Buscar

AV1 SAÚDE DO TRABALHADOR

Prévia do material em texto

1 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Tal concepção, se aplicada à área da Saúde do Trabalhador nos leva a reflexões que apontam para: (Ref.: 201301715158)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	A condição de saúde do trabalhador depende de aspectos da organização do trabalho, bem como de aspectos sociais e individuais.
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
		2.
	
		Leia o trecho a seguir: "De janeiro a julho deste ano, o número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro diminuiu 97% na comparação com igual período de 2013. Até o dia 12 de julho, foram 6.035 casos suspeitos da doença e cinco mortes. No ano anterior foram 212.231 casos e 39 mortes" (Jornal do Brasil, 04/08/2014). Relacionando a reportagem com as ações de promoção da saúde, assinale a alternativa correta: (Ref.: 201301715160)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	O ambiente de trabalho deve ser um espaço de promoção da saúde, pela função multiplicadora dos trabalhadores.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		3.
	
		A Saúde do Trabalhador surge nos anos 80 no Brasil, em um movimento iniciado por volta da década de 60 em países ocidentais, marcado "pelo questionamento do sentido da vida, o valor da liberdade, o significado do trabalho na vida, o uso do corpo, e a denúncia do obsoletismo de valores já sem significado para a nova geração" (Mendes, 1991, p. 344). Como característica da Saúde do Trabalhador, assinale a opção correta: 
 (Ref.: 201301316390)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	Tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde através de ações de assistência e vigilância dos ambientes de trabalho. 
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		4.
	
		(Concurso público N°010/2014 EBSERH HUPAA-UFAL) O que foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde?  (Ref.: 201301715251)
		1 ponto
	
	
	
	
	Um marco na formulação das propostas de mudanças no setor Saúde do Brasil, em 1986.
	
	
		5.
	
		A conceituação da Saúde do trabalhador bem como a definição do seu campo de atuação são estabelecidas pela: (Ref.: 201301715301)
		1 ponto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lei Orgânica de Saúde.
	
	
	
	
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		6.
	
		Segundo a Lei orgânica da saúde, a saúde do trabalhador é definida como ¿um conjunto de atividades que se destina, por meio de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos de agravos advindos das condições de trabalho¿. Assinale a alternativa que esse conjunto de atividades não abrange (Ref.: 201301212573)
		1 ponto
	
	
	
	
	Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição do serviço ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver ótimas condições para a vida ou saúde do trabalhador
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		7.
	
		Avalie as asserções a seguir: 
A história da saúde do trabalhador no Brasil coincide com o contexto social, político e econômico, especificamente com a evolução das Políticas Públicas da Saúde, Trabalho e Aposentadoria. 
PORQUE 
A Saúde do Trabalhador passa a ter uma nova definição e delineamento institucional a partir da Constituição Federal de 1988, com a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS). Delineava-se, assim, ações de vigilância epidemiológica e sanitária, promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho. 
Analisando a relação entre as duas proposições, assinale a opção correta: 
 (Ref.: 201301316675)
		1 ponto
	
	
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		8.
	
		As Normas Regulamentadoras (NRs) foram geradas a partir do tema segurança e medicina do trabalho do cap. V da Consolidação das Leis Trabalhistas. As NRs compõem, ao lado de outros dispositivos, o conjunto de instrumentos utilizados na área de Saúde do Trabalhador. Sobre as características das NRs, assinale a opção correta: 
 (Ref.: 201301317760)
		1 ponto
	
	
	
	
	As Normas Regulamentadoras orientam empregadores e empregados sobre o cumprimento de normas de segurança.
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		9.
	
		Analise as seguintes afirmativas concernentes à Norma Regulamentadora 4 (NR4) Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. I. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) têm como finalidade prestar assistência médica individual ao trabalhador. II. É considerado Técnico de Enfermagem do Trabalho para fins da NR4 o profissional portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de enfermagem do trabalho expedido por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo ministério da educação III. Essa Norma estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que tenham empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A partir dessa análise, pode-se concluir que estão corretas  (Ref.: 201301209717)
		1 ponto
	
	
	
	
	apenas as afirmativas II e III
	Faltam 5 minutos para o término da prova.
	
	
		10.
	
		Considerando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é correto afirmar que seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças (Ref.: 201301209711)
		1 ponto
	
	
	
	
	decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes