Buscar

A Norma Regulamentadora NR17 temo como objetivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Norma Regulamentadora NR17 temo como objetivo: estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente a todos trabalhadores. 
Assim, é a NR17 que regulamenta a ergonomia do ambiente de trabalho e visa essencialmente o conforto, a diminuição de lesões e o aumento da produtividade dentro das empresas. 
Esta norma regulamentadora é de suma importância, uma vez que, as maiores doenças laborativas são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores se submetem. Alguns exemplos seriam trabalhos realizados em pé durante toda jornada, atividades que necessitam de esforços repetitivos e tarefas de levantamento de cargas entre outras atividades que exigem o esforço físico. 
Portanto, além de proporcionar o cuidado com a saúde do trabalhador, é importante que os empreendedores tenham consciência de que o desconforto no ambiente de trabalho pode gerar também baixa produtividade para as empresas. Logo, o descumprimento da NR 17 não é vantajoso para o empregador e nem para o empregado. 
O não cumprimento da NR 17 pelos empregados e pelos empregadores pode acarretar em inúmeras consequências; 
Caso seja constatada alguma irregularidade durante a fiscalização nas empresas, estas sofrerão notificação especifica, e será estipulado prazo de 1 a 60 dias para que sejam realizadas as correções. De corrido o prazo da notificação, será realizada outra inspeção, se houver a continuidade da irregularidade inicia –se o procedimento para aplicação de multa é empresa e está poderá responder processos perante a justiça do trabalho. 
Caso o descumprimento seja do empregado será caraterizado ato faltoso e ele estará suscetível a penalidades previstas na legislação, podendo chegar a ser demitido por justa causa. 
Portanto, é extremamente importante que as empresas deem a devida atenção á aplicação da ergonomia dentro do ambiente de trabalho, afim de se evitar futuros problemas.
A NR 17 está estruturada em:
1 LEVANTAMENTO, TRANSPORTE E DESCARGA INDIVIDUAL DE MATERIAIS 
2 MOBILIARIO DOS POSTOS DE TRABALHO
3 EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
4 CONDIÇOES AMBIENTAIS DE TRABALHO
5 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Anexos:
TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECK – OUT
TRABALHO EM TELEATENDIMENTOTELEMARKETING

Outros materiais