Buscar

EXERCICIOS PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA VAMOS EXERCITAR!!!!
AULA 1 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
 1) Para melhor fundamentação teórica e prática do fazer profissional na Psicologia Comunitária, a definição do que seja comunidade torna-se importante. Os estudos de Bader Sawaia, Regina Helena Freitas Campos e outros profissionais são importantes para essa definição. Para tais autoras e seus interlocutores, comunidade se caracteriza por, EXCETO:
 A) Abranger todas as formas de relacionamento marcadas por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral (…) e continuidade no tempo.
B) Fundamentar-se no homem e na mulher, vistos em suas totalidades e não neste ou naquele papel que possam desempenhar na ordem social. 
C) Ter como elemento vital o fazer e pensar coletivos, destituído das individualidades que o compõe. 
D) Fusão do sentimento e do pensamento, da tradição e da ligação intencional, da participação e da volição. 
E) Sua base cotidiana de objetivação sustentada na relação face a face e no espaço geográfico.
GABARITO: LETRA C
2) A Psicologia Comunitária tem-se esboçado, ao longo dos anos, como uma área aglutinadora de discussões teóricas e de práticas, produzidas por profissionais psicólogos reunidos, por exemplo, no GT – Psicologia Comunitária da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia. Evidenciando como práticas adotadas no enfrentamento das problemáticas dos campos de atuação, os trabalhos profissionais realizados têm acontecido, EXCETO com: 
A) Grupos e setores específicos, como meninos e adolescentes em situação de risco, migrantes, moradores de bairros na zona da violência urbana.
B) Processos de envelhecimento e condições alternativas de sobrevivência psicossocial. 
C) Populações urbanas somente, cujos problemas diferem do restante das populações da América Latina.
 D) Jovens diante de um quadro desolador de falta de perspectiva de emprego e, consequentemente, de redução de suas possibilidades de convivência social saudável. 
E) Situações de risco na área da saúde e em DST/AIDS
GABARITO LETRA C
3) Como uma das possíveis marcas da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária, pode-se ter: 
A) A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.
 B) A busca da autogestão como única maneira de termos as comunidades vivendo sua autonomia em nossa sociedade.
 C) A definição junto às ONGs de como devem agir na solução imediata dos problemas sociais que atingem apenas parte de nossa população.
D) A orientação das comunidades urbanas marginalizadas em como se conscientizarem de direitos, já que não se organizam sozinhas. 
E) A definição de ações político-partidárias como únicas capazes de garantir a tomada de consciência da realidade vivida.
GABARITO LETRA A
AULA 2 - OS PILARES DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
1 ) O psicólogo que trabalha com grupos atendidos pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), atua no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos do PAIF são: a prevenção e o enfrentamento de situações de risco social; fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; promoção de aquisições sociais e materiais às famílias, visando fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e de comunidades. É CORRETO afirmar que, nesse programa, cabe ao psicólogo a análise:
a) da demanda; caracterização do grupo; planejamento conjunto das atividades; escolha de técnicas de dinâmica de grupo que estimulem a participação; acompanhamento e avaliação das atividades grupais; e avaliação do programa social. 
b) da integração regional das ações, no campo do micro e macrossistema de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade, compatibilizando ações no campo da psicologia social e intervenções econômicas.
a) da normatização das atividades de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade social e das contribuições dos movimentos sociais, identificando alternativas psicológicas de intervenção. 
b) de políticas públicas dirigidas para o setor, conhecimento das características do bairro para definir o público-alvo; análise do cronograma de desembolso financeiro dos órgãos de fomento e definição de proposta avaliativa.
 c) dos trabalhos desenvolvidos nos ambulatórios que dão suporte para a saúde da população atendida, bem como sua articulação com o planejamento de atividades.
Comentário: a) 
A) A alternativa “a” está fundamentada pelos princípios de intervenção do psicólogo desde a perspectiva psicossocial comunitária que inclui a análise da demanda da comunidade, que pode ser realizada a partir de um levantamento de necessidades. O conhecimento e a caracterização da comunidade com a qual se pretende trabalhar são de extrema importância para o planejamento das atividades. Diferentes técnicas podem ser utilizadas nesta etapa, como entrevistas com informantes chaves e líderes comunitários, grupos focais.
O planejamento das atividades em conjunto com a comunidade destaca a importância do empoderamento dos diferentes atores sociais no planejamento e execução das atividades. As atividades são definidas em conjunto com a comunidade e não apenas pelos técnicos de saúde, estabelecendo um tipo de relação mais horizontal entre profissionais e usuários. Os processos participativos a nível comunitário geram maior autonomia e comprometimento da população com as intervenções propostas.
As atividades de grupo são extremamente efetivas nas intervenções comunitárias já que permitem uma maior conscientização do grupo sobre os problemas associados ao seu contexto social, o que auxilia no processo de pensar estratégias coletivas para a solução de problemas comuns. Além disso, a intervenção grupal permite um confronto de identidades, o que auxilia no processo de identificação grupal e, ao mesmo tempo, em um processo de maior subjetivação individual.
Os psicólogos têm um papel ativo e, assim como a comunidade, transformador. Assim, deve existir um espaço de crítica e construção dos programas sociais para esta população específica. 
B) Não poderia existir a letra “b”, principalmente porque que “intervenções econômicas”, não são primariamente responsabilidade dos psicólogos no SUAS.
C) A idéia não é normatizar as atividades de atendimento e muito menos normatizar as contribuições dos movimentos sociais, que tem sua autonomia e história. A idéia, ao contrário, é a promoção e criação de novos espaços e formas de cuidado.
 D) O objetivo do trabalho dos psicólogos no PAIF não está associado à análise do cronograma de desembolso financeiro dos órgãos de fomento e definição de proposta avaliativa. A parte financeira e de avaliação econômica para o SUAS não é de responsabilidade dos psicólogos que trabalham na assistência.
E) O trabalho do psicólogo dentro dos CRAS não está associado a uma atenção ambulatorial dos problemas de saúde. Este trabalho deve ser realizado pelos psicólogos que trabalham no âmbito da saúde.
AULA 3 - RELAÇÕES COMUNITÁRIAS
1) “O trabalho profissional da Psicologia Comunitária junto à comunidade evidencia relações de dominação que podem privilegiar um saber sobre os demais.” Nessa perspectiva, é correto afirmar que tais atividades profissionais devem considerar, entre outras questões: 
A) O direcionamento das relações de autonomia e gestão para um modo de ser que o saber universitário domina. 
B) O estreitamento entre o diálogo intra-universitário com as diferentes áreas da própria universidade.
C) A utilização da licença, obtida junto a comunidade que demanda a ação da psicologia, como única sustentadora do que fazer no campo de intervenção.
D) A ajuda direta e o redimir das populações pobres da comunidade. 
E) Um prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem, ao saber dos outros. GABARITO: LETRA E
2) Citando Raul Seixas, observe:“Sobre o que é amor Sobre o que eu nem sei quem sou Se hoje sou estrela, amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor Lhe tenho amor Lhe tenho horror Lhe faço amor Eu sou um ator Prefiro ser esta metamorfose ambulante”
O texto trabalha um importante tema ao qual o Psicólogo Social Antônio Ciampa, entre outros, tem se dedicado em seus estudos. Trata-se da: 
A) Subjetividade. 
B) Personalidade. 
C) Afetividade. 
D) Identidade. 
E) Contemporaneidade. 
GABARITO: LETRA D
AULA 4 – IDEOLOGIA
1) A respeito da psicologia comunitária brasileira, assinale a afirmativa correta. (fgV - AJ I (TJ AM)/TJ AM/Psicologia/2013) 
A) A psicologia comunitária sofreu importante influência da corrente histórica da psicologia norte-americana. 
B) O desenvolvimento teórico da psicologia comunitária no Brasil se deu a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro, durante os anos 1970.
C) A disciplina psicologia comunitária era fortemente comprometida com as discussões teóricas desenvolvidas pelas novas tendências da Psicologia Social. 
D) A atuação direta nas comunidades não teve importância significativa para o desenvolvimento da psicologia comunitária. 
E) O desenvolvimento da psicologia comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada.
COMENTÁRIO:
A - FALSA. A psicologia social norte-americana é academicista, e não priorizava a transformação social, nem a atuação junto às parcelas mais pobres da população. 
B - FALSA. A sistematização teórica da psicologia comunitária se fez necessária através das diversas experiências de inserção dos psicólogos na comunidade, durante a década de 70, em vários estados do Brasil, não apenas no Rio de Janeiro.
C - FALSA. A psicologia comunitária surge do questionamento dos próprios psicólogos, especialmente daqueles envolvidos com a docência, sobre o papel da psicologia e sua possibilidade de intervenção nos problemas sociais, no contexto histórico da ditadura. D - FALSA. A psicologia comunitária surge a partir da atuação dos psicólogos em comunidades.
E - VERDADEIRA. A princípio, o trabalho dos psicólogos em comunidade era feito de forma voluntária, ou ligado a atividades de docência. Com o passar do tempo, a psicologia comunitária consolidou-se como área de atuação, abrindo uma nova oportunidade de inserção profissional do psicólogo.
2) Sobre a perspectiva da psicologia social comunitária, considere as afirmações abaixo. (UFU/MG - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE – 2014 - DAA).
 I. Parte do pressuposto de que o conhecimento se produz na interação entre o profissional e os sujeitos investigados. 
II. Utiliza-se, sobretudo da metodologia da pesquisa experimental, na qual testa as hipóteses a respeito da relação de causa e efeito. 
III. Em termos políticos, questionam-se todas as formas de opressão e de dominação, buscando práticas de autogestão.
IV. É uma área da psicologia social que estuda o conceito de realidade e comunidade no sistema de saúde coletivo. É correto apenas o que se afirma em: 
A)II e III. 
B)I e II. 
C)II e I V. 
D)I e III.
COMENTÁRIO: 
Afirmativa I: VERDADEIRA. Em psicologia comunitária valoriza-se a produção de conhecimento a partir da intervenção psicológica na comunidade. 
Afirmativa II: FALSA. O paradigma experimental é utilizado na Psicologia Social tradicional, norte-americana, abordagem criticada pela Psicologia Comunitária, que valoriza métodos mais qualitativos e participativos.
Afirmativa III: VERDADEIRA. Um dos focos do trabalho em comunidade é o empoderamento da comunidade no sentido de lutar por melhores condições de vida e pelo pleno acesso aos direitos sociais e isso se faz através do desvelamento das formas de dominação e opressão a que essa comunidade está submetida. 
Afirmativa IV: FALSA. A Psicologia Comunitária não estuda o conceito de realidade no sistema de saúde coletivo.

Outros materiais