Buscar

Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
EDINNE JESSICA LUSTOSA CESAR
ESTUDO DIRIGIDO
TERESINA-PI
2016
RESPOSTAS
Um arco reflexo contém cinco componentes básicos, são eles: Receptor- Os receptores variam de localização no organismo, porém todos apresentam uma função em comum: captar alguma energia ambiental e transformá-la em potenciais de ação. Por exemplo, receptores da retina captam luz, os da pele captam calor, frio, pressão, receptores do fuso muscular captam estiramento, etc Nervo Sensorial-O nervo aferente conduz o potencial de ação gerado pela ativação do receptor para o SNC penetrando na medula espinhal por meio das raízes dorsais. Sinapse: poderá ser única no reflexo monossinaptico ou várias no reflexo polissinaptico Nervo motor: O nervo eferente conduz potenciais de ação do SNC para o órgão efetor deixando a medula a partir da raiz ventral. Órgão alvo: É o órgão efetuador, normalmente um músculo, capaz de produzir a resposta motora reflexa.
Sinapses são regiões de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células, que podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares. As sinapses elétricas fazem a propagação elétrica entre as células através de canais que interligam as mesmas, com um retardo nulo na transmissão. Fisiologicamente, essas sinapses atuam na atividade sincronizada de grupos de neurônios, células musculares lisas ou cardíacas.
As sinapses elétricas fazem a propagação elétrica entre as células através de canais que interligam as mesmas, com um retardo nulo na transmissão. Fisiologicamente, essas sinapses atuam na atividade sincronizada de grupos de neurônios, células musculares lisas ou cardíacas. Esses canais têm uma condutância que varia de acordo com o tipo de proteína constitutiva, por onde passam solutos de baixo peso molecular que irão levar os sinais de uma célula à outra. Por terem este contato íntimo entre as células através de junções abertas, a sinapse elétrica permite o fluxo livre de íons em uma transmissão muito mais rápida do que a que ocorre na sinapse química, além de não poder ser bloqueada.
O homúnculo é a representação diagramática proporcional do corpo do animal em relação as partes destes, representadas no córtex somestésico e motor. Homúnculo sensitivo: área somestésica, localizada no giro pós-central. Homúnculo motor: área motora, localizada no giro pós-central.
Reflexos Mioáticos: São característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos ou tendões. É controlado pelo receptor fuso muscular presente nos músculos esqueléticos. Reflexos Mioáticos Inversos: É controlado pelo órgão tendinoso de golgi que é um receptor de estritamento localizado no tendão do músculo. Cada órgão tendinoso tem um nervo sensorial que conduz os potenciais de ação para o sistema nervoso central informando ao mesmo sobre o grau de fadiga muscular.
Fuso muscular é um receptor sensorial proprioceptivo em forma de fuso composta por feixes de fibras musculares modificadas contidas dentro de uma cápsula fibrosa. Estão dispostos paralelamente às fibras musculares extrafusais e respondem às variações no comprimento das fibras musculares. As suas fibras, as fibras intrafusais, são do tipo fibra com saco nuclear e fibra com cadeia nuclear. Tônus muscular é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tônus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
Via neoespino-talâmica, trata-se da via clássica de dor e temperatura, tem a característica da dor ser localizada do tipo dor em pontada. Via paleoespino-talâmica, Esta via é responsável por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crônico, correspondendo a dor em queimação. Via de pressão e tato protopático, Originam axônios que formam radiações talâmicas que atingem a área somestésica do córtex, levando receptores de pressão e tato situados no tronco e nos membros. Via de propriocepção consciente, tato epicrítico e sensibilidade vibratória, permite reconhecimento de forma e tamanho de objetos colocados nas mãos. Vias de propriocepção inconsciente, São as vias que levam ao cerebelo os impulsos originados na musculatura e nos tendões. Vias de Sensibilidade Visceral, os impulsos originados nas vísceras são geralmente inconscientes, relacionando-se com a atividade reflexa. 
Vias piramidais, passam pelas pirâmides bulbares, tem o mesmo valor funcional do trato cortiço-espinal, diferindo de transmitir impulso aos neurônios motores do tronco encefálico. Vias extrapiramidais, exercem influência sobre os neurônios motores da medula.
O sistema nervoso central divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos. O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois sistemas aumentam a secreção.
No entanto é importante ressaltar que os dois trabalham em harmonia para a coordenação da atividade visceral adequando o funcionamento de órgãos as diversas situações no qual é submetido. 
O Parassimpático apresenta ação sempre localizada em um órgão ou região do organismo. Já o simpático possui uma localização mais difusa atingindo vários órgãos. 
Divisão Ontogenética: É baseada no desenvolvimento do homem. Nesta divisão, consideramos o cérebro dividido em: lobo anterior, lobo posterior, lobo flóculo nodular. Divisão filogenética: Esta divisão se baseia no desenvolvimento do cerebelo, considerando desde os seres mais simples até os mais complexos.
Aumento da transpiração, diminuição dos movimentos peristálticos, aumento da frequência cardíaca,
dilatação das pupilas e aumento da pressão arterial.
Dilata a pupila/ Contrai a pupila;
Inibe a salivação/ Promove a salivação;
Inibe a secreção/Estimula a secreção;
Aumenta os batimentos cardíacos/ Diminui os batimentos cardíacos;
Relaxa os brônquios/ Contrai os brônquios;
Inibe a atividade do estômago e pâncreas/ Estimula a atividade do estômago e pâncreas;
Relaxa a bexiga/ Contrai a bexiga;
Promove a ejaculação/ Promove a ereção;

Outros materiais