Buscar

EPIDEMIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Avaliação Parcial: SDE0245_SM_201504284631 V.1  
	Aluno(a):
	Matrícula: 1 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 28/04/2018 19:38:41 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201504421574)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504960736)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	John Snow.
	
	William Farr.
	
	Robert Koch.
	
	Michel Foulcault.
	
	Louis Pasteur.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504423445)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504421626)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre os fatores sociais do processo saúde-doença são feitas as seguintes afirmações: I As condições de trabalho inadequadas e a desvalorização do trabalhador/funcionário exercem uma influência psicossocial determinante no processo saúde/doença. II A desvalorização da cidadania e a falta de decisão política são importantes fatores sociopolíticos determinantes do processo saúde/doença. III O preconceito exercido a comportamentos e valores, crenças e religiões, posição social e raça são importantes fatores socioculturais determinantes do processo saúde/doença. IV Distúrbios psicológicos/psiquiátricos como a carência afetiva de ordem geral e a prática do bullying exercem uma influência psicossocial determinante no processo saúde-doença. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504594800)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Leia o fragmento do artigo publicado em PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007 disponível em As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê-los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre. Embora, como já mencionado, tenha-se hoje alcançado certo consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde, esse consenso foi sendo construído ao longo da história. Sobre a construção do consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O conflito entre saúde pública e medicina e entre os enfoques biológico e social do processo saúde-doença estiveram no centro do debate sobre a configuração desse novo campo de conhecimento, de prática e de educação.
	
	O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito. 
	
	Virchow, um dos mais destacados cientistas vinculados a essa teoria, entendia que a ¿ciência médica é intrínseca e essencialmente uma ciência social¿, que as condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e que tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica.
	
	Entre os diversos paradigmas explicativos para os problemas de saúde, em meados do século XIX predominava a teoria miasmática, que conseguia responder às importantes mudanças sociais e práticas de saúde observadas no âmbito dos novos processos de urbanização e industrialização ocorridos naquele momento histórico.
	
	Para conhecer a influência dos determinantes sociais de saúde em nível da sociedade basta avaliar os determinantes de saúde identificados em estudos com indivíduos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201504422904)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) foi criada em março de 2005 sendo composta por especialistas e personalidades da vida social, econômica, cultural e científica do país. Sua constituição expressa o reconhecimento de que a saúde é um bem público a ser construído com a participação
solidária de todos os setores da sociedade brasileira. Sobre os objetivos da CNDSS são feitas as seguintes afirmações: I A identificação e o enfrentamento das causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da população brasileira poderão ser feitos com maior precisão. II A identificação de políticas públicas de saúde e de iniciativas da sociedade que ajudem a enfrentar os determinantes sociais de saúde poderá ser feita com maior precisão. III A equidade e as melhores condições de saúde e qualidade de vida para os brasileiros poderão ser alcançadas. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas as afirmações I e II são verdadeiras
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201504423086)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende de vários atributos, como é o caso da mensurabilidade que significa a capacidade de:
		
	
	Reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares.
	
	Responder a prioridades de saúde.
	
	Medir as alterações de vários fenômenos.
	
	Basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir.
	
	Investir tempo e recursos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201504423880)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A melhor definição de MORBIDADE é
		
	
	Conjunto de indivíduos que não adquirem doenças em uma determinada população.
	
	Número de pacientes que irão a óbito num prazo determinado de tempo.
	
	Conjunto de indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.
	
	Número de óbitos em razão de uma doença específica
	
	O mesmo que Mortalidade.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504422431)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201505125951)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Dengue - Em 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país até a Semana Epidemiológica (SE) 5 (3/1/2015 a 6/2/2016). Nesse período, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (96.664 casos; 56,8%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (25.636 casos; 15,1%), Centro-Oeste (25.246 casos; 14,8%), Sul (13.522 casos; 7,9%) e Norte (9.035 casos; 5,3%). Foram descartados 19.249 casos suspeitos de dengue no período. Fonte: Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde Analisando os dados estatísticos apresentados sobre a Dengue e que no Brasil é um problema recorrente podemos considerar que temos: 
		
	
	Epidemiologia 
	
	Epidemia 
	
	Surto epidêmico 
	
	Pandemia 
	
	Endemia 
	
	
窗体底端

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais