Buscar

AV2 de Arte, Educação e Música

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Leia com atenção e marque a alternativa correta. O que significa musicalizar-se?
Alternativas:
a) O ato ou processo de musicalizar é tornar-se insensível à música, de modo que, ao ouvi-la, a pessoa seja indiferente. 
b) O ato ou processo de musicalizar é tornar-se sensível apenas a um determinado tipo de ritmo, o samba. 
c) O ato ou processo de musicalizar é saber ler partituras, fazer composições e participar de coral. A pessoa musicalizada se torna sensível à música.
d) O ato ou processo de musicalizar é tornar-se sensível à música, de modo que, internamente, a pessoa reaja, mova-se com ela. A pessoa musicalizada não se torna indiferente à música.
2) Henrique tem aulas de música em sua escola de ensino fundamental I. Marque a única alternativa correta.
Alternativas:
a) Com a lei nº 2732/2008, o ensino de música nas escolas torna-se obrigatório em todo o país, mas não exige a formação profissional específica para os professores que irão ministrar estas aulas.
b) Com a lei nº 2732/2000, o ensino de música nas escolas torna-se obrigatório em todo o país, a partir do ano de 2013, com a obrigatoriedade de que o professor que for ministrar estas aulas tenham formação específica de música.
c) Com a lei nº 2732/2008, o ensino de música nas escolas torna-se obrigatório em todo o país, a partir do ano de 2015, mas não exige formação profissional específica para os professores que irão ministrar estas aulas.
d) o ensino de música nas escolas sempre foi obrigada em todas as escolas brasileiras, com a obrigatoriedade de que o professor que for ministrar estas aulas tenham formação específica de música.
3) Assinale a alternativa correta. Roberta gosta muito de passear por uma reserva florestal próxima de sua casa. No passeio, no contato com a natureza, ela ouve o som de uma cachoeira, dos pássaros cantando, mas também, mesmo distante da cidade, uma freada de um veículo que passa pela BR e o sino de uma igrejinha que tem ali por perto. Estes sons (cachoeira, pássaros, freada e sino) são respectivamente:
Alternativas:
a) som cultural, natural, cultural e natural.
b) som natural, natural, cultural e cultural.
c) som natural, cultural, cultural e cultural.
d) som natural, natural, cultural e natural.
4) Durante uma aula de Música, com uma turma de 1º ano do ensino fundamental, a professora Vera pede que seus alunos façam uma pesquisa de sons, retirados de alguns objetos que deixa próximo dos alunos. Nestes objetos há latas, sinos, caixas de papelão fechadas, apitos, etc., onde os alunos poderão explorar diferentes tipos de sons. Quais são os Parâmetros dos sons? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) sons naturais e sons culturais.
b) a musicalização.
c) altura, duração, intensidade e timbre.
d) duração, intensidade e timbre.
5) Marque a alternativa que apresente os conteúdos mais coerentes de algumas propostas de ensino de música, que melhor definem os conteúdos que devem ser trabalhos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Alternativas:
a) propiciar momentos apenas de apreciação auditiva de músicas da mídia ler e copiar partituras e fazer dublagens.
b) propiciar momentos de apreciação auditiva, cantar para e com a criança, realizar jogos que permitam a percepção de variados sons, aumentar o leque de conhecimento acerca da discografia adequada à criança, realizar pesquisa de sons, conhecer os parâmetros dos sons, utilizar brinquedos sonoros, perceber as fontes sonoras, conhecer sons naturais e sons culturais, dentre outros.
c) propiciar momentos de relaxamento, realizar jogos que permitam a percepção de variados sons, montar coral, utilizar a música para realização de hábitos como escovar os dentes, ficar na fila etc., utilizar a música como fundo para realização de tarefas rotineiras, conhecer, ler e fazer partituras, conhecer sons naturais e sons culturais.
d) propiciar momentos de apreciação auditiva, de músicas apenas da mídia e cantá-las, utilizar a música para realização de hábitos como escovar os dentes, ficar na fila etc., utilizar a música como fundo para realização de tarefas rotineiras e formar músicos mirins.

Outros materiais