Buscar

avaliacao discurtiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (407956) - Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
QUESTÃO:
1. O professor é a peça fundamental para mediar a aprendizagem. No entanto, para que os alunos consigam compreender os conteúdos, é preciso que o professor tenha domínio do assunto para conseguir ensinar. Diante disso, disserte sobre o papel do professor e o papel do aluno para que ocorra a aprendizagem de matemática.
RESPOSTA ESPERADA:
Professor: assume um papel de mediador, permitindo ao aluno participar ativamente do processo do conhecimento. Tem a função de estimular o aluno a pensar, criar, perguntar, levantar hipóteses, discutir e compartilhar ideias com os colegas. Ele não assume mais o papel de detentor do conhecimento, mas fornece as informações necessárias para que o aluno chegue sozinho nos resultados. O professor deve mudar a prática tradicional, acreditando na mudança de postura e na postura de seus alunos. E conseguirá este objetivo se pesquisar novas didáticas, novas pedagogias de ensino e abandonar os velhos paradigmas. Quando o professor pesquisa, compreende como ocorre a interação entre a teoria e a prática nas ações pedagógicas. 
Se o professor não modificar sua prática, poderá ser dispensado pelos alunos, pela escola e pela sociedade em geral. O novo papel do professor será melhorar e facilitar o processo de aprendizagem, por meio da interação da produção de novos conhecimentos.
Aluno: assumia um papel  passivo, sem participação na construção do conhecimento, permanecendo sem ação, cujos conhecimentos prévios não eram valorizados. Atualmente, o aluno deve ser visto como um sujeito capaz de aprender e ensinar, partindo dos conhecimentos que já possui e das experiências vividas, tornando-se protagonista, levantando hipóteses e chegando aos resultados na resolução de problemas.
QUESTÃO:
2. A educação passou por muitas mudanças em busca de melhorias no ensino. Entretanto, com todas essas mudanças no ambiente escolar, uma das grandes preocupações é a forma de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno. Diante disso, descreva no mínimo três critérios de avaliação definidos pelos PCN que são considerados essenciais para o professor desenvolver as competências necessárias ao aluno do primeiro ciclo.
RESPOSTA ESPERADA:
- Elaborar atividades que envolvam medida, contagem, operações e cálculo.
- Conhecer a lógica do sistema e compreender que os números servem para registrar quantidades,  comparar e ordenar utilizando a escrita posicional.
- Comparar e ordenar quantidades que fazem parte da realidade dos alunos. 
- Permitir que os alunos possam interpretar e expressar os resultados para poder compará-las.
- Utilizar o sistema de medidas por meio de procedimentos e unidades de medidas. 
- Ensinar a criança a se localizar no espaço e a identificar as características dos objetos.

Outros materiais