Buscar

Estudo Prova I Resumo Livro Empreendedorismo Regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão e Empreendedorismo - Prova I
LIVRO EMPREENDEDORISMO REGIONAL
Empreendedorismo: Atividade que permite criar, manter e fazer crescer uma empresa lucrativa; processo inovador; uma nova produção de bens ou serviços, aproveitando-se uma oportunidade com todas as suas consequências; novas iniciativas de negócios inicialmente concebidas e em seguida desenvolvidas; maneira de ver as coisas e um processo para criar e desenvolver atividades econômicas com base em risco, criatividade e inovação de gestão, no interior de uma organização nova ou já existente.
Tipos de empreendedorismo:
O que cria uma nova empresa;
O que retoma uma empresa já existente;
O que visa um mercado existente;
O que visa um novo mercado.
Empreendedorismo regional: Provoca a criação de novos valores nos mercados regionais, tais como novas estruturas de produção e criação de novos bens ou novas localizações.
Empreendedorismo em alguns países:
América do Norte: ligado estreitamente a ética protestante definida por Max Weber, ou a uma abordagem utilitarista e positivista de Jeremy Betham.
França: Busca segurança no amparo de diversas leis e normas de operação.
Bélgica: Formado em geral por PME’s mais ou menos conservadoras;
Japão: Se aproxima do distrito industrial italiano; baseado na cooperação entre PME’s para diferentes funções, como compras; baseado em níveis de subcontratação.
Ásia: Formado por milhares de pequenas empresas com funções bem definidas em uma hierarquia que abrange micro, pequenas, médias e grandes empresas.
África: Informal e comunitário, conta com a presença importante de mulheres e apoia-se parcialmente em cotizações ou no microcrédito.
Razões que configuram o perfil dos empreendedores:
Inato: Qualquer história de empreendedorismo começa com as características inatas do indivíduo, que aparece nos primeiros anos de vida, aonde é o período da aquisição da confiança em si, da autonomia sobre a dúvida, do sentido de iniciativa sobre a culpabilidade e da identidade sobre a confusão de papéis.
Adquirido: Escola, amigos e mais tarde o ambiente de trabalho exercem um papel no aprendizado e na experiência. A formação e as experiências profissionais afetam os comportamentos e preparam para certas atividades mais do que para outras.
Consolidado: O empreendedor consolidado sofre três tipos de influências, sendo elas, afetivas (que vem principalmente da família); simbólicas (transferência de modelos); sociológicas (envolvimento gradual em um meio). Essas influências fazem do empreendedor um ser plural e coletivo que se constrói aos poucos, sem necessariamente vocação particular.
Razões para abrir uma empresa:
Vontade de aproveitar a oportunidade que se apresenta;
Necessidade de criar o próprio emprego.
Tipos de empreendedores:
Empreendedor de Reprodução: Muda pouco e cria ainda menos valor. Se contenta em reproduzir o que já viu em outro lugar, sua gestão é tradicional e seus empregados são pouco numerosos.
Empreendedor de Imitação: Não cria muito valor novo, mas é fortemente influenciado por essa criação.
Empreendedor de Valorização: Desenvolve rotinas de gestão e garante a fidelidade de seus clientes, procede a mudanças cada vez mais importantes na prestação do serviço que oferece e adota uma estratégia mais ativa.
Empreendedor de Aventura: Cria empresas sobre uma inovação importante, mas na maior parte das vezes muito arriscada.
Cinco estágios de uma empresa:
Iniciação: Mais ou menos longa, pode ser forjada pela família e é enriquecida pela informação disponível no meio.
Maturação: Se desenvolve de maneira mais ou menos consciente, junto com as aspirações e os objetivos do empreendedor potencial. Tais objetivos evoluem a medida que o projeto se concretiza ou que a empresa se constrói, é estimulado pela apreensão das necessidades do mercado ou pela insatisfação no trabalho.
Decisão: Pose ser gradual ou súbita, a depender das circunstâncias, disponibilidade de local, recursos humanos e equipamentos, acesso à subsídios ou financiamento.
Finalização: Ocorre quando a empresa começa a fazer os primeiros passos, produzir os primeiros bens ou prestar os primeiros serviços, quando o empreendedor dá os primeiros passos para dirigi-lo.
Consolidação: Descreve a velocidade de ação no mercado e a necessidade de recursos para atuar no mesmo. Pode aumentar ou diminuir de acordo com os comportamentos do empreendedor e de sua empresa.
Manutenção do espírito empreendedor:
Manter o faro: para aproveitar as oportunidades de negócios, permitindo manter a chama para continuar a mudar.
Conservar certa paixão: Estar convencido que o mercado sempre acabará aceitando suas novidades.
Adquirir experiência: se tornar melhor preparado parar tomar decisões.
Poder contar com apoio constante de pessoas próximas: Dá ao empreendedor a possibilidade de testar, amadurecer, completar, reconfigurar e consolidar sua intuições e outras ideias que ainda não definiu bem.
Conservar o espírito de liderança: Ter sempre o prazer em dirigir que permitiu, no início da empresa, que o empreendedor mantivesse a fé no projeto e fosse capaz de improvisar para superar os obstáculos imprevistos que surgiram continuadamente de todos os lados. Isso fará com que seus empregados votem confiança a si.
Renovar o senso de iniciativa: Continuar proativo e perseverante.
Ter certa humildade diante da sorte: Ter o sentimento de que nada jamais está definido e de que ele deve sempre estar pronto para qualquer eventualidade.

Outros materiais