Buscar

Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Ambiental
Questão 1: A educação não formal é caracterizada pelo aprendizado voluntário, não havendo, nesse caso, a obrigatoriedade típica do ensino formal. Qual das alternativas NÃO se relaciona com a educação não formal?
Indique-a:
Salas de aula de instituições públicas e privadas.
Programas turísticos.
Cursos, seminários e workshops que não emitem certificados ou licenciamentos.
Visitas recreativas a parques, museus e zoológicos.
Acampamentos.
Questão 2: Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira, pelo menos dos últimos 20 anos, estrutura-se de forma a contestar a educação tradicional. Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.
“[...] a formação de professores, mais especificamente ligados à Educação Ambiental (EA), deve dialogar com outros contextos de formação, “estabelecer elos como mola mestra da tessitura da formação e ficar alerta para as diferentes formas de relações entre conhecimento acadêmico/senso comum, teoria/prática”.
Espera-se que o professor leve apenas em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, já que eles têm fácil acesso à informação nos livros e principalmente na internet. Ele deve ter como papel primordial apenas organizar as informações colhidas pelos alunos.
Os professores devem enfatizar os valores ambientais a seus alunos, prescrevendo um código de comportamentos socialmente desejáveis.
O foco do professor deve ser a gestão ambiental, ou seja, uma educação para a conservação dos recursos naturais tanto em relação à qualidade quanto à quantidade.
Que o professor oriente seus alunos na relação com a natureza. O enfoque educativo deve visar o aprendizado sobre a natureza, sobre viver nela, aprender com ela e associar a criatividade humana a ela.
Questão 3: Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus alunos (de suas opiniões, verdades e anseios). A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos?
Marque a resposta correta:
Pragmática.
Conservadora.
Crítica.
Tradicional.
Montessoriana.
Questão 4: O esquema a seguir refere-se a qual tipo de abordagem pedagógica?
Indique-a:
Abordagem transdisciplinar.
Abordagem multidisciplinar.
Abordagens trans e multidisciplinar.
Abordagem interdisciplinar.
Abordagens inter e transdisciplinar.
Questão 5: Segundo o livro-texto, o que aconteceu em 1973 e nas décadas de 80 e 90, no que diz respeito à Educação Ambiental no Brasil?
Indique a alternativa correta:
Em 1973, a Educação Ambiental aparece no Brasil e é nas décadas de 80 e 90 que ela ganha maior força.
Em 1973, a Educação Ambiental perde sua força, e nas décadas de 80 e 90 quase não se fala mais nela no Brasil.
Em 1973, a Educação Ambiental passa a ser considerada uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio, e nas décadas de 80 e 90, também em todos os anos e séries da educação básica.
Nas décadas de 80 e 90, a Educação Ambiental aparece pela primeira vez no Brasil. No entanto, descobre-se mais tarde que, em 1973, ela já existia em alguns estados do norte brasileiro.
Em 1973, a Educação Ambiental perde sua visibilidade, começando a ser abordada novamente apenas nas décadas de 80 e 90.
Questão 6:	Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade(T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que:
- Na 	, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos.
- Na 	, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns.
- A 	radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos.
- A 	caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares.
Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
M;M;I;T.
M;I;I;I.
I;M;M;I.
I;I;M;T.
M;I;T;T.
Questão 7: Tomando como base os contextos estudados no livro-texto, qual a significação que a década de 70 teve para a Educação Ambiental?
Na década de 70, foi criado um documento de muita relevância para a Educação Ambiental denominado Limites do crescimento.
Na década de 70, o brasileiro Paulo Nogueira Neto elaborou o documento intitulado Nosso futuro comum.
Na década de 70, a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
Na década de 70, são criadas políticas públicas em prol da Educação Ambiental no mundo todo.
Na década de 70, acontece a	Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, evento que muito contribuiu para a ascensão da visibilidade dos problemas ambientais.
Questão 8: “Busca conhecer e compreender as realidades e as problemáticas ambientais, identificando os diferentes componentes de um sistema, ressaltando as relações entre os componentes biofísicos e sociais de uma situação ambiental”. A qual das correntes de Educação Ambiental nos referimos?
Selecione a resposta correta:
Holística.
Crítica.
Sistêmica.
Naturalista.
Conservadora.
Questão 9: “[...] diz respeito à situação em que diversas disciplinas, com base em seu quadro teórico- metodológico, colaboram no estudo ou tratamento de dado fenômeno. Os limites disciplinares são mantidos e não se supõe, necessariamente, a integração conceitual ou metodológica das disciplinas no âmbito de um novo campo do conhecimento”. Essa observação sobre a temática ambiental estudada no livro-texto é de caráter:
Transdisciplinar.
Interdisciplinar.
Multidisciplinar.
Trans, inter e multidisciplinar.
Apenas trans e interdisciplinar
Questão 10: “compreende os aspectos naturais, mas também os sociais. Essas duas faces são complementares e indissociáveis: o meio social depende de recursos do meio natural e, em maior ou menor grau, interfere no ritmo de modificações ocorridas no mesmo. ”
Referimo-nos a um dos conceitos de:
Habitat.
Sustentabilidade.
Ambiente.
Eco-vila.
Ecologia.

Outros materiais