Buscar

vanguardas históricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Aluno: Eduardo Valois da Silva Neto
Matrícula: 11223607
Vemos nas vanguardas do cinema, uma grade histórica de fatores que contribuíram com desenrolar do cinema. Tivemos o expressionismo, a indústria Alemã do cinema, O cinema soviético entre outros.
O expressionismo vem de correntes oriundas da cultura erudita, onde no final do século XIX encontravam se em declínio, pois com a internacionalização de culturas vindas de outros continentes através do advento da tecnologia e isso enfraqueceu o mercado erudito e abrindo espaço para as vanguardas.
Era incalculável o indivíduo do século XIX imaginar os efeitos da vanguarda, pois vivam sobre regra da cultura erudita, que era predominantemente na Europa e totalmente isolada ao restante do globo. As vanguardas vieram e revolucionaram uma época totalmente desprovida de senso cultural e foi uma ferramenta importantíssima pra o que o cinema se estruturasse e chegasse ao patamar atual.
Vimos que as principais vertentes das vanguardas foram: expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, abstracionismo, dadaísmo e surrealismo. Essas vertentes vanguardas mudaram quase por completo, a forma de o indivíduo observar as artes. Fugindo assim, da regra monoúnica e expandindo para um universo múltiplo e diverso.
Sem contar também do advento da fotografia! Que trouxe uma revolução pra sociedade que até hoje é impactada por esta ferramenta tão contemporânea!
A vanguarda teve suas correntes que de certa forma, causaram impacto negativo no conceito de alguns, como o surrealismo, dadaísmo e o futurismo. Pois pregavam a separação entre a Arte e a sociedade. A arte é indiferente a qualquer elemento exterior a ela mesma, devendo existir por si própria, buscando-se, ao fazê-la, o extremo da qualidade técnica e conceitual que a obra pode adquirir, ficando em segundo plano a preocupação com o sentido ou a mensagem.
Também havia pessoas que se maravilhavam com as vanguardas. O exemplo do Cubismo, Construtivismo, Neoplasticismo, Suprematismo, Abstracionismo e Concretismo. Pois estes visavam adequar a arte à “nova sociedade” do século XX. No meu acreditar, as vanguardas históricas é algo muito extenso, pois abrange um universo imaginário muito extenso e talvez infinito. Jamais poderemos decifrar este âmbito em nossas vidas.

Outros materiais