Buscar

A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola em plena Contrarreforma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Companhia de Jesus foi fundada por Santo Inácio de Loyola em plena Contrarreforma, no ano de 1534. Ele, em conjunto com um grupo de estudantes da Universidade de Paris, fizeram votos de obediência à doutrina da Igreja Católica e foram reconhecidos por bula papal em 1540.
 
Analise a ação da Companhia de Jesus no Brasil identificando a clientela que atendiam, a forma como se dava esse atendimento e os objetivos do trabalho.
Teve seu início em 1549, na colônia Portuguesa da Bahia, comanda por esses padres jesuítas. A companhia de jesus construiu 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários. Também tinham várias escolas menores que ensinavam a ler e escrever, com isso conseguiram se instalar em praticamente todos os povoados. Eles ensinavam o modelo europeu, mas principalmente pregavam o catolicismo para os índios. Além de fortalecer a igreja que sofria uma queda na quantidade de fiéis na Europa, e que estava perdendo seu poder politico, a intenção foi ensiná-los no modelo de igreja-estado, ou seja, que a igreja respondesse não só a parte de instruir os índios e colonos, mas decidisse o que fosse de respeito da administração dessas futuras colônias. Porém, não eram tolerados desvios dessa doutrina e se fosse necessário, aplicavam-se castigos para que alcançasse o maior número de purificados nos preceitos da igreja.
Pombal foi implacável. Expulsou a Companhia de Jesus de todo o Império, fechou suas escolas e proibiu que fossem usados seus métodos pedagógicos e seus materiais de ensino a partir de 1759.
 
A partir do que você apreendeu na aula, julgue a ação de Pombal.
Foi uma manobra muito inteligente. Com o poder dos jesuítas nos seus mais de 200 anos de colonização do Brasil, eles acumularam riqueza, cargos importantes na politica e comandavam uma área muito grande no que correspondia a o que era certo e errado. Isso começou a entrar em contradição com o que a coroa Portuguesa desejava, em um momento que o iluminismo estava com uma grande força na Europa. já não interessava a Portugal manter esses padres em sua maior colônia, e com a crise econômica que passava o país, foi crucial para Portugal expulsar os jesuítas do Brasil e reascender a sua economia.

Outros materiais