Buscar

História do Handebol: Origens e Evolução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a relação entre os Romanos e o tipo de jogo chamado de "Harpastum“?
 R= Harpastum, também denominado em certas fontes históricas como Harpustum, era um jogo de bola, disputado com os pés e mãos, jogado pelos romanos, muito popular em Roma durante 700 a 800 anos. Era utilizada uma bola pequena, do tamanho de um punho cheio, talvez das mesmas dimensões de uma bola de softball, fabricada com um material de que não chegou registo aos nossos dias, mas que todas as fontes indicam de grande consistência, que tornavam o esférico duro e um pouco pesado. 
Quem foi o professor dinamarquês Holger Nielsen e qual seu papel na história do handebol? 
 R= O Prof. dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras. Na mesma época dos tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol. Todavia, o handebol como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha.
 Porque o jogo conhecido com Hazena era considerado semelhante ao handebol atual?
 R= Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras. Na mesma época dos tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”.
Quem foi o professor alemão Karl Schelenz e qual sua influência na criação do handebol moderno?
 R= o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou a modalidade para a Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1920 o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou a modalidade como desporto oficial. Cinco anos mais tarde, Alemanha e Áustria fizeram o primeiro jogo internacional, com vitória dos austríacos por 6 a 3

Outros materiais