Buscar

INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504576402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para compreender o processo de criação do conhecimento é importante a utilização de categorias para classificar os diferentes tipos de conhecimento. Segundo Nonaka & Takeuchi, o conhecimento tácito é:
		
	 
	aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos.
	
	aquele que não pode ser armazenado, mas pode ser formalizado em manuais.
	
	aquele disponível com as pessoas e que podemos formalizar em meios concretos.
	
	aquele que nem sempre está disponível, mas formalizado e documentado.
	
	aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504576385)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O grande desafio das empresas é transformar o conhecimento de seus colaboradores, identificando onde e como está armazenado o conhecimento com todos os seus atributos e como recuperá-lo. Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão para o processo de criação do conhecimento, dentre eles a socialização. Sobre socialização é correto afirmar que :
		
	 
	é o processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos.
	
	é a transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos.
	
	é a criação de conhecimento através da educação, da escola, da universidade ou do treinamento formal, envolvendo a todos em uma grande rede social.
	
	é o processo de construção avançado do cohecimento subjetivo e simulado, permitindo somente a troca de conhecimentos implícitos.
	
	é a migração do conhecimento explícito para o cérebro humano através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504750108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete a frase escolhendo o nome do modo de conversão entre tácito e explícito:
I) ____________: Processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
II) ____________: Transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos e mídias diversas, por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
III) ____________: Processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos. Dessa forma, o conhecimento pode ser adquirido de outra pessoa através da observação, imitação ou prática, mesmo sem usar alguma linguagem.
IV) ____________: Processo inverso ao da externalização, de migração do conhecimento explícito para o cérebro humano, através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem. É a incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao 'aprender fazendo'. 
		
	
	Socialização - Externalização - Combinação - Internalização
	 
	Combinação - Externalização - Socialização - Internalização
	
	Externalização - Socialização - Internalização - Combinação
	
	Internalização - Combinação - Socialização - Externalização
	
	Socialização - Externalização - Internalização - Combinação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504750176)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual. Identifique a única alternativa que NÃO pertence às condições básicas para o desenvolvimento da espiral:
		
	 
	Dependência
	
	Redundância
	
	Caos criativo
	
	Intenção
	
	Flutuação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504782619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nesses últimos anos, assistimos a muitas mudanças e transformações. Testemunhamos guerras e a paz entre continentes. Vimos grandes potências surgirem no mundo empresarial, da mesma forma que assistimos a outras tantas desaparecer. Embora ouçamos sempre dizer que as mudanças são necessárias, por que há tantas resistências? I- pela maneira inadequada como são implantadas. II - porque ninguém gosta de mudança. III -pelo medo do novo, do que é desconhecido, do que não é familiar. IV - porque resistências sempre fazem bem às mudanças. V - pelo medo de fazer contato com as pessoas São corretas somente as afirmativas:
		
	
	( ) I, II e V
	
	( ) II , III e IV
	
	( ) I apenas
	
	( ) I e IV
	 
	( ) I e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504780991)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante do cenário atual onde a inovação tecnológica se configura como verdadeiro potencial competitivo no mercado, as empresas precisam aprender a utiliza-la como um fator estratégico. Podemos classificar a inovação Tecnológica como :
		
	
	Metabusca na internet
	
	radical e parcial
	
	um processo
	 
	incremental e radical
	
	um motor de busca
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504576899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando observou durante meses os raios atravessarem objetos e deixarem impressões em chapas fotográficas, o alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), pensou erradamente que eles não tinham nada a ver com a luz, chamando-os de um tipo "x" de raios. Depois, o americano Thomas Alva Edison (1847-1931) criou um instrumento com tela fluorescente que deixava ver a radiografia ao vivo. Considerando o texto dado, podemos afirmar que:
		
	 
	O alemão descobriu os raios-x e o americano inventou um aparelho de raio-x.
	
	Os dois cientistas nos deram duas grandes invenções.
	
	Nenhum dos dois tem qualquer mérito, pois outras pessoas já haviam pesquisado sobre o assunto.
	
	O alemão é um grande inventor e o americano um grande inovador.
	
	Os dois cientistas inovaram.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504576896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cientista Alexander Fleming estava em seu laboratório checando algumas culturas de bactérias estafilococos. Uma dessas culturas ficou desprotegida por alguns dias e acabou contaminada por um fungo. Fleming percebeu algo muito incomum: na região ao redor do fungo, as bactérias estafilococos, super perigosas, haviam desaparecido por completo. Nas outras partes do recipiente, que não tinham sido contaminadas pelo fungo, tais bactérias continuavam crescendo. Depois de inúmeros testes, ele concluiu que o fungo continha uma substância poderosa, a qual deu o nome de "penicilina", devido ao fungo Penicillium Chrysogenum Notatum. Considerando o texto apresentado, que relata uma experiência real realizada por Alexander Fleming, é possível afirmar que:
		
	 
	trata-se de uma descoberta.
	
	trata-se apenas de uma experiência, que garantiu importantes invenções.
	
	trata-se de uma invenção.
	
	nada demais, pois qualquer um poderia casualmente observar e tirar conclusões.
	
	trata-se de uma inovação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505080461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Paulo Roberto Motta," as organizações inovadoras possuem maior flexibilidade na sua estrutura: as fronteiras administrativas e as divisões internas são mais ambíguas e fluidas, permitindo a livre circulação de ideias e encorajando iniciativas individuais; constroem uma nova cultura em que a unidade e a diversidade convivem simultaneamente como forças de agregação." (Fonte: Transformação Organizacional: a teoria e a prática de inovar) Assim, pode-se afirmar que as organizações que buscam estruturas organizacionais flexíveis devem ser:
		
	
	burocráticas e mecanicistas.tayloristas e holográficas.
	
	tayloristas e burocráticas
	
	mecanicistas e atomizadas.
	 
	atomizadas e holográficas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505080441)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo dos sistemas de informação é apresentar os fluxos de informação, estabelecendo vinculações com o processo decisório e dando pleno suporte aos gestores responsáveis pela gestão de processos. Nesse contexto, considere as seguintes ações. I - Determinar os requisitos de informação para a tomada de decisão. II - Localizar e registrar os dados necessários à produção da informação. III - Manipular e resumir os dados de modo a produzir os relatórios de informação necessários. IV - Prover a avaliação da informação. V - Confrontar a informação produzida com as necessidades de informação por parte da unidade operacional superior. Quais devem ser executadas pelo gestor a fim de maximizar a eficiência da gestão?
		
	
	Apenas III, IV e V.
	 
	I, II, III, IV e V.
	
	Apenas II e IV
	
	Apenas I e V
	
	Apenas I, II, III e V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes