Buscar

Exercício fundamentos epimideologico

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0245_EX_A1_201001462891_V2 
	29/04/2018 12:22:10 (Finalizada)
	Aluno(a): RENATA DA SILVA DAMASCENO SETTE
	2018.1
	Disciplina: SDE0245 - FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA 
	201001462891
	 
	Ref.: 201002156822
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		
	
	Michel Foulcault.
	
	William Farr.
	
	Louis Pasteur.
	 
	John Snow.
	
	Robert Koch.
	
	 
	Ref.: 201001618582
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	 
	Ref.: 201001749764
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	
	 
	Ref.: 201002396447
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
		
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	 
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	diminuição da cobertura vacinal
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
Explicação: Transição epidemiológica está associada ao aumento da ocorrência de doenças crônicas e regressão das infecciosas, enquanto que, a transição demográfica implica no envelhecimento da população, ou seja, estamos aumentando a proporção de indivíduos que atingem mais de 60 anos.
	
	 
	Ref.: 201001619235
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	 
	Ref.: 201001767426
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
		
	
	Epidemia
	 
	Prevalência
	
	Pandemia
	
	Incidência
	
	Endemia
	
Explicação:
A prevalência mede a proporção de pessoas numa dada população que apresentam uma específica doença ou atributo, em um determinado ponto no tempo
	
	 
	Ref.: 201001617659
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
Explicação:
O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Dessa forma, o conceito de risco epidemiológico pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. 
	
	 
	Ref.: 201001619395
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.

Continue navegando