Buscar

FISIOTERAPIA EM UTI

Prévia do material em texto

29/04/2018 15:46:39 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201403882554)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A substância existente na superfície interna dos alvéolos responsável por reduzir a tensão superficial e impedir que os alvéolos colabem é o .................................., que é produzido pelas células do epitélio alveolar, chamadas de ..................................
		
	 
	surfactante ¿ pneumócitos tipo I
	
	glicerol ¿ pneumócitos tipo II
	
	líquido alveolar ¿ pneumócitos tipo II
	
	glicerol ¿ pneumócitos tipo I
	 
	surfactante ¿ pneumócitos tipo II
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403162297)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a avaliação segmentar de cabeça e pescoço de um paciente internado em UTI por Acidente Vascular Cerebral hemorrágico o fisioterapeuta observou que as pupilas apresentavam-se simétricas em diâmetro e contorno. Qual opção descreve corretamente o resultado dessa avaliação?
		
	 
	Pupilas isocóricas.
	
	Pupilas anisocóricas.
	
	Pupilas disocóricas
	
	Pupilas em miose.
	
	Pupilas em midríase
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403599026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à avaliação fisioterapêutica do paciente em UTI, assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	A avaliação do paciente internado na UTI engloba a leitura dos registros no prontuário, sendo que o entendimento do hemograma é fundamental pois alterações na série vermelha demonstram déficit na capacidade de transporte de oxigênio e a leucocitose demonstra infecção.
	
	Na inspeção dinâmica são observados o tipo de respiração (torácica, abdominal ou paradoxal); tiragens (que são movimentos de retração da pele durante a inspiração, indicando ser uma respiração tranqüila, com baixa pressão intrapleural); além de dispnéia e sudorese (sinais irrelevantes dentro do contexto da avaliação do paciente).
	
	Paciente com diminuição do nível de consciência tem o reflexo da tosse diminuído, por isso é importante utilizar a espirometria de incentivo para incentivar a tosse.
	
	A escala de coma de Glasgow avalia os pacientes que estão em coma induzido por uso de sedativos.
	
	Em relação aos sons pulmonares os roncos ocorrem em vias aéreas superiores de pequenos calibres, os sibilos ocorrem nos brônquios de grandes calibres e os estertores ocorrem nas vias aéreas de condução.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403774121)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma infecção decorre do desequilíbrio entre a bactéria e o hospedeiro. As infecções hospitalares podem comprometer bastante o prognóstico do paciente, pois a resposta inflamatória pode ser intensa e disseminada produzindo repercussões à distância do local afetado. A taxa de mortalidade pode chegar a 50% a depender do tipo de infecção. Analise as afirmações abaixo a respeito das infecções e marque a resposta correta: I. A SIRS, ou Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica, é uma reação inflamatória generalizada, que deveria ser protetora, porém se transforma em uma reação destrutiva e descontrolada. II. O paciente com sepse é aquele que tem SIRS e está em uso de drogas vasoativas. III. O paciente que está em choque séptico é aquele que tem SIRS com um foco infeccioso documentado ou presumido
		
	 
	Apenas a afirmativa I é verdadeira
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	
	São verdadeiras as afirmativas I e II
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403165899)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A ESCALA DE COMA DE GLASGOW FOI DESENVOLVIDA DURANTE A DÉCADA DE 70 COMO FORMA DE GRADUAR A GRAVIDADE EM PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO (TCE) E PREVER AS CHANCES DE RECUPERAÇÃO DO SEU ESTADO CRITICO, ASSIM COMO NORTEAR DECISÕES CLINICAS. SOBRE ELA RESPONDA:
		
	 
	SUA AVALIAÇÃO DETERMINA O GRAU DE FORÇA MUSCULAR.
	 
	DEVE SER SÓ EM PACIENTES SEDADOS.
	 
	NO GLASGOW ABAIXO DE 8 O PACIENTE FICA APTO PARA A RESPIRAÇÃO ESPONTÂNEA COM A CERTEZA QUE MANTEM A PERMEABILIDADE DE VIA AÉREA.
	 
	NO CASO DE PACIENTES SEDADOS DEVE SER UTILIZADO A ESCALA DE RAMSAY.
	 
	A ESCALA AVALIA TRÊS ASPECTOS: ABERTURA OCULAR, RESPOSTA VERBAL E RESPOSTA MOTORA.

Outros materiais