Buscar

2a AVALIANDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201506820209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/RJ) Vanessa firmou compromisso de compra e venda de imóvel para uma Construtora com a finalidade de incorporação de um edifício no local e, em contraprestação, receberia 10 unidades dessa nova construção. A Construtora demoliu o imóvel ali existente, porém, nunca construiu outro imóvel, cujas unidades, com exclusão das destinadas a Vanessa, foram prometidas a terceiros, por meio de contrato de compromisso de compra e venda. Em razão disso, Vanessa pleiteou em juízo a rescisão do pacto com a Construtora, o cancelamento do registro do contrato firmado, para que passe a ser a titular do domínio, além de ressarcimento de danos. Em razão desses fatos, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Vanessa tem direito real sobre o imóvel, assim, tem direito à integralidade do pedido, restando aos terceiros adquirentes das unidades o pedido de ressarcimento perante a construtora.
	 
	A compra e venda gera direitos obrigacionais entre as partes, de modo que o pedido de cancelamento de registro do contrato não pode ser provido, ainda mais quando há terceiros de boa-fé.
	
	Somente poderá ser atendido o pedido de ressarcimento de danos, em valor equivalente às unidades prometidas, que poderá ser convertido em obrigação de fazer, com a determinação de construção do edifício.
	
	Vanessa terá direito a ser ressarcida do valor equivalente ao imóvel que foi demolido, além do relativo às unidades prometidas, assim como indenização pelo dano moral suportado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506816832)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB 2008) A respeito da posse, assinale a opção correta.
		
	 
	A posse direta não anula a indireta; portanto, o possuidor direto poderá defender a sua posse, ainda que seja contra o possuidor indireto.
	
	O possuidor pode intentar ação de esbulho contra quem tenha praticado tal ato, mas não pode intentá-la contra o terceiro que tenha recebido a coisa esbulhada, ainda sabendo que o era, por não ser o terceiro uma parte legítima para figurar no polo passivo da demanda.
	
	Sendo possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade, não é possível adquirir posse mediante representação.
	
	A posse de boa-fé só perde esse caráter quando do trânsito em julgado da sentença proferida em ação possessória.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506957376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015/FCC /TJAL) A posse direta de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de algum direito
		
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, não podendo, porém, defender sua posse contra o que teve posse direta.
	 
	pessoal ou real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá, se a posse direta advier de direito pessoal.
	
	pessoal não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá se a posse direta advier de direito real.
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, bem como defender a sua posse contra o que teve posse direta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506193719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as aquisições da propriedade por acessão, assinale a alternativa correta:
		
	
	A Avulsão é a superfície que as águas cobrem sem transbordar para o solo natural e ordinariamente enxuto.
	 
	A Aluvião é o aumento sucessivo e imperceptível que o rio anexa às terras.
	
	O Álveo abandonado dá-se quando força violenta arranca porção de terra que se junta a outro terreno.
	
	A Aluvião é um modo derivado de aquisição da propriedade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506969491)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque a alternativa correta.
		
	 
	Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
	
	Estar-se-á diante de uma posse de má-fé sempre que se adquirir uma coisa roubada.
	
	A posse não é direito real, mas um estado de fato. Por não ser direito, ela não pode ser transmitida aos herdeiros do possuidor falecido.
	 
	Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio ou de outrem, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade.
	
	Posse precária é fundamento para usucapião.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais