Buscar

Redação Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709321664)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Identifique o tipo de argumento utilizado no parágrafo abaixo: Anísio cometeu um crime doloso inaceitável, repudiado com veemência pela sociedade, porque desferiu três facadas certeiras no peito de sua companheira, e também porque agiu covardemente contra uma pessoa desarmada e fisicamente mais fraca. Além disso, ele já estava desconfiado do caso extraconjugal da mulher, o que afastaria a hipótese de privação dos sentidos.
		
	
	Analogia.
	
	Autoridade.
	
	Senso Comum.
	
	Oposição.
	 
	Pró-tese.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709357198)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	3- Das afirmativas baixo corrija as alternativas erradas.
		
	
	Não fazer resumo dos fatos, mas sim a narração dos fatos.
	
	cada parágrafo narrar e descrever apenas um (1) fato, sempre que possível acompanhado de uma prova ou de um indício
	 
	Não faça uma narrativa jurídica confusa, use o nome civil das partes, ora usando as nomenclaturas autor e réu. Esse procedimento afeta a clareza textual.
	
	Não se posicione na narrativa jurídica, com a intenção de defender uma tese, isto é, não se justifica, não se fundamenta neste primeiro momento;
	
	Na narrativa jurídica, a repetição da nomenclatura autor e réu faz-se necessária à clareza no texto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709320370)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia o poema abaixo para responder à questão proposta. Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação. A palavra SÓ, usada nos dois primeiros versos da última estrofe, tem, respectivamente, o sentido de: (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação(na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto final. In: MELO NETO, João Cabral de. Agrestes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. P.146
		
	 
	apenas / única.
	
	afinal / exclusiva.
	
	também / ímpar.
	
	aliás / difícil.
	
	então / original.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709376155)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da tipologia textual na produção do texto jurídico, NÃO é possível afirmar que:
		
	
	"Dos fatos", da petição inicial, é um texto predominantemente narrativo.
	
	A narração e descrição podem estar a serviço da argumentação.
	
	A Fundamentação de um determinado ponto de vista exige do argumentador, muitas vezes, que alguns fatos motivadores de sua tese sejam narrados.
	
	Narração, descrição e dissertação podem compor, juntas, um só texto e sua separação só se justifica por razões acadêmicas.
	 
	A descrição consiste em enumerar os fatos e as características que decorrem na linha do tempo para constituir um enredo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709366390)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas a seguir e identifique a que caracteriza o texto dissertativo /argumentativo.
		
	
	Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
	 
	Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.
	
	Os eventos são organizados cronologicamente, com uma estrutura que privilegia os verbos no pretérito perfeito e predicados de ação relativos a eventos que se referem à primeira ou à terceira pessoa. Presença de enunciados que sugerem ação e novos estados.
	
	Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.
	
	Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.

Outros materiais