Buscar

xeleca xexeu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTOES DA PROVA PSICOLOGIA 
Senso Comum X Psicologia Científica
Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico vai uma distância considerável, apesar de que, ao longo dos tempos se verifique uma aproximação. O primeiro baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência. Esta por sua vez, procura através do raciocínio objectivo, assente na faculdade racional do ser humano e em métodos experimentais, a comprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
O Senso Comum é um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contacto com o próximo, com situações e objectos que rodeiam o indivíduo. Apesar das suas limitações, o senso comum é fundamental, sem o qual os membros integrantes da sociedade não conseguiriam orientar-se na sua vida quotidiana. É um saber muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços nem bases consistentes que atestem a sua veracidade ou proveniência, ao contrário das ciências, que assentam em conhecimentos formais porque requerem um longo processo de aprendizagem/conhecimento.
 O Senso Comum tem factores positivos e negativos. Se por um lado congrega conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptativa na sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões menos verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo, somente ultrapassadas por pesquisas/estudos científicos. 
E é precisamente neste ponto que é benéfica a interligação entre o Senso Comum - baseado em testemunhos culturais – e o Conhecimento Cientifico – baseado em métodos de pesquisa. Um, é a continuação do outro, a Ciência pode comprovar ou desmistificar factos/acontecimentos baseados no senso comum, através dos métodos de pesquisa científica.
Psicologia do Senso Comum vs Psicologia Científica
Psicologia Científica
Ao contrário da psicologia do senso comum, que se baseia nos sentidos e, por isso, acredita em tudo o que vê e sente, a psicologia científica é mais incrédula e procura através do raciocínio e dos métodos experimentais comprovar aquilo que os sentidos mostram.
A ciência é um método de pesquisa baseado na inteligência do ser humano e na comprovação experimental daquilo que se está a pesquisar. Ao apresentar uma nova visão de uma teoria já consagrada na prática provoca muitas vezes reacções negativas. É exemplo disto, o caso de Galileu, que ao afirmar que a Terra girava em torno do sol e não o contrário viu-se obrigado a negar tudo isto, devido à reacção da igreja e do resto da sociedade.
A ciência e o senso comum são duas faces de um mesmo fenómeno. A face senso comum representa o lado conservador do conhecimento, enquanto que a face ciência representa o lado dinâmico do fenómeno que faz evoluir o conhecimento.
Psicologia do Senso Comum
“Método informal utilizado por gerações de uma sociedade para formular conclusões estáveis e que se exprimem, por exemplo, por provérbios.”
A psicologia do senso comum é frequentemente utilizada por todos nos no dis-a-dia, tanto para explicar o nosso próprio comportamento como para explicar o comportamento dos outros.
Esta psicologia baseia-se nas experiências pessoais e nas lembranças de cada um. Varia de época para época, devido aos conhecimentos que são transmitidos à maioria das pessoas dessa mesma época.
O problema da psicologia do senso comum é que ela não permite avaliar questões complexas, só permite avaliar e resolver questões relativamente simples.
“Conjunto de opiniões tão geralmente aceites em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações.”
------------------------------
Psicologia do senso comum ou Psicologia ingênua, o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitidas culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam.
 Fritz Heider – psicólogo austríaco, a teoria do senso comum é um auxílio para a construção da teoria cientifica e uma fonte de hipóteses.
 Psicologia científica - se dedica à descrição, à explicação, à previsão e ao controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo (lógica das ciências naturais). Ao se firmar apenas neste solo naturalista, acabou negando o próprio homem em sua humanidade, reduzindo-o àquilo que pudesse ser visto e medido.
------------------------------------------------
A doutrina do Empirismo determinava que todas as pessoas, ao nascerem, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro
-------------------------------------------------------------
O que é a Psicologia?
 É uma disciplina, uma profissão, uma área do conhecimento que, ao estudar o homem, convive
 com a Antropologia, com a Filosofia, com a Fisiologia, com a Medicina, com a Sociologia, com a Física, com o Direito numa relação horizontalizada e de atravessamentos.
 Singularidade do saber psicológico - centra-se nos estudos do Homem, seus desejos, percepções, discursos/práticas enquanto um ser social, historicamente capaz de influenciar e ser influenciado por diferentes atores e cenários socioeconômicos-políticos.
-----------------------------------------------------
O objeto de estudo da Psicologia - o Homem em sua integralidade/humanidade.
 Homem - ser simbólico - capaz de perceber, de refletir, de sentir e de significar e resignificar o mundo constantemente. Sua capacidade de linguagem e raciocínio o possibilita transformar suas relações com o mundo e com os outros homens. 
 Homem - ser histórico - capaz de criar história, de perceber passado, presente e futuro, de ter planos, projetos, medos, sonhos, expectativas e desejos.
----------------------------------
QUEM É O HOMEM NA PSICOLOGIA?
 alguns estudiosos - atribuem as características humanas a nossa herança genética, e o seu desenvolvimento a um processo de maturação. Para esses, os fenômenos psicológicos são basicamente fenômenos orgânicos (neuropsicológicos) como: a percepção, a memória, as emoções, a atenção, dentre outros.outros apontam o meio ambiente como o responsável pelo desenvolvimento de habilidades e de competências. Os problemas que o indivíduo apresenta passam a ser interpretados como crises individuais, ignorando-se que possam ser decorrentes das condições sociais do sujeito. outros apostam na visão sistêmica, isto é, sem negar a herança genética, propõem que nos tornamos
---------------------------------------------------
O Positivismo é uma corrente filosófica que tem como base a exaltação dos fatos. O conhecimento se afirma em uma verdade comprovada, utilizando o método experimental como um caminho para o pensamento científico, no qual a verdade comprovada é inquestionada.
-----------------------------------------------------
Jusnaturalismo e Juspositivismo
 A corrente do jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça.
 O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em um estado de natureza.
 O direito positivo é aquele que o Estado impõe à coletividade, e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural.
 Veja as principais diferenças entre o jusnaturalismo e o juspositivismo:
JUSNATURALISMO
• Leis superiores
• Direito como produto de ideias (Metafísico)
• Pressuposto: Valores
• Existência de leis naturais
JUSPOSITIVISMO 
• Leis impostas
• Leis como produto da ação humana (empírico-cultural)
• Pressuposto: o próprio ordenamento positivo
• Existênciade leis formais
-------------------------------------------------------
NAO CAI
O QUE É Visão Sistêmica?
 – Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Ao considerar a organização como um sistema, passa-se a analisar o ambiente, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e da interação entre as variadas forças atuantes permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também e principalmente de médio e longo prazo. A visão sistêmica está baseada no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas.
---------------------------------------------
Influências Filosóficas
O Positivismo é uma corrente filosófica que tem como base a exaltação dos fatos. O conhecimento
se afirma em uma verdade comprovada, utilizandoo método experimental como um caminho para
o pensamento científico, no qual a verdade comprovada é inquestionada.
A doutrina do Empirismo determinava que todas as pessoas, ao nascerem, o fazem sem saber de
absolutamente nada, sem impressão nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do
conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
--------------------------------------
 DIFERENÇA ENTRE PSICOLOGIA CIENTIFICA E SENSO COMUM.
 
 SENSO COMUM: Área observacional, onde indivíduos dotados de “consciência ingênua” baseiam suas análises nos fatos.
 Representa crenças, costumes e valores herdados historicamente.
 
 PSICOLOGIA CIENTIFICA: Área da ciência que se compromete com a investigação cientifica do comportamento humano, sistematizando – os.
-------------------------------------------
PERSONALIDADE 
Hereditariedade – influencia através da estrutura orgânica e dos processos de maturação. Meio ambiente – inclui tanto o meio físico como o meio social. DETERMINANTES DA PERSONALIDADE Alicerce biológico + ação continuada do meio ambiente durante a vida intra-uterina + ação continuada do meio ambiente durante todo o desenvolvimento do indivíduo. PERSONALIDADE É RESULTANTE DE : * * Não existe uma teoria da personalidade, ou seja, uma teoria que abranja todos os aspectos do comportamento humano , mas existem muitas teorias cuja principal área de interesse se situa no domínio da personalidade. * * Desenvolvimento mental + crescimento orgânico Construção contínua – gradativo aparecimento de estruturas mentais – organização e solidificação – equilíbrio – inteligência, vida afetiva e relações sociais Importância do estudo do desenvolvimento humano – conhecer características comuns de cada faixa etária; reconhecer individualidades; maior aptidão para a observação e a interpretação dos comportamentos humanos 
============================================

Outros materiais