Buscar

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA E

Prévia do material em texto

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA E – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Parte I
 Na Biblioteca Virtual vocês encontrarão o livro “Gestão Educacional” de Helena Leomir de Souza Bartnik, vocês deverão fazer a leitura do capítulo 3 “Concepções de gestão escolar” (pág. 73 a 102).
 Após a leitura do capítulo sugerido vocês discutirão e responderão aos questionamentos abaixo, entre 10 e 15 linhas.
Quais as principais diferenças entre a gestão autoritária e a democrática no âmbito da esta de educação básica?
Gestão autoritária é ligada a figura central do diretor, onde ele manda e todos obedecem sem importar à diversidade de opinião, o dialogo é a ausente ou inexistente, as ordens do diretor são regras que devem ser cumpridas, pois existe a valorização da hierarquização. Gestão democrática é a participação atuante de toda a comunidade escolar, visando a tomada de decisão coletiva, buscando melhorar a qualidade do ensino e os valores de cooperação e respeito.
Quais são as principais características de uma gestão democrática na escola?
 A gestão democrática ressalta a importância da participação da sociedade nas decisões tomadas, no funcionamento da instituição escolar, onde todos são interessados nos processos formativos do aluno, assim somando idéias e concepções para o melhor resultado do ensino aprendizagem.
Como são as relações interpessoais em uma escola que tem uma gestão democrática? E em uma escola autoritária?
 A escola autoritária possui um sistema de normas, regras, procedimentos burocráticos de controle de atividades a serem desenvolvidas, onde tem se mais ênfase as tarefas a ser executadas do que o própria pessoa. Assim dificultando a participação, causando desinteresse e desmotivação. A democracia por outro lado é onde o gestor deixa de ser o ditador de regras e participa ativamente das decisões junto com os colaboradores da escola e com a sociedade. Possibilita o envolvimento de todos no processo de tomada de decisões organização e funcionamento do trabalho pedagógico e administrativo.
Parte II 
Vocês deverão assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, que reproduz um contexto sociocultural e escolar dos anos de 1950, que tem como referência uma concepção de gestão escolar. Ao assistir o filme, relacione-o com os princípios de gestão autoritária e democrática discutidos na parte I, discuta e responda mais algumas questões, entre 10 e 15 linhas.
Que tipo de gestão escolar predomina na Academia Welton, colégio em que a trama se passa? Em que momentos este tipo de gestão fica mais evidente? 
A gestão escolar que predomina na Academia Welton é do ensino tradicional, uma gestão totalmente autoritária. Em varias cenas do filme fica claro o ensino tradicional. Logo no inicio do filme já vemos uma cena em que apresenta a gestão autoritária, pois inicia- se o filme com o diretor fazendo uma apresentação para os alunos, dizendo os quatros pilares da escola, a tradição, honra disciplina e mérito. Outra cena é quando o diretor bate em Dalton com a régua, uma cena forte, onde se mostra realmente o autoritarismo. Os critérios da escola eram rigorosos quanto às normas e deviam ser seguidas a risca sem que qualquer aluno pudesse se impor, e opinar sobre quaisquer que fossem os assuntos, apenas o diretor da escola tinha o poder de decisão sendo assim tomado cada ato contrário punitivo para que valesse as normas rigorosas da escola.
Notamos que Keating, o professor principal do filme, tem uma postura que diferente da gestão e rotina da escola. Em que aspectos sua postura incomoda os preceitos da escola? Cite, no mínimo, dois aspectos em que seus princípios pessoais e/ou educacionais entram em choque com os da instituição escolar em que atua e comente-os.
 Um dos aspectos que diferencia o professor Keating da gestão da escola é uma das cenas que passa na segunda aula do professor, em que ele pede para um aluno ler um parágrafo do livro. É após a leitura ele diz que aquilo era ruim. Que não gosta do autor e pede para que arranquem as páginas do livro “O autor já era, quero que vocês pensem sozinhos”. A escola não ligava para isso, só queriam ver resultados. 
Outra cena é quando o professor abandona a escola pelo fato que acreditam que através do seu ensino diferenciado, ele influenciava negativamente os alunos. Contudo fica claro que o professor usa métodos diferentes do tradicional, e também usando o método da gestão democrática onde a relação aluno e professor aparece de maneira bem clara e espontânea.

Outros materiais

Perguntas Recentes