Buscar

IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE NA VIDA DO HOMEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE NA VIDA DO HOMEM
"O homem nasce puro, mas a sociedade o corrompe" Rousseau. O Enigma de Kaspar Hauser nada mais é do que uma pequena comprovação dessa tese afirmada por Rousseau. Nele, o autor do filme tenta no mostrar o quando a sociedade infere no nosso modo de pensar, agir e até mesmo na nossas questões biológicas. 
	Kaspar Hauser foi um menino que foi criado em um calabouço com um contato mínimo com a sociedade, tendo apenas o necessário para sobreviver. Logo depois, o mesmo é colocado a viver em sociedade, e ai começa toda a temática que o filme tenta passa ao seus telespectadores. 
	Ele é encontrado em situações caóticas, onde não consegue nem mesmo se situar no espaço ou até mesmo andar. Seu estranhamento em meio aquele novo mundo que ele foi inserido é evidente, pois não consegue nem mesmo comer carne, algo que é julgado por muitos como algo natural do ser humano. 
	Fica então essa questão da importância da sociedade na vida do ser humano. Julgamos que várias coisas no nosso dia a dia é algo natural da natureza, porém o filme deixa uma grande dúvida sobre esse tema. Temos uma natureza real ou ela é formada através da sociedade em que vivemos? Até por que no filme, Kaspar Hauser começa a criar a sua subjetividade, a sua “visão de mundo” a parti do convívio em sociedade. 
	Logo, a afirmação de Rousseau ganha um grande peso. O que seria de nós, seres pensantes se não estivéssemos inseridos em um contexto social? Se não tivéssemos o contanto inicial com a família? Vivemos em sociedade por que somos racionais ou somos racionais por que vivemos em sociedade? O filme traz uma grande perspectiva sobre esse tema. 
	Deste modo, levando em consideração o pensamento de Rousseau, podemos inferir que o pensamento humano é como uma memória de computador vazia, que só é preenchida quando o mesmo entra em contato com os meios que a forçam a utilizá-los, caso contrário, permanece vazia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes