Buscar

Questões de Responsabilidade Civil ENADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões de Responsabilidade Civil .
Respostas:
Caso 01. Paulo poderá pleitear indenização do Estado, pois é responsabilidade civil subjetiva do Estado, com fundamento na culpa anônima, que esta ligado a falta do serviço, seja porque este não funcionou, porque funcionou mal ou funcionou tardiamente, poderá pedir o conserto do carro, o que gastou com medicamento como danos materiais e lucro cessante, pois deixou de trabalhar pelo período de 10 dias.
Caso 02. O banco tinha obrigação de devolver o veículo a Antónia tal como recebeu, no tempo que o teve como depositário tinha o dever de conservar o veículo, o que não ocorreu. Pode Antónia pleitear indenização por dano material, na modalidade de dano emergente correspondente à quantia necessária para o conserto do carro e lucro cessante, aquilo que razoavelmente deixou de ganhar enquanto o veículo não for consertado. Se Antónia provar que não pode fornecer as quentinhas, deixando de ganhar os R$ 120,00 diários , esse será um critério razoável para se estabelecer a indenização pelo lucro corrente . Dano moral poderá ser pleiteado mas não é certo o seu deferimento.
Caso 03. No caso, a responsabilidade de António ( 25)é subjetiva, fundada na culpa . Esta tem por elemento mínimo a previsibilidade. O fato imprevisível não pode ser evitado, por maior que seja a conduta do agente. Embora António, com sua conduta , tenha causado a morte de José, não pode ser responsabilizado por este resultado, porque era imprevisível. Não é esperado que alguém em razão de um acidente de trânsito venha a falecer de enfarto, pois José faleceu porque tinha um problema cardíaco e António não tinha conhecimento, não podendo ser responsabilizado pela morte de José , em suma , embora António tinha dado causa ao evento morte, ele não responderá, pois não houve culpa de sua parte.
 Caso 04. O motorista que age em estado de necessidade e causa dano a terceiros que não provocou o perigo, deve a este indenizar, com direito regressivo contra o que criou o perigo- art. 188,II e 929 do C.C.. apesar da absolvição na esfera criminal por excludente de ilicitude , na seara civil Marcos deverá indenizar João , fundada na responsabilidade civil por ato lícito , conforme parágrafo único do art. 188,II combinado com art. 929 do C.C..
 Caso 05. É o caso típico de fato do produto. O que causou o acidente foi o defeito do ralo ou filtro ( produto) da piscina, por não ter oferecido a segurança esperada, não é previsível e nem cabível que o ralo sugue a água com tanta intensidade. A ação de indenizatória deverá ser ajuizada contra o fabricante do filtro, com base no art. 12 do CDC.
Caso 06.
 Neste caso, o Estado responde, haja visto a hipótese de omissão específica do Estado, na medida que a este caberia zelar pela integridade física do detento. Responsabilidade objetiva.

Outros materiais