Buscar

Bauhaus a face do século XX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo de Historia – Vídeo – Bauhaus a face do século XX
Em uma pequena cidade da província da Alemanha, surgiu após a primeira guerra mundial, uma escola revolucionaria de arquitetura e desenho, proposta de Walter Gropius (foi fundador e direitor da Bauhaus) . Assim foi inaugurada em 1919 a primeira e mais importante escola de Design como o nome de Bauhaus (casa da construção ou arquitetura) Estadual de Weimar. Todo surfimento aconteceu em um momento de inquietude politica e de caos econômico. Alguns diziam que a Bauhaus foi um ponto de convergência de muitas ideias revolucionarias do século XX, em nenhum lugar da Europa foi de forma tão estética . A Bauhaus foi a maior instituição de desenho. Influenciou tudo, transformou as cidades e os interiores em algo bastante simplificado e belo como os utensílios de cozinha. A Bauhaus contribuiu no desenvolvimento de um ciência visual segundo, Groupis. A Bauhaus surgiu em um momento que o mundo está em colapso. Walter Groupis era arquiteto alemão, que servia como oficial na primeira grande guerra, ele sonhava com uma escola de arte e desenho que ajudasse a mudar o mundo. A Bauhaus foi financiada por dinheiro publico.
A Bauhaus construiu uma casa com elementos pré fabricados, e completamente mobiliada por elementos criados nas oficinas da escola, a construção barata e fácil de usar, chama de “ Casa am horn” dava forma a um sonho de um mundo melhor, preços acessível para que os operários alemães pudessem comprar, segundo George Adams (estudante da Bauhaus). Em 1923 a hiperinflação era aguda, de modo que a “casa am horn” concebida para ser construída e vendida em massa, permaneceu com a única em seu gênero. O desemprego se agravava e políticos radicais floresciam. A Bauhaus nunca foi popular em Weimar, cada vez mais se ressaltava comunista, seu futuro em uma cidade reacionária parecia sombrio, algumas pessoas era comunistas e diziam isso aos quatros ventos, mas a maioria dos cidadãos de Weimar era da esquerda, esses consideravam os comunistas inimigos, até mesmo os nazistas protestavam contra os comunista. Quando os Nazistas adquiriram forca em Weimar, a Bauhaus perdeu o apoio, com isso a Bauhaus teve que declarar seu fechamento.
Em 1925, a Bauhaus reabriu em Dessau, pois era mais rica devido a indústria química e de maquinas. A vida moderna exigia métodos e materiais modernos, nos moveis o metal subsistiu a madeira, os parafusos, a cola e os encaixes foram substituídos pela solta. As cadeiras destinadas aos interiores pequenos e funcionais das habitações modernas não seguiam princípios estéticos e sim métodos de engenharia, não foram inspiradas pela mobília ornamental e volumosa do passado, mas por aviões, automóveis e bicicletas de corrida. A fotografia foi explorada não apenas como forma de arte, mas também como meio de comunicação visual.
Mies van der Rohe, tornando diretor da Bauhaus em 1930. O estudo da arquitetura dominou Bauhaus, e se proibiu qualquer atividade politica, mas em Dessau ocorreu o mesmo que em Weimar, os nazistas tomaram controle, e fecharam aquilo que consideravam “cloaca putrefata, de ideias de comunistas , cosmopolitas e judias. Os nazistas consideravam tudo que é bolchevique era comunista. E devido ao mobiliário metálico da Bauhaus, e as associações que faziam entre a arte e a tecnologia, diziam que a Bauhaus estava no caminho equivocado, isso porque o nacional socialismo, estava profundamente unido, o que os nazistas chamavam de “Sangue e a terra”. Isto era sinônimo do mobiliário rustico e solido, semelhante aos dos barcos, dos navios de passageiros, Hitler exigia que as pessoas usassem esse tipo de mobília. Ele pretendia retornar á simplicidade campesina, rústica. Alguns historiadores diziam que o problema dos nazistas não era contra a modernização da Bauhaus, isso eles aceitavam bem, o problema era a imagem dos alunos e professores da Bauhaus. Tropas de assalto se apoderaram da Bauhaus de Dessau, quebraram os vidros e jogaram os objetos e mobílias pelas janelas, outro tipo de escola se apoderou do edifício agora formavam funcionários do partido. 
A ultima localização da Bauhaus foi em Berlim, mudaram se para uma fabrica, um lugar um pouco deprimente para trabalhar, assim o idealismo desapareceu e a direção da Bauhaus finalmente decidiu que fecharia a portas. Em 11 de abril de 1933, a policia chegou com caminhões fechou o edifício e levou alguns estudantes. No inicio de 1933 o nazista chegaram ao poder em toda a Alemanha, portanto a Bauhaus cuja vida iniciou com o nascimento de uma republica de Weimar, terminou com o seu fim. Seus 14 anos de vida foram um reflexo exato da própria vida da alemã. A Bauhaus morria na Alemanha, mas os estudantes e professores se se espalharam por todo mundo livre, levando suas ideias e convicções com eles. Foi nos EUA, que ficaram as raízes mais profundas, a enorme reputação e influencia da Bauhaus, a cidade estadunidense tornou se campo de provas arquitetônica do mundo industrializado. Não apenas como face definitiva do século XX em matéria de arquitetura e desenho, mas também como visão do futuro.

Outros materiais