Buscar

AD 2 Alfabetização 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD 
(Data limite para entrega 17/10/2017) 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 (AD2) – 2017.2 
Disciplina: Alfabetização 2 
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo 
Aluno (a): Yasmin D’ Addazio de Oliveira
Matr.: 17112080277
Polo: Três Rios
Questão 1:
	A nova geração está cercada pela tecnologia de diferentes formas, agradando a todos os gostos. O acesso à informação instantânea, jogos online, redes sociais e diferentes outros recursos, deslumbram os jovens e as crianças com mais intensidade do que nos adultos, além do domínio por parte dos mais novos sobre a tecnologia ser maior, já que estão nascendo inseridos nela.
	A alfabetização tradicional não vislumbra com brilho, uma vez que as crianças têm acesso a um mundo totalmente diferente e mais encantador, e que o conteúdo escolhido é apenas o da diversão.
	Aliar a tecnologia as práticas de ensino, mesclar os dois mundos conota grande avanço na educação, e também passa suma importância para as crianças, já que o ambiente pode tornar-se mais interativo e atratativo.
	Nos dias de hoje contamos com diversos aplicativos que auxiliam na sala de aula, bem como plataformas educacionais que propiciam interação com atividades e até mesmo contato virtual com demais pessoas. Isso traz maiores opções aos professores, ampliam a sala de aula com os conteúdos de forma bem mais atrativa e funcional. Mas sabemos que nem todas instituições dispõe de um bom material/laboratório de informática bom para ser utilizado, com isso, temos recursos mais simples que fazem agrados da mesma forma.
	O uso de tecnologias mais simples também são muito úteis no processo de alfabetização. A tecnologia se dá por diferentes formas. O uso do rádio com músicas ou histórias contadas, e da televisão, em um programa interativo ou em um vídeo, como o DVD, despertam interesse e animam a sala de aula.
	É importante que os professores estejam preparados para as tecnologias, para que possam fazer uso das mesmas na sala de aula de forma a ter boa participação e com intuito de evitar o espaçamento que a escola vem criado com os alunos, fazendo com que as crianças cada vez mais estejam desinteressadas em aprender os conteúdos.
	A tecnologia já está inserida na vida dos jovens, atualmente é difícil encontrar um jovem que não possua celular ou computador, ou até mesmo acesso a eles. O difícil mesmo é achar jovens que estão conectados de forma à auxiliarem na própria educação.
	Os professores ainda não recebem a tecnologia de forma tão positiva. E nem poderiam, afinal, os aparelhos celulares que são tão importantes para os alunos em diversas questões são proibidos nas salas de aula, o que vem tornando a vida dos professores mais complicada ainda, já que as brigas ocasionadas entre docentes e alunos pelo uso do celular dentro das salas de aula é frequente.
	Além disso, ainda não vemos professores que procuram ampliar-se na tecnologia de forma a melhor ajustar o ensino, a dar um jeito novo de passar conhecimento. E com isso, vemos que a cada vez mais a escola vem se afastado do aluno, de forma que alguns ainda a frequentam por serem obrigados pelos pais. O que é muito triste de se observar, já que o conhecimento é uma fonte linda que deve ser ampliado sempre, e a escola tem grande participação nessa função. Portanto toda tecnologia deve vir de encontro a ajudar os professores no estímulo a suas aulas, trazer esses conhecimentos de forma que o aluno se aproxime e tenha interesse em trabalhar junto, pois do contrário podemos ver que o aluno só vem perdendo o interesse em frequentar a escola e estudar.
Questão 2:
Vamos primeiramente definir projeto: reúne propostas para consagrar uma ação que parte de uma operação de interesse ou indagação do presente. Agora, pedagógico: Define composto de métodos educacionais, utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. 
Assim, o projeto pedagógico parte do interesse de todos, com relação de interação e colaboração, e que também aproveita a experiência de todos. Além do papel do professor, que serve de intermediário entre o aluno e o conhecimento, que é parte essencial do processo sociointeracionista. Sendo assim, o Projeto Pedagógico tem grande relação com a concepção sociointeracionista.
Questão 3:
Projeto: Conhecendo meus dentes.
Justificativa: Diante do interesse dos alunos de descobrir mais sobre seus próprios dentes e devido muita curiosidade e muitas dúvidas, resolvo propor este projeto para que possamos realizar bons estudos juntos.
Objetivos: Compreender a importância dos dentes na nossa boca; Entender por quê higienizar os dentes corretamente; Como realizar a higiene dos dentes; Entender por quê os dentes caem;
Atividades:
	Texto sobre a importância dos dentes trabalhando curiosidades e dúvidas em uma roda, oralmente.
	Imagens ilustrativas sobre a higiene dos dentes
	Vídeo musical do castelo Rá Timbum sobre escovação dos dentes.
	Praticar a escovação dos dentes.
	Vídeo do Ticolico “Por que os dentes caem?”
	
	Criar porta escovas para as crianças, deixando que elas decorem.
Estratégias:
	Trabalhar o texto “Cuidado com os dentes” (http://escolakids.uol.com.br/cuidado-com-os-dentes.htm ) ao chão, fazer a leitura explicando os pontos ao máximo, estar disposto a responder eventuais dúvidas, fazer perguntas que irão interagir com as crianças, como “Todos nós temos dentes? Quantos dentes temos? Para que servem nossos dentes?” assim por diante.
	Imprimir em papel adesivo as imagens (https://www.altoastral.com.br/wp-content/uploads/2016/08/crianca-fio-dental-1.jpg / e/ http://3.bp.blogspot.com/-9qWwtAwLcQ0/VhVUHX-4khI/AAAAAAABFb4/tw-XtqQrulI/s1600/escovando_os_dentes.jpg) adesivá-las na parede (preferência no local onde as crianças escovam os dentes), ler para as crianças cada processo acompanhando a visualização as figuras. Após a leitura e compreensão dos alunos, fazer a escovação em si para que os alunos possam observar como é e após, permitir que eles fação a própria escovação, repetindo os processos aprendidos. Professor deve estar disponível para ajudar, sempre orientando e relembrando os passos para uma boa escovação. 
	Durante ou após o processo fazer a reprodução do vídeo musical do Castelo Rá Timbum escovando os dentes (https://www.youtube.com/watch?v=ViT6V7xN-zk ) para diversão dos alunos.
	Perguntar aos alunos por quê os dentes caem? E se seus dentes já caíram? E deixar que os alunos conversem entre si de modo que cada um exponha seu conhecimento e sua história. Depois de ouví-los, reproduzir o vídeo do Ticolico “Por que os dentes caem?” (https://www.youtube.com/watch?v=n-1kPztFu1g) estando aberto a dúvidas sobre algumas questões não entendidas. 
	Criar em sala um porta escova de dentes para todos os alunos com materiais que tenham disponíveis, trazendo de casa e/o utilizando materiais oferecidos pela escola, deixando que os alunos participem da confecção. 
	Conseguir junto aos pais ou a escola, escova para todos os alunos para que possam deixar guardado na escola e ser utilizado durante a rotina.
Imagem meramente ilustrativa (https://i.pinimg.com/originals/f9/d5/6c/f9d56c338762bd41fa40566ed6a460c7.jpg)
	Jogo extra para diversão: (http://www.smartkids.com.br/content/puzzles/images/758/original/higiene_bucal_memoria.png) 
Formas de registro:
	Feitos a partir de fotos e vídeos dos momentos com os alunos durante os processos, além dos papel adesivos impressos e do porta escovas feito com os alunos.
Resultados:
	O resultado é visto durante o projeto, com o interesse cativante das crianças em aprender sobre os próprios dentes, com curiosidades e dúvidas, além de observar que escovar os dentes se torna algo importante para eles, o que antes não era. A longo processo veremos se o comportamento continua o mesmo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais