação; em outras palavras, planejamento participativo como ferramenta indispensável na operacionalização desse processo consagra a necessidade de um projeto político pedagógico que contemple a diversidade de vozes. Nesse sentido, se tornam fundamentais alguns propósitos, EXCETO: Interesses individuais focados no mercado de trabalho e na seleção dos mais aptos.
( SESI, 2013, com adaptações) Quanto ao Planejamento, julgue os itens que se seguem.
I- O Plano da escola é um plano pedagógico e administrativo da unidade escolar.
II- O Plano de Ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para uso do semestre ou de um ano, podendo ser flexível.
III- Unidades didáticas são o conjunto de temas inter-relacionados que compõem o Plano de Ensino.
IV- O Plano de Aula é um detalhamento do Plano de Ensino. Está(ão) correta(as): I, II, III e IV.
Assinale a opção INCORRETA: Quando nos referimos ao planejamento educacional, este não pode estar limitado a um sistema de restritas visões, sem que suas necessidades básicas sejam satisfeitas. Partindo desse princípio, é preciso planejar uma educação que: limite-se, conscientize de não comprometer o homem, diante de seu mundo real e imaginário.
O projeto político-pedagógico deve ir além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não deve ser algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele deve ser construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Nesse sentido, podemos dizer que elaborar um projeto político pedagógico que ultrapasse a formalidade, envolve: MARQUE A INCORRETA Negação das contradições sociais
Planejamento, fundamentado na perspectiva progressista da educação, envolve: indissociabilidade teoria e prática.
"A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da realidade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia-a-dia docente, como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições" (p.64). VEIGA, Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática. 27 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
A partir do exposto no fragmento acima, numa perspectiva crítica de educação, julgue os itens que seguem sobre o planejamento do processo de ensino/aprendizagem:
I. O professor deve conceber o planejamento como uma ação pedagógica que esteja comprometida com a totalidade do processo educativo.
II. O planejamento deve ser organizado por etapas totalmente desvinculadas umas das outras, já que são distintas e compartimentadas.
III. É imprescindível que o planejamento esteja direcionado pelos objetivos de ensino, que deverão estar voltados, sobretudo, para a reelaboração e a produção do conhecimento.
IV. A ação de planejar deve ser participativa, o que implica o envolvimento de pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam, coletivamente, as atividades propostas. Está CORRETO o que se afirmar nos itens: I, III e IV, apenas.
Ao construirmos nossos planos de ensino, planejamos o que temos a intenção de fazer, de realizar. "Lançamos-nos para diante, com base no que temos, buscando o possível" (VEIGA, 2002, p.12). Nesta linha de pensamento, o planejamento busca um rumo, uma direção, é uma ação intencional com sentido explícito, com compromisso, porém, deve ser definido e (re) definido coletivamente. Deve estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político e de acordo com o interesse da população majoritária, ou seja, de acordo com o interesse de todos os membros da comunidade escolar. Isso significa dizer que os profissionais da educação devem: MARQUE A INCORRETA: trabalhar conteúdos estabelecidos previamente no currículo obrigatório
	
	O Plano de Ensino e o Plano de Aula devem apresentar como um de seus principais tópicos o "desenvolvimento metodológico". Marque a afirmativa que define esse termo:
São ações, processos, ou comportamentos planejados pelo professor para levar o aluno a alcançar o conhecimento. São os procedimentos ou estratégias utilizadas para se chegar aos objetivos.
(SESI-SP, 2004). No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma boa aula é preciso: considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem
O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto de ensino-aprendizagem e com o projeto político-pedagógico da escola. Nesta perspectiva pedagógica progressista e crítica de planejamento educacional, considera-se fundamental: MARQUE A INCORRETA: o preencher formulários para cumprir formalidades.
O plano de aula é a organização diária sequencial e reflexiva de tudo o que será desenvolvido pelo professor. Considere o que é verdadeiro nas afirmativas abaixo; Elaborar o plano de aula deve ir além do preenchimento de formulários para cumprir burocracia.
Na organização do planejamento de ensino, também usamos um item para identificar a bibliografia, nesse especial podemos afirmar: A bibliografia deve ser sempre atualizada e selecionada de acordo com os interesses e nível de desenvolvimento dos alunos.
	
 Haydt (2006) afirma que o plano de aula é um instrumento referencial,
um roteiro, cabendo ao professor enriquecê-lo com suas habilidades e criatividade. Desta forma então podemos afirmar que o planejamento didático tem a função de: A.( ) Organizar os conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo. B.( ) Organizar os conteúdos para garantir que toda ementa seja cumprida. C.( ) Contribuir para que a turma fique tranquila e tenha tarefas durante a aula. D.( ) Impedir que haja reclamações após as avaliações. E.( ) Adequar os conteúdos aos trabalhos didáticos, aos recursos disponíveis e as situações reais. E.(X ) Adequar os conteúdos aos trabalhos didáticos, aos recursos disponíveis e as situações reais.
Leia a seguinte situação hipotética: A diretora de uma escola contratou dois especialistas externos para elaborarem, sozinhos, o projeto pedagógico da escola. A escolha desses profissionais foi justificada, segundo ela, pelo conhecimento teórico que possuem, o que traria uma consistente fundamentação ao projeto, como também garantiria sua formatação adequada. Segundo Veiga (1995), no texto "Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva", a autora apresenta uma discussão sobre a construção do projeto político pedagógico. No que se refere a essa discussão, analise as afirmativas a seguir.
I- A diretora encaminhou o procedimento de forma contrária ao recomendado, pois o projeto político pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
II- A principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela relativa autonomia da escola. Isto significa resgatar a escola como lugar público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Dessa forma, a partir das indicações feitas, o encaminhamento da diretora foi inadequado.
III- O projeto político pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, fundamenta-se na liberdade ¿ um dos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Assim sendo, a diretora encaminhou o procedimento em sintonia com o recomendado, pois possuía liberdade para fazê-lo.
IV- É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania. Portanto, a diretora encaminhou o processo inadequadamente. Marque a alternativa CORRETA: 	Estão corretas I, II e IV.
	
	O processo ensino-aprendizagem tem interferências tanto do aluno quanto do professor, levando-se em conta o aprendizado de dentro para fora do aluno e a construção do conhecimento. Isso significa dizer que se trata de uma aprendizagem: significativa
São etapas imprescindíveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirão à organização e à consolidação de um processo de planejamento. Entre as etapas de um plano de ensino destacam-se: Objetivos, conteúdos e avaliação
PLANEJAMENTO DE ENSINO E OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS aula 6
(SMEBR/RJ-2002) Toda disciplina possui objetivos gerais e objetivos específicos. Qual das opções abaixo caracteriza o significado de "objetivos específicos"? referem-se a aspectos mais simples, comportamentos observáveis, que poderão ser alcançados em menor tempo
Quando os alunos recebem incumbências de apresentar para a classe, em data previamente determinada, um tema a ser pesquisado, o professor tem intenções para eles, são elas: o desenvolvimento de habilidades específicas, o desenvolvimento do aprendizado sobre a ciência, o desenvolvimento da visão crítica sobre o que se está estudando. Neste caso, estamos nos referindo: 	aos objetivos educacionais
(SMCP-PB, 2002) Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se a grande diversidade existente entre os estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta: aos objetivos educacionais
(SMCP-PB, 2002) Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se a grande diversidade existente entre os estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta: o reconhecimento do contexto sociocultural específico dos alunos
De acordo com a dimensão do conteúdo, analise os objetivos que foram considerados quando da avaliação da aprendizagem de ensino em Educação Física: participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas(ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); demonstrar respeito pelos professores e colegas ; e demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico. Estes objetivos estão voltados para: 	a formação integral do sujeito
Marque F (falso) e V (verdadeiro) e depois assinale a sequência correta:
O aluno Renato reclamou com a professora Mariana do preconceito racial e de atitudes discriminatórias praticadas por alguns de seus colegas. Ela resolveu, então, incluir em seu plano de ensino atividades que pudessem romper com as manifestações de racismo, preconceito e discriminação entre seus alunos e estabeleceu como objetivos, levar os alunos a:
( )refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo;
( )conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo com a questão da vitimização;
( )compreender as atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar, defendendo-as porque construídas social e historicamente;
( )tomar consciência de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos;
( )desconstruir estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade. 	V V F V V
Quando pensamos em uma situação de ensino e aprendizagem, torna-se necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possam possibilitar o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. No processo de ensino e aprendizagem, podemos considerar que: Os objetivos de ensino orientam a escolha dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos;
Em um plano de ensino ou de aula, os objetivos específicos devem ser um desdobramento dos objetivos gerais e devem ser construídos com verbos no infinitivo que traduzam comportamentos do aluno. A partir dessas considerações, assinale a ÚNICA alternativa em que o objetivo específico NÃOé um desdobramento do objetivo geral. Objetivo Geral: Refletir sobre a importância do hipertexto durante a leitura de diferentes gêneros discursivos. Objetivo Específico: Acentuar corretamente as palavras do português de acordo com as regras vigentes de acentuação gráfica.
Existem vários formatos de plano de ensino. No entanto, em praticamente todos os modelos, encontramos alguns elementos comuns: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos, Avaliação, Cronograma e Bibliografia. Observe a definição a seguir e assinale a alternativa que corresponde a mesma: Traduzem os resultados esperados, indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer. Em geral, referem-se a conhecimentos, habilidades e atitudes que se espera que o aluno possa adquirir/desenvolver. 	Objetivos
Para elaborarmos um Plano de Ensino, precisamos definir os objetivos que conduzem uma aula ou um conjunto de aulas. Todas as afirmativas podem ser consideradas como objetivos de um plano de ensino, EXCETO: Apresentação de um teatro a partir da história contada pela professora.
A professora Ana Clara Mendes, ao elaborar um plano de ensino de Língua Portuguesa para o ensino fundamental, escreveu, no item CONTEÚDO, o seguinte: "Identificar as características do gênero textual história em quadrinho". A coordenadora devolveu-lhe o plano, dizendo que estava errado porque o que a professora escreveu não deveria estar no item CONTEÚDO, e sim no item: OBJETIVO ESPECÍFICO.
A
escolha da metodologia de trabalho e das técnicas/estratégias a serem utilizadas é orientada pelos princípios da aprendizagem e deve considerar vários fatores. Dentre estes fatores estão: objetivos, assunto, os sujeitos envolvidos, os recursos e o tempo disponíveis, experiência didática do orientador. Assinale a opção que corresponde à definição a seguir: "aquilo que se pretende, o que se quer mobilizar, onde se quer chegar".	Objetivos
São objetivos do Ensino Fundamental, extraídos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os alunos sejam capazes de:
I- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
II- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
III- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se favorável a toda discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
IV- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e do mundo, para agir com perseverança na busca dos interesses próprios, preterindo os interesses coletivos.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns): Apenas os itens I e II
	
	Considerando as perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo. A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve:
I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita da articulação e da mediação dos saberes.
II. organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem dos conteúdos pelos alunos, bem como a formação integral dos mesmos;
III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem.
IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.
V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento.
É correto apenas o que se afirma em: 	I, II, IV e V.
Cada vez mais se percebe a necessidade da escola se organizar democraticamente com vistas a objetivos transformadores (quer dizer: objetivos articulados aos interesses dos trabalhadores). E aqui subjaz, portanto, o suposto de que a escola só poderá desempenhar um papel transformador se estiver junto com os interessados, se se organizar para atender aos interesses (embora nem sempre conscientes) das camadas às quais essa transformação deveria favorecer, ou seja, as camadas trabalhadoras. Mas, para que isso se concretize, requer: o fortalecimento do poder e da autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação
Dados os seguintes objetivos: "elaborar duas frases, aplicando a regra do uso da vírgula, consultando a gramática", "No período de cinco minutos escrever o presente do indicativo do verbo cantar", "Após uma hora de estudo definir quatro classes gramaticais". Considera-se como exemplo de objetivos: operacionais
O pedagogo quando elabora provas deve ter em mente a complexidade das operações mentais necessárias para alcançar determinados objetivos. Em uma questão de prova em que se exige a capacidade de síntese, significa saber que esta operação mental é: relacionar diversas partes (temáticas de ensino) para estabelecer as características de um todo;
Os objetivos de ensino são necessários para que o professor avalie seus alunos mediante alcance ou não das metas estabelecidas. Os objetivos educacionais podem ser divididos em específico e geral. A partir do exposto, é correto afirmar que: 	o objetivo específico é mais concreto e alcançado a curto prazo
(SMCP-PB, 2002) Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se a grande diversidade existente entre os estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta: o reconhecimento do contexto sociocultural específico dos alunos
	
	É muito importante que o educador propicie um ensino que instigue o educando a pensar, a refletir, a elaborar suas próprias ideias e também possibilite que ele adquira conhecimentos e conceitos básicos até porque os conhecimentos se desenvolvem a cada dia, sendo impossível a apreensão de todo o saber na escola. Somos seres inconclusos, como nos ensinou Paulo Freire. Os educandos, quando estimulados a enfrentar novos problemas por meio de pesquisas e reflexões, estarão conquistando sua: 	Autonomia
Durante muito tempo, a escola foi reconhecida como um local destinado às pessoas pertencentes à classe social dominante.  No entanto, as exigências educacionais na atualidade recaem fortemente para um ¿modelo¿ de escola que atenda a todos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo classificando-as em (V) Verdadeira ou (F) Falsa. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta no que diz respeito ao modelo de "escola para todos".
I. (  ) Respeitar a diversidade social, cultural, econômica, enfim, as diferenças;
II. (   ) Promover um ensino de qualidade, atendendo às necessidades de todos os seus alunos, inclusive daqueles que, diante da sociedade, ainda  pertencem a grupos sociais  considerados marginalizados e/ ou minoritários.
III. (   ) Acabar com a pedagogia da exclusão em que se enfatiza sobretudo o currículos disciplinar.
IV. (   ) Repensar o paradigma da qualidade da educação que deseja promover a pedagogia da inclusão.
V. (  ) Ampliar vagas para pessoas com deficiência física, visual e pessoas com  autismo na escola de educação especial.
VI. (   ) estruturar a escola em função do pleno desenvolvimento do ser humano e não em função das estruturas dominantes. 	I(V); II(V); III(V); IV(V); V(F); VI(V).
	
PLANEJAMENTO DE ENSINO E OS CONTEÚDOS ESCOLARES AULA 7
Quando os saberes trabalhados na escola são aqueles considerados válidos pela comunidade escolar, significa dizer que: Escola e sociedade são indissociadas
Nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, fala-se muito em promover a autonomia do educando, envolvendo a sua capacidade reflexiva e desejo de transformação. Essa proposta está alinhada com o objetivo pedagógico de: mudança social.
Rafael, por ser um menino mais delicado e sensível, era chamado de "bicha" pelos colegas. O professor Pedro, ao saber da situação, ciente de como deveria ser a atitude mais adequada, decidiu: dialogar junto à turma, questionando os estereótipos associados ao sexo biológico e alertando para "diversidade de jeitos de ser homem ou mulher" e para a diversidade sexual.
São diferentes as possibilidades de organização dos currículos escolares. Relacione as formas de organização curricular apresentadas na 1ª coluna de acordo com as suas respectivas características destacadas na 2ª coluna.
I- Currículo organizado a partir de Projetos
II- Currículo organizado a partir dos temas geradores
III- Currículo organizado em torno das áreas de conhecimento
IV- Currículo com organização disciplinar
( ) Procura reduzir as fronteiras que demarcam os campos específicos de cada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais