Buscar

AVS Legislação Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova
De que forma se manifesta o poder de direção do empregador ?
X O poder de direção manifesta-se como poder de organização, poder de controle sobre o trabalho , e poder disciplinar sobre o empregado.
Considerando o advento da lei nº 12.506/11 que trouxe importantes modificações à fruição do Aviso Prévio proporcional ao tempo de trabalho, responda: Quais as alterações decorrentes da referida lei, explicitando os prazos legais para sua concessão?
X O prazo para fruição do aviso prévio previsto pelo artigo 487, da CLT é de 30 dias. Porém, a edição da Lei 12.506/11 veio conferir efetividade à norma constitucional contida no artigo 7º inciso XXI da CRFB/88, porquanto confere ao trabalhador um aviso prévio proporcional ao tempo de serviço mediante um acréscimo de 3 dias para cada período de 12 meses laborados. Ou seja, para cada ano de labor prestado, o trabalhador faz jus a um acréscimo de 3 dias, os quais são limitados até 60 dias, razão pela qual o prazo máximo para fruição do aviso prévio é de até 90 dias.
É fonte formal do Direito do Trabalho:
	
	A Convenção Coletiva de Trabalho.
O vínculo de emprego é caracterizado por alguns elementos, se eles não existirem, não haverá vinculo empregatício. Assinale a alternativa que representa estes elementos:
	
	Ser pessoa física, pessoalidade, serviço não eventual, subordinação, onerosidade
Analise as afirmações abaixo sobre os contratos por prazo determinado da CLT e assinale a alternativa CORRETA:
	
	Renovado por mais de uma vez, o contrato por prazo determinado se torna indeterminado.
Um empregado foi contratado como empregado mensalista da empresa X para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, ele foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal, do contrário ele teria que ser demitido sem justa. A atitude da empresa:
	
	não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
(FCC - 2011 - TRT) De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, é obrigatória a concessão de um intervalo intrajornada de quinze minutos quando a duração do trabalho ultrapassar
	
	4 horas e não exceder 6 horas
(FCC - 2013 - TRT 18 Região) A respeito das estabilidades ou garantias de emprego provisórias, conforme previsão das normas trabalhistas, é correto afirmar que
	
	o empregado eleito para cargo de direção na CIPA tem estabilidade desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato.
Analise a seguinte assertiva: "Deve-se cobrar mais contribuição de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que não possuem as mesmas condições". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito Previdenciário denominado:
	
	Equidade na forma de participação no custeio.
Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
	
	Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
João trabalha na empresa X de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 horas exercendo a função de auxiliar de serviços gerais. Acontece que o empregador não anotou a Carteira Profissional de João que trabalha com subordinação, habitualidade, onerosidade e pessoalidade há aproximadamente um ano. João procura você e pergunta se seria possível judicialmente conseguir o reconhecimento do seu vínculo de emprego. Responda a pergunta de João e diga qual o princípio do direito do trabalho que permitiria isso?
X Sim, tendo em vista que João possui todos os elementos caracterizadores do empregado. O princípio é o da primazia da realidade.
Tratando-se de serviço não essencial com quantas horas de antecedência deverá o sindicato dos trabalhadores comunicar que haverá greve?
X Os grevistas, para exercer seu direito, devem avisar no Sindicato Patronal as empresas envolvidas com 48 horas de antecedência;
Mario trabalhou na empresa ABC Ltda. durante seis anos e foi dispensado imotivadamente em maio deste ano. Ele foi informado por uma colega que existe um prazo para reclamar na Justiça do Trabalho eventuais direitos violados ao longo do período contratual. Esta colega disse ainda que se tal instituto se chama prescrição e há um prazo durante o curso do contrato de trabalho e outro prazo que se inicia após o término do contrato de trabalho. Qual seria este prazo?
	 
	5 anos durante o curso do contrato de trabalho e de até 2 anos após o término do contrato de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
	 
	Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
São considerados elementos fundamentais para a configuração do vínculo trabalhista:
	 
	Não eventualidade - Hierarquia/subordinação - Pessoalidade - Contra-prestação pecuniária.
Definindo doutrinariamente salário é todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Que pode ser pago em dinheiro ou bens, existindo três formas de pagamento:
	 
	Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado. Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado. Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
	(FCC - 2013 - TRT) Em relação ao contrato individual de trabalho, de acordo com a CLT:
		
	 
	A mudança na propriedade da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
Após treze meses de contrato de trabalho, Bruna recebeu aviso prévio de sua empregadora comunicando que o seu contrato seria extinto sem justa causa. Ao receber o aviso, Bruna ficou com dúvidas a respeito de seu horário de trabalho durante este período. Assim, dirigiu-se ao departamento de recursos humanos de sua empregadora, que respondeu que ela
	 
	poderia optar em ter seu horário de trabalho reduzido em duas horas diárias ou faltar ao serviço por sete dias corridos.
	A Constituição Federal de 1988 em seu art. 194 define como Seguridade Social as ações do Poder Público e da sociedade destinada a assegurar os direitos relativos á saúde, à previdência social e a assistência social, determinando ao Poder Público organizar a seguridade com os seguintes objetivos:
		
	 
	universalidade da cobertura e do atendimento, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação do custeio;
Marilia após exames laboratoriais foi diagnosticada com tuberculose. Sua doença é contagiosa e em razão deste fato precisa ausentar-se do trabalho para tratamento médico por seis meses. Durante este período, Marilia esta em benefício previdenciário. Qual o benefício previdenciário recebido por Marilia?
	 
	auxílio doença
Indique a alternativa correta, quanto ao Princípio da Proteção
	 
	aplicação da norma mais favorável ao trabalhador
É correto afirmar que:
	 
	O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente
Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
	 
	O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício permanente.
Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção que estabelece o percentual máximo do adicional deinsalubridade
	 
	40%
A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos bancários estabelece que o empregado que trabalhar além da jornada legal, será remunerado com o adicional de 60%, nas primeiras 20 horas extras feitas no mês e a partir daí, remuneradas na base de 70%. Pergunta-se: o empregado que trabalha em uma empresa de metalurgia que não possui convenção coletiva de trabalho, se trabalhar além da jornada, qual o percentual a receber?
	 
	No mínimo 50%
A aplicação da condição mais benéfica é garantia para a proteção do trabalhador que por sua vez decorre
	 
	do princípio da norma mais favorável
De acordo com a tradicional classificação dos princípios de Direito do Trabalho, na concepção do jurista Américo Plá Rodriguez, o princípio de proteção estaria melhor expresso
	 
	na condição mais benéfica e na norma mais favorável.
João Silva fora contratado pela empresa Maquinária LTDA a título de experiência. Sua data de admissão é 20/05/2010. Passdo mais de 90 dias não houve renovação formal de seu contrato por parte da empresa. Podemos afirmar que seu contrato de experiencia automaticamente, passado 90 dias, ganhará status de
	 
	Contrato por Prazo Indeterminado.
O artigo 8o da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe: As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. De acordo com o texto:
	 
	os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
Em relação à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, é correto afirmar que
	 
	ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.

Outros materiais