Buscar

5 tanatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402401281)
	12a sem.: O cliente terminal e a enfermagem
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	É indiscutível que o contato constante com pacientes em fase terminal e que vivenciam as etapas do processo de morrer, deixa a equipe de enfermagem sujeita a estresses físico e psicológico. Assim, alguns profissionais elaboram tipos de defesa para suportar a carga psíquica, dentre elas: I) Despersonalização: Qualquer paciente é igual a outro qualquer. Evita-se o vínculo afetivo. II) Evitação: Evita-se a intimidade para evitar angústia com o sofrimento do paciente. Mantém-se um distanciamento. III) Distanciamento: Os sentimentos têm que ser controlados, o envolvimento refreado e as identificações perturbadoras são evitadas. IV) Negação: Estabelecimento de desempenho das tarefas e padronização de condutas. O ritual cumpre a função de reduzir ansiedades. V) Redução da responsabilidade: Parcelamento e fragmentação das tarefas. Não se define de maneira clara quem é responsável por que tarefa e por quem. 
		
	
	As afirmativas I e II são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	
	As afirmativas II e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro.
	
	As afirmativas III e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro
	
	As afirmativas II, III e IV são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403258744)
	11a sem.: CLONE: A família e a morte do paciente terminal
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O luto é uma reação considerada normal diante de perdas de pessoas amadas, no entanto, algumas pessoas podem evoluir para um luto fora do normal, quando isso ocorre é chamado de luto patológico. Segundo Melanie Klein, o luto normal e o patológico se contratam pelo grau e não pela estrutura. Com relação as fases do luto normal responda V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
		
	
	A fase de desejo de busca é aquela que busca pela figura perdida; algumas pessoas acreditam ver a pessoa, sentir seu cheiro
	
	A fase de organização acontece quando o indivíduo começa a refazer sua vida; encontra novas motivações para viver.
	
	 Na fase de desorganização a pessoa desenvolve sintomas semelhantes a desorganizações mentais
	
	Choque é a fase que acontece até algumas horas ou semanas após o evento da morte.
	
	A fase de choro convulsivo é a que acontece na hora do óbito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402368579)
	2a sem.: Morte através da História
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Concepção de Morte no Oriente I) vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. II) é enfrentada de forma lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo. III) é vivida de forma pacífica: através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória. IV) são procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. V) é um estado de transição e principalmente de evolução, para o qual deve haver um preparo: a morte é apenas uma iniciação numa outra vida. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	III, IV e V
	
	II, III e V
	
	I, II e III
	
	I, III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402323726)
	11a sem.: PACIENTE TERMINAL E A QUESTÃO DA MORTE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo Elisabeth Kubler-Ross (1991), existe cinco estágios no processo de morte e morrer: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.Marque a questão correta.
		
	
	Primeiro estágio - negação e isolamento:São mecanismos de defesa temporários contra a dor psíquica diante da morte, que variam em intensidade e duração dependendo de como o paciente e as pessoas ao seu redor lidam com essa dor. O paciente pode buscar vários médicos em busca de um diagnóstico contrário ao primeiro. A pessoa nega os motivos ou causas para a sua morte, ou pode procurar iludir-se, fazer de conta que não está acontecendo com ela. 
	
	Não há diferenças entre os estágios.
	
	Terceiro estágio - depressão: Aparece quando o paciente toma consciência da perspectiva da morte. É uma atitude evolutiva: a negação, a revolta e as barganhas não resolveram, surge então o sofrimento e a dor psíquica da realidade da morte
	
	Segundo estágio - barganha: A maioria delas é feita com Deus e normalmente, mantida em segredo. A pessoa implora que Deus aceite sua ¿oferta¿ em troca da vida: uma vida dedicada à igreja, aos pobres, à caridade... 
	
	Quarto estágio - aceitação: Já não há desespero e nem negação da realidade, é um momento de repouso e serenidade do paciente. É importante permitir que o paciente e a família alcancem esse estágio de aceitação com Terceiro estágio - barganha: 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403023260)
	9a sem.: Atendimento ao paciente terminal adulto
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. No primeiro momento, em que o paciente pediu para morrer, caso a médica fizesse o que o paciente pediu: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer?¿, ela estaria incorrendo em que ato? Marque a proposição correta: 
		
	
	Mistanásia, pois para o paciente ter chegado a esse ponto de sofrimento foi certamente por falta de assistência adequada;
	
	Eutanásia passiva, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Ortotanásia, pois com tanto sofrimento é natural e um direito de se terminar com o sofrimento. 
	
	Eutanásia ativa, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural;
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.

Outros materiais