Buscar

A Scoda aeronáutica resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Scoda aeronáutica Localizada na cidade de Ipeúna, interior de São Paulo que hoje carrega o sobre nome de seu criador, começou com a venda de uma marca norte americana, onde ate então a Edra adquiria no mercado internacional e revendia no mercado nacional. Devido ao grande sucesso desse negocio inicial, a Scoda não só revendia mas também começou a investir na aprendizagem de pilotos criando uma escola para pilotos, já que a mesma tinha as aeronaves disponivéis. Assim começa o crescimento continuo de uma empresa que viria a se tornar futuramente a maior no cenário brasileiro quando se diz respeito à aviação, e formação de profissionais da area. Em meio a tantos sonhos e realizações a empresa se tornou não só uma empresa de fabricação de aeronaves mais hoje é a maior no ramo de treinamentos e formação de pilotos, manutenção e fornecimento de peças, com uma infra-estrutura completa e atualizada proporciona um ensino e treinamento de qualidade para aqueles que querem entrar no ramo de aviação.
Depois de muito esforço, coragem e dedicação a empresa possui 2 carros chefes, o Dynamic WT9, e o Super Petrel LS um dos maiores projetos criado pelo Rodrigo inspirado em modelo de hidroavião Frances do ano de 1983, feito de madeira e só podia pousar na água. Porém o modelo mais tarde conhecido como Super Petral LS “anfíbio”, tinha seu diferencial. Reconhecendo então o potencial de aeronave executou um projeto, no qual foi o seu trabalho de conclusão de curso na época, com a ajuda do engenheiro e piloto Fernando Abbud, Rodrigo criou a aeronave anfíbia, mas moderna e desenvolvida. Que diferente do modelo atual, além de matérias diferentes como compósitos, nada mas é que a mistura de fibras de carbono e fibras de aramida, que combinadas conclui- se que as deficiências de uma , acaba sendo compensadas pelas qualidades da outra, esse modelo não só pode pousar em água, como em terra. Tornando- se bem diferente do modelo original. No ano de 2001 surgi sua primeira versão, porém ainda sem certificação da norma internacional. A certificação do Super Petrel no Brasil, e nos Estados Unidos só chegou de fato no ano de 2013, permitindo ainda que a empresa reajustasse o preço que passou de U$$ 90 mil, para U$$ 150 mil. A Certificação era o sinal verde que precisava para que a Edra, continue seguindo os planos de expansão como a criação de uma outra versão do Super Petrel agora com quatro lugares, e a construção de uma nova fábrica. Lembrando que o modelo produzido pela Soda é totalmente Brasileiro, feito por mãos brasileiras, apenas as partes mecânicas, da aeronave é importada.
Ouro modelo é a Dynamic WT9, foi criado ainda no período de desenvolvimento da expertise (competência ou qualidade de especialista), quando o foco era a montagem de aeronaves, o modelo é produzido em parceria com uma empresa da Eslovaquia, onde o modelo foi desenvolvido, e a Scoda é responsável por nada menos que 61% do processo de produção, sob licença. Trata-se de uma aeronave pequena, pertence ao grupo da categoria leve e esportiva “cross croutry”. O modelo mais conhecido por sua asa baixa com elevada razão de aspecto e perfil afilado são o que há de melhor em termos de eficiência aerodinâmica, razão de planeio e estabilidade. No mercado desde 2003 e com mais de 600 aeronaves produzidas, o Dynamic WT9 é a aeronave ideal para uso pessoal ou executivo, assim como para a formação básica e avançada de pilotos.
Em meio a tudo isso, podemos definir e concluir sem dúvida alguma que a Scoda Aeronáutica é a melhor e maior empresa no ramo de aviação brasileira, com profissionais capacitados, infra estrutura indiscutível pois também possui em sua sede uma aeródromo próprio e um heliponto noturno para treinamentos específicos , e com vários prêmios como no ano de 2002 - Reconhecida como a Empresa mais comprometida e dedicada à marca Schweizer; no ano de 2005 – Reconhecida como Empresa Aeronáutica Exemplar em Segurança de Vôo; e a mais recente premiação a do ano de 2015 – Premiada no Seminário Internacional de Compósitos com o terceiro lugar na categoria Aplicação pela inovação, design e aplicabilidade. Concluímos que a força de vontade, o querer, e os estudos nos levam a lugares imagináveis, pois foi apenas com o querer que Rodrigo Scoda conseguiu em meios as dificuldades e as barreiras chegar ao alto patamar da sociedade com sua empresa que hoje é a maior.

Outros materiais