Buscar

ESTUDO DIRIGIDO- PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Psicologia Experimental
Profª Natália Menescal
Daysiane Naiva
João Henrique
Karine Fonseca
São Luís- MA
2018
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
PSICOLOGIA- 3º PERÍODO/ NOTURNO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL PROFª: NATÁLIA MENESCAL
ALUNOS: DAYSIANE NAIVA; JOÃO HENRIQUE; KARINE FONSECA.
(ESTUDO DIRIGIDO)
O behaviorismo apresenta Watson (1879-1958) como seu principal fundador. Quais foram as principais contribuições de Watson ao propor uma ciência do comportamento?
Por acreditar ser possível, prever e controlar toda conduta humana com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias de Pavlov, sobre o condicionamento. Mas, nem toda conduta individual pode ser detectada seguindo esse modelo teórico. Por isto, a proposta de Watson era abandonar o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da psicologia até então mentalista, para o comportamento observável. Ele também ajudou no rompimento da psicologia com a filosofia.
Sabemos que desde o Manifesto Behaviorista dirigido por Watson o behaviorismo tem passado por várias alterações. Skinner (1904-1990) é o principal autor a contribuir com esta nova visão, quais as características do novo tipo de behaviorismo proposto por Skinner?
Skinner entende o comportamento (os comportamentos privados também) como respostas públicas dos organismos. Eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, a ciência do comportamento. Skinner era radicalmente anti-mentalista, uma vez que considerava não pragmáticas as noções internalistas que compões várias teorias psicológicas existentes. Apesar disso, ele nunca negou em sua teoria a existência dos processos mentais, apenas defendeu que é improdutivo procurar nessas variáveis a motivação das atitudes humanas.
Quais os cuidados e vantagens ao se estudar problemas psicológicos em laboratório?
Notamos que as vantagens são que no laboratório temos o auxílio de vários aspectos de aprendizagem, que nos ajudam a desenvolver um vocabulário adequado ao objeto que está sendo estudado. O ambiente controlado no laboratório facilita também o exame de uma coisa por vez. E os cuidados que mesmo depois de termos estudado o comportamento, não podemos esperar que sejamos capazes de interpretar qualquer ocorrência de comportamento fora do laboratório.
Uma análise do comportamento não enfatiza respostas isoladas, mas se preocupa em analisar quais são as contingências destas respostas. Quais são os componentes da contingência de três termos? Fale sobre cada um deles. 
O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. Skinner dizia que o organismo teria em seu comportamento três tipos: P.D.F. (Padrão Fixo de Ação); Comportamento Respondente (inatos ou aprendidos) e Operantes (100% inatos). Segundo Skinner, o homem será influenciado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais, tendo como parâmetro teórico o Selecionismo. A unidade básica para se estudar um comportamento operante é a tríplice contigência representada por Sant- R-Sconseq.
	
= Estímulo antecedente (é quando o contexto me dá informação de algo que vem antes)
R= Comportamento (Comportamento)
= Estímulo consequente (o que é causado por algum evento ou o que acontece como resultado dele)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais