Buscar

Prova AV2 - Introdução à Administração

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2-2012.1 EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580 
	Disciplina:
	GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Aluno:
	
	Nota da Prova: 
	7
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      2 
	Total:  
	9
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (160256) 
 Como Diretora de Recursos Humanos, Letícia Diniz está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Letícia deverá:
  Pontos da Questão: 1 
	Determinar que a área de RH realize uma pesquisa interna de clima organizacional, a fim de que cada funcionário expresse qual a melhor solução para o problema que envolve as pessoas no Planejamento Estratégico. 
	Diagnosticar cada problema, procurar soluções e alternativas para estes problemas, analisar e comparar essas alternativas para então selecionar e escolher a melhor delas. 
	Convocar uma reunião com todos os supervisores para que cada um aponte os problemas de seus funcionários a fim de que Letícia posteriormente os analise e decida sobre a melhor ação a ser tomada.
	Contratar uma Consultoria especializada para entrevistar os funcionários e fazer o levantamento das necessidades salariais da força de trabalho.
	
Questão: 2 (165990) 
O objetivo da logística representa: 
  Pontos da Questão: 0,5 
	
Trata do controle de custos da produção, do controle das compras, do controle da manutenção e do controle da qualidade.
	
O planejamento da produção para cuidar da operacionalização do sistema no seu dia-a-dia, zelando para que a produção se dê com a máxima eficiência dos produtos e serviços, com a qualidade prometida.
	
Garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade planejadas, no lugar e no momento planejado, de forma a potencializar a eficiência e a eficácia dos sistemas de operações. 
	
Cuidar de monitorar e avaliar o sistema de operações, a fim de otimizar o grau de satisfação das necessidades dos clientes e a garantir a máxima eficiência operacional do sistema. 
	
Questão: AV220103GST02510151 (166013)
3 - Toda empresa, consciente ou inconscientemente, tem a própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais e melhor aplicar suas forças e potencialidades.  Explique o que é uma estratégia. Informe qual o nível organizacional responsável por formular a estratégia empresarial. 
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Estratégia é o propósito definido por uma organização com a finalidade de estabelecer os OBJETIVOS. Lida com o futuro, pois o resultado dessa estratégia será observado a longo prazo, diferente da tática que estabelecem METAS de curto e médio prazo. A estratégia é formulada pelo nível INSTITUCIONAL ou ESTRATÉGICO.
Gabarito:
A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. (vale 1,5 ponto). A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. (vale 1,0 ponto). 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 4 (160280) 
“Apesar do ambiente de hostilidade no campo da concorrência, a sustentabilidade de uma empresa continua sendo a entrega de valores reais à sociedade e a base formada por uma equipe de profissionais comprometidos com a missão e objetivos da corporação “. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Em relação ao Planejamento Estratégico, os itens sinalizados neste trecho pelo autor têm como cenário adequado de ocorrência o (s): 
  Pontos da Questão: 1 
	Aspectos Cooperativos 
	Ambiente Interno 
	Ambiente Externo 
	Aspectos Competitivos 
	
Questão: AV220103GST02510163 (166004)
5 - Para identificar e satisfazer as necessidades do cliente são necessárias informações que embasem as atividades do Marketing.  Dentre essas informações destacam-se o conhecimento do próprio cliente, da concorrência e de outras forças que agem sobre mercado.
Informe qual a atividade da área de Marketing é responsável pelo levantamento destas informações.  Apresente, a seguir, 2 das 4 fontes de informações consideradas secundárias.
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
A atividade da área de Marketing responsável pelo levantamento de informações é a PESQUISA DE MARKETING. Duas fontes fontes de informações são: ENTREVISTAS e o SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR.
Gabarito:
Pesquisa de Marketing ou de Mercado (1,0 ponto) Apresentação de 2 fontes secundárias (1,5 ponto): Jornais, livros e revistas especializadas; Conversas informais com distribuidores, fornecedores e clientes; Centrais de Atendimento ao Cliente; Compra de informação de empresas especializadas no mercado em que a organização opera. 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 6 (160227) 
Assim como o planejamento, a organização e o controle, a direção é uma das funções administrativas. Ela pode ser encontrada em qual nível da organização?  Pontos da Questão: 0,5 
	Gerencial 
	Institucional. 
	Todos os níveis. 
	Operacional. 
	
Questão: 7 (165962) 
A função controle presente em cada nível organizacional possui características específicas. Assinale a opção que se refere às características do controle organizacional. 
  Pontos da Questão: 0,5 
	Direcionado a médio prazo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos tomado isoladamente dos demais 
	Direcionado ao longo e médio prazo e genérico e sintético quanto ao seu conteúdo
	Direcionado a longo prazo e macro-orientado envolvendo a totalidade da empresa 
	Direcionado a curto prazo seu conteúdo é específico e voltado para cada tarefa ou operação. 
	
Questão: 8 (166034) 
Podemos afirmar que as atividades de Marketing começam:  Pontos da Questão: 0,5 
	Com as reuniões realizadas com a área de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos. 
	Com a identificação das necessidades que os consumidores têm do serviço ou produto a ser lançado. 
	Com a definição da publicidade e da promoção dos novos produtos a serem lançados. 
	Com o lançamento e acompanhamento do desempenho de um novo produto no mercado. 
	
Questão: 9 (166046) 
A área de administração financeira de uma organização trabalha com um recurso indispensável ao seu funcionamento: o dinheiro. Essa área funcional da empresa tem duas responsabilidades primordiais. Indique entre as respostas abaixo quais são essas responsabilidades.
  Pontos da Questão: 0,5 
	
Alocação de recursos financeiros e manutenção da base de clientes
	
Captação de recursos financeiros e gestão do orçamento da empresa
	
Captação e alocação de recursos financeiros
	
Captação de recursos financeiros e de clientes
	
Questão: 10 (166020) 
O processo de atrair uma força de trabalho eficiente e eficaz envolve algumas atividades que precisam ser bem desenvolvidas pela área de Administração de Recursos Humanos-ARH.  Como resultado destas atividades, o RH fará a contratação de pessoas que preencherão os postos disponíveis na empresa. Estas atividades são:
  Pontos da Questão: 0,5 
	Programa de Integração de novos funcionários, processo admissional.
	Plano de cargos e salários, estabelecimento de programa de benefícios.
	Registro na Carteira Profissional, garantia de desenvolvimento de carreira.
	Planejamento de recursos humanos,  recrutamento e seleção de pessoas.

Outros materiais

Perguntas Recentes