Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 01 DIREITO CONST I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO – DIR. CONSTITUCIONAL I
	Em julgamento histórico realizado no Supremo Tribunal Federal, em sede de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), observou-se elevada discussão ética, científica, jurídica e religiosa acerca do direito fundamental à vida viável e digna, bem como sobre a liberdade da mulher sobre seu próprio corpo. Nesse sentido, observou-se que o Supremo Tribunal Federal perfilhou o seguinte entendimento:
	
	
	
	
	O direito fundamental à vida compreende apenas a pessoa já nascida viva, pois o nascituro possui apenas expectativa de direito, segundo a Teoria Natalista, amplamente adotada pelo Supremo Tribunal Federal, inexistindo direitos patrimoniais ou extrapatrimoniais conferidos ao nascituro.
	
	
	Os juízes singulares poderão, mesmo após o o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), criminalizar a prática de aborto nas situações envolvendo antecipação terapêutica de feto anencéfalo.
	
	
	Não obstante o Supremo Tribunal Federal ter descriminalizado o aborto de feto anencéfalo, possibilitando a antecipação terapêutica de parto nas situações de anencefalia, observa-se que a proteção do nascituro, ainda, persiste no ordenamento jurídico pátrio, seja em plano constitucional, seja no plano infraconstitucional.
	
	
	A partir do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), verificou-se que o nascituro não possui quaisquer direitos ou garantias fundamentais, já que a mãe poderá, a qualquer tempo, realizar aborto, bastando o consentimento materno.
	
	
	O Supremo Tribunal Federal, diante do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 54), viabilizou a prática da eutanásia e ortotanásia, tornando-os fatos atípicos materialmente quando relacionados ao nascituro anencéfalo.
		(Questão 37  Exame 01 - OAB-RJ) - A Constituição da República Federativa do Brasil é:
	
	
	
	
	Democrática, porque a proposta de emenda que implique abolir o voto direto, secreto, universal e periódico depende de plebiscito, além de aprovação por três quintos dos votos dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
	
	
	Rígida, porque a sua alteração depende de processo qualificado, diverso do adotado para a reforma de lei ordinária;
	
	
	Semirrígida, porque só pode ser alterado mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Presidente da República ou de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros;
	
	
	Flexível, porque admite alteração através de emenda
		No tocante à eficácia e à aplicabilidade das normas constitucionais, as
	
	
	
	
	de eficácia contida ou prospectiva têm aplicabilidade indireta e imediata, não integral, produzindo efeitos restritos e limitados infraconstitucionalmente quando de sua promulgação.
	
	
	de eficácia limitada são de aplicabilidade mediata e diferida, mas sem vinculação com as normas infraconstitucionais subsequentes, ou seja, sem relevância jurídica interpretativa e integrativa.
	
	
	declaratórias de princípios programáticos veiculam programas a serem implementados pelos cidadãos, sem interferência estatal, visando à realização de fins sociais e culturais.
	
	
	de eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral são aquelas normas que, no momento em que a Constituição entra em vigor, já estão aptas a produzir todos os seus efeitos, independentemente de norma integrativa infraconstitucional.
	
	
	definidoras dos direitos e garantias fundamentais são programáticas, dependendo sempre de regulamentação infraconstitucional.
		A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA É DEFINIDA COMO RÍGIDA PORQUE:
	
	
	
	
	estabelece a pena de prisão para o depositário infiel.
	
	
	possui um controle de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo STF.
	
	
	não admite a mutação constitucional.
	
	
	classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros.
	
	
	prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis.
		(Questão 89 - Exame 113  Tipo 1 - OAB-SP) - A norma que dispõe que "aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação e reprodução das suas obras, transmissíveis aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar" é norma constitucional
	
	
	
	
	 
programática
	
	
	 
de eficácia limitada.
	
	
	 
de aplicabilidade plena, mas com eficácia redutível
	
	
	 
de aplicabilidade e eficácia plenas

Outros materiais