Buscar

1a Questão gestao do clima empresarial

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	Nesse cenário competitivo em que se encontram as organizações, tendo de passar por processos de fusão, aquisição, terceirização, privatização, downsizing, automações, misturando culturas e reduzindo drasticamente quadros de pessoal, torna-se indispensável a gestão do clima organizacional. Entendemos a importância de cada um desses processos, veja a alternativas que definem downsizing, exceto: 
		
	
	é uma técnica não muito conhecida no mundo e visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e contribuem para a tomada de decisão.
	
	
	 2a Questão 
	
	O clima organizacional mostra-se positivo quando 
		
	
	. 
	
	provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários. 
	 3a Questão 
	
	O clima organizacional refere-se às interpretações 
		
	
	
	
	
	
	do indivíduo e do grupo de certas características ou eventos.
	 4a Questão 
	
	Uma equipe de trabalho motivada faz uma grande diferença em qualquer negócio. Aumenta a produtividade da empresa e contribui para aumentar sua competitividade. O que as empresas estão fazendo para tornar as pessoas satisfeitas e mais motivadas ? Marque a resposta errada.
		
	
	
	
	
	
	
	
	- excluem o sistema de avaliação de desempenho porque ninguém gosta de ser avaliado.
	 5a Questão 
	
	Por que em tantas organizações os serviços são prestados de forma tão deficiente? Porque as pessoas o fazem com um desempenho muito aquém do esperado? Porque são frequentes as reclamações dos clientes externos quanto à qualidade dos atendimentos? Quantos clientes as empresas perdem por não estarem atentas ao seu clima? Refletindo.... Para o funcionário prestar um bom serviço, é preciso que saiba, que possa e que queira fazê-lo. Neste sentido estão corretas as afirmativas: 
		
	
	
	
	Saber fazer é uma questão de conhecimentos, habilidades ou atitudes.
	 6a Questão 
	
	Em toda a literatura encontramos na própria definição da Administração de Recursos Humanos o compromisso com a motivação, satisfação ou bem-estar dos recursos humanos. Assim, compete à Administração de Recursos Humanos:
		
	
	Realizar a avaliação coletiva ou institucional.
	 7a Questão 
	
	Um aspecto desfavorável de um questionário e que pode levar o respondente ao que o autor chama de ¿piloto automático¿ ou seja, responder sem ler o que está sendo perguntado é quando o instrumento está:
		
	
	
	
	
	
	Muito extenso e se torna enfadonho.
	 8a Questão 
	
	Assinale a alternativa que mostra procedimentos totalmente adequados para captar o clima organizacional.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Questionários que podem ser respondidos anonimamente pelos empregados. 
	
	 9a Questão 
	
	A pesquisa de clima organizacional é um instrumento com o objetivo de conhecer o "pensamento" e a percepção que os colaboradores possuem sobre a empresa. Nesta pesquisa são abordados vários temas com esse objetivo. Quais as variáveis mais comumente pesquisadas na pesquisa de clima organizacional? 
		
	
	
	
	
	
	
	
	O trabalho em equipe, reconhecimento, imagem da empresa,a segurança no trabalho; 
	
	 10a Questão
	
	No que diz respeito às variáveis organizacionais avaliadas nas pesquisas de clima, assinale abaixo a única variável que não pode vir a causar insatisfação nos trabalhadores.
		
	
	
	
	
	
	Bom salário

Continue navegando