Buscar

DIREITO CIVIL VI (sucessões 3 ciclo)

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI
	Avaliação Parcial: CCJ0147_SM_201502510481 V.1 
	Aluno(a): NICOLLI PAISON MACEDO DE BARROS
	Matrícula: 201502510481
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 28/04/2018 19:21:39 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503316086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto aos seus efeitos a sucessão pode ser:
		
	 
	Singular ou universal
	
	Singular ou legítima
	
	Legítima ou universal
	
	Legítima ou testamentária
	
	Testamentária ou singular
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503317934)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto a fonte a sucessão pode ser:
		
	
	Legítima ou Universal
	
	Singular ou Legítima
	
	Singular ou Universal
	 
	Legítima ou testamentária
	
	Testamentária ou Singular
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505382174)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação à sucessão legítima e testamentária, assinale a opção correta. 
		
	 
	A-A renúncia a herança é um ato irrevogável, por isso, se todos os herdeiros, de qualquer classe, renunciarem à herança, esta será, desde logo, declarada vacante.
	
	C-No inventário e partilha, a omissão involuntária dos bens da herança pelo inventariante configura sonegação de bens e o sujeita a apresentar os bens que omitiu, e a pagar perdas e danos aos demais herdeiros. 
	
	B-O herdeiro necessário é deserdado por seu ascendente quando o testador deixa de contemplá-lo em seu testamento. 
	
	D-Ocorre a sucessão por cabeça, ou substituição hereditária, quando outra pessoa é chamada a suceder em lugar do herdeiro, em virtude de pré-morte, deserdação ou indignidade.
	
	E-Ocorre a sucessão por cabeça, ou substituição hereditária, quando outra pessoa é chamada a receber em lugar do herdeiro, em virtude de pré-morte, deserdação ou indignidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503526745)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Falecendo alguém sem deixar testamento nem herdeiro legítimo notoriamente conhecido, os bens da herança, depois de arrecadados,
		
	 
	ficarão sob a guarda e administração de um curador até sua entrega ao sucessor, devidamente habilitado, ou à declaração de sua vacância.
	
	consideram-se de herança jacente, da qual são excluídos os herdeiros colaterais e os necessários que não se habilitarem no prazo de um ano, a partir da abertura da sucessão, findo o qual a herança se considerará vacante e incorporada ao patrimônio do Município em que os bens se encontrarem.
	
	ficarão sob a guarda do Município onde se encontrarem, que os administrará, até que seja declarada a vacância e incorporados definitivamente ao seu patrimônio.
	
	serão declarados vacantes, tendo os possíveis herdeiros de se habilitar no prazo de cinco anos, a partir da abertura da sucessão, findo o qual passarão ao patrimônio do Município em que se encontrarem.
	
	passarão imediatamente ao patrimônio do Município em que se encontrarem, que os manterá sob a condição resolutiva do aparecimento de herdeiros, pelo prazo de dez anos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503506823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o Código Civil de 2002, em relação à ordem da vocação hereditária na sucessão legítima, assinale a assertiva INCORRETA.
		
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortiscom os descendentes do autor da herança.
	
	A sucessão legítima defere-se ao cônjuge sobrevivente, casado no regime de comunhão parcial de bens, em concorrência com os descendentes do cônjuge falecido somente quando este tiver deixado bens particulares. A referida concorrência dar-se-á exclusivamente quanto aos bens particulares constantes do acervo hereditário do de cujus.
	 
	O Código Civil assegura ao cônjuge sobrevivente, casado sob o regime da comunhão universal de bens, o direito à herança do de cujus em concorrência com os descendentes do falecido.
	
	No regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre na sucessão causa mortis com os descendentes do autor da herança.
	
	No regime de separação legal ou obrigatória de bens, o cônjuge sobrevivente não tem direito à sucessãocausa mortis em concorrência com os descendentes do autor da herança.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503424124)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(IX Procurador do Estado - GO - adaptada) Assinale a alternativa correta:
		
	 
	O direito de representação dá-se na linha reta descendente, mas nunca na ascendente e, excepcionalmente na linha colateral.
	 
	O direito de representação dá-se exclusivamente na linha ascendente.
	
	O direito de representação dá-se exclusivamente na linha transversal.
	
	O direito de representação dá-se na linha reta ascendente, mas nunca na descendente e excepcionalmente na linha colateral.
	
	O renunciante à herança de uma pessoa não poderá representá-la na sucessão de outra.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503581672)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quais dessas cláusulas restritivas da liberdade de testar, abarca o conteúdo de todas as demais:
		
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Irresponsabilidade;
	
	Incomunicabilidade;
	
	Impenhorabilidade;
	 
	Inalienabilidade
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201503311744)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(DPE/TO) Acerca das sucessões, assinale a opção CORRETA:
		
	
	A companheira ou o companheiro, na sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos na vigência da união estável, concorre com descendentes só do autor da herança, tendo direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída a cada um deles.
	
	A sucessão abre-se no lugar da morte do falecido.
	 
	A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade, conforme seja legítima ou testamentária, e, havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor da metade da herança.
	
	Aberta a sucessão pelo ajuizamento da ação de inventário, a herança transmite-se por sentença que homologa a partilha de bens aos herdeiros legítimos e testamentários.
	
	Legitimam-se a suceder apenas as pessoas já nascidas no momento da abertura da sucessão, não havendo direitos sucessórios do nascituro.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201503406985)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O denominado princípio de Saisine estabelece que no momento da abertura da sucessão, que ocorre com a morte, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários. O Código Civil pátrio estabelece, em consequência, as regras para as sucessões legítimas e testamentárias, estabelecendo para a primeira a denominada ordem da vocação hereditária. Na hipótese de não sobreviver o cônjuge ou o companheiro, nem parente algum sucessível nos termos da lei, ou no caso de existência, tendo todos eles renunciado à herança, os bens integrantes do monte de tais sucessões abertas, segundo solução dada pelo Código Civil, serão:
		
	
	destinados, necessariamente, para a União Federal para que seja utilizado na área de saúde.
	 
	destinados aos Municípios ou ao Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscrições, ou à União, quando localizado em território federal.
	
	destinados aos Estados e municípios, podendo ser utilizados tanto na saúde quanto na educação a critério discricionário do governador e dos prefeitos.
	
	destinados aos Estados para que sejam utilizados pelas Universidades Estaduais nos trabalhos de desenvolvimento de pesquisas por ela realizados.
	
	destinados aos Estados e União para que sejam utilizados somente na saúde, por se tratar de ato vinculado.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503339104)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Questão 12 29º Exame OAB-RJ) Maria Braz da Silva, casada pelo Regime da Comunhão Universal de Bens com Eduardo da Silva, morreu em 17 de novembro de 2005, deixando considerável patrimônio em bens imóveis e obras de arte. Maria Braz da Silva tem uma neta, Júlia,com três anos de idade, filha de seu filho, Lucas, pré?morto. Quando da abertura do Processo de Inventário dos bens por ela deixados, foi apresentado um Testamento Público datado de 10 de março de 2003, em que é apontada como sua sucessora, Ana, sua afilhada, para quem dispôs 30% de sua parte disponível. Eduardo da Silva contestou tal disposição testamentária e atravessou uma petição onde afirma ser herdeiro necessário de sua esposa, segundo a lei civil brasileira vigente. Analise e responda:
		
	
	Júlia e Eduardo são herdeiros necessários de Maria;
	
	Eduardo não tem qualquer direito aos bens deixados por Maria nem meação, nem herança;
	 
	Eduardo é meeiro de Maria.
	
	Eduardo é meeiro de Maria e Júlia e Eduardo são herdeiros necessários;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes