Buscar

Exercício 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Saúde do Trabalhador surge nos anos 80 no Brasil, em um movimento iniciado por volta da década de 60 em países ocidentais, marcado "pelo questionamento do sentido da vida, o valor da liberdade, o significado do trabalho na vida, o uso do corpo, e a denúncia do obsoletismo de valores já sem significado para a nova geração" (Mendes, 1991, p. 344). Como característica da Saúde do Trabalhador, assinale a opção correta: 
		
	
	As ações de saúde são centradas na figura do médico, que é responsável pela prevenção, promoção e assistência aos trabalhadores.
	
	Tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde através de ações de assistência e vigilância dos ambientes de trabalho. 
	
	Este modelo mantém o referencial da Medicina do Trabalho, pautado em uma visão mecanicista.
	
	Este modelo tem como objetivo a adaptação física e mental dos trabalhadores aos setores de trabalho.
	
	Como principal objetivo, visa o controle dos riscos ambientais através de ações de higiene dos ambientes de trabalho. 
	
	 2a Questão (Ref.: 201301655158)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Leia o texto a seguir: A empresa X atua no ramo calçadista e possui atualmente 1000 funcionários. As reuniões de acompanhamento da produção ocorrem semanalmente com todos os gerentes. Na última reunião, o gerente do setor de colagem comentou que alguns trabalhadores vem apresentando coceira nas mãos e no corpo durante a jornada de trabalho. Como ação para esta situação, o gestor decide contratar um médico para diagnosticar os trabalhadores e sanar os sintomas. Considerando a conduta tomada pelo gestor, assinale a alternativa correta: 
		
	
	A conduta do gestor está pautada na Saúde ocupacional, pois a investigação do agravo é realizada por profissionais de saúde de diferentes áreas.
	
	A conduta do gestor indica uma ação preventiva no ambiente de trabalho, que visa a evitar novos adoecimentos.
	
	A conduta do gestor responde à visão da Medicina do trabalho, visto que seu foco consiste no pronto retorno do trabalhador ao seu posto de trabalho.
	
	A conduta do gestor mostra uma ação conforme a área da Saúde do trabalhador, pois pretende analisar o processo de trabalho para encontrar as causas do agravo.
	
	A conduta do gestor visa a promoção da saúde, pois viabilizará aos trabalhadores conhecerem a causa da coceira.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301715251)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	(Concurso público N°010/2014 EBSERH HUPAA-UFAL) O que foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde? 
		
	
	Conferência que unificou o sistema de saúde no Brasil. 
	
	Conferência que operacionalizou o atendimento público da saúde no Brasil. 
	
	Um plano de reorientação da assistência médica no Brasil ocorrido na década de 80. 
	
	Um marco na formulação das propostas de mudanças no setor Saúde do Brasil, em 1986.
	
	Um movimento de reforma sanitária ocorrido na década de 70. 
	
	 4a Questão (Ref.: 201301283099)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza. 
		
	
	As opções I, II e III estão corretas;
	
	Estão corretas as opções I e IV; 
	
	As opções II, III e IV estão corretas; 
	
	Apenas a opção IV está correta;
	
	 5a Questão (Ref.: 201301326078)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Bernardino Ramazzini foi um médico italiano. Desenvolveu seus estudos como professor de Medicina na Universidade de Pádua, na Itália, de 1700 até sua morte. Sobre sua contribuição à Ciência, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Escreveu sobre a "asma dos mineiros", conhecida e muito estudada nos dias de hoje, chamada silicose. 
	
	Após visitar alguns locais de trabalho (galerias de minas), descreve aspectos dos trabalhadores expostos ao chumbo, mercúrio e poeiras.
	
	Descreveu doenças de aproximadamente 50 ocupações, desenvolvendo a anamnese na escuta dos trabalhadores adoentados. 
	
	Escreveu sobre intoxicação pelo mercúrio e revelou que elementos químicos, como o zinco, podem também estar presentes no organismo. 
	
	Descreveu o quadro clínico da intoxicação por chumbo de trabalhadores de mina, além de epidemias em que as relacionava a fatores sociais e ambientais. 
	
	 6a Questão (Ref.: 201301326076)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Os diferentes serviços de saúde no trabalho (Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador) possuem diferentes características. Assinale a alternativa que aponta as características corretas de: I Medicina do Trabalho / II Saúde Ocupacional / III Saúde do Trabalhador, respectivamente: 
		
	
	I Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância / II Ações de saúde intersetoriais / III Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI. 
	
	I Ações de saúde com foco multidisciplinar / II Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI / III Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância. 
	
	I  Atuação intersetorial / II  Participação direta dos trabalhadores em questões de trabalho / III Ações centradas na figura do fisioterapeuta. 
	
	I  Ações centrada na figura do fisioterapeuta / II  Ações prioritariamente de promoção da Saúde / III Ações fortes de vigilância. 
	
	I Ações de saúde por parte de pessoas da confiança do empresário / II Ações de saúde com foco multidisciplinar / III Ações de saúde intersetoriais. 
	
	 7a Questão (Ref.: 201301326081)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	A Revolução Industrial consistiu em um período de grande relevância para a história do trabalho. Neste momento histórico, intensifica-se o cenário em que o homem vende sua força de trabalho submetendo-se ao ritmo acelerado da produção do capital. Sobre as consequências da Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta: 
		
	
	Diminuição do trabalho artesanal.
	
	Desenvolvimento de máquinas e tecnologia.
	
	Aumento da produção em menor tempo. 
	
	Aumento da poluição.
	
	Diminuição de acidentes e doenças do trabalho

Outros materiais