Buscar

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
6a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	
	
	
	
	
	 
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47
Jesus Cristo
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para este filósofo, a concepção de tempo é fundamental e sua filosofia apresenta claramente essa questão ao ver o tempo como um elemento fundamental em sua construção filosófica. Sua crítica decorre do fato de que muitos desconsideram o tempo real, aquele realmente vivido e passível de análise. Em sua obra, este filósofo analisa que o tempo não é passível de ser calculado, por isso sua visão acerca dele é diferente de outras. O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de cálculo e análise. O filósofo vê uma multiplicidade de momentos ligados uns aos outros por uma unidade que os atravessa como um fio, uma representação que exprime a multiplicidade e a unidade como concepções antagônicas onde a diferença está na possibilidade de ênfase em um ou outro dos aspectos já mencionados. Assim, assinale a alternativa que corretamente apresenta o nome do pensador que é autor da teórica mencionada neste enunciado:
		
	 
	Bergson.
	
	Marx.
	
	Bachelard.
	
	Comte.
	
	Husserl.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A qual filósofo podemos atribuir o seguinte pensamento: ¿a intenção é abordar aquilo que escapa à ciência, a realidade viva e em constante transformação, analisar um pensamento vivo, pois para ele a vida não estava sujeita às quantificações das ciências exatas. Sua filosofia seria a da vida.¿?
		
	
	Adorno
	 
	Henry Bergson
	
	Karl Marx
	
	Ronald Dworkin
	
	John Rawls
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais características do pensamento filosófico formulado por Henri Bergson foi a crítica ao racionalismo, que é uma tradição muito importante para a filosofia ocidental. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define a crítica de Bergson ao racionalismo.
		
	 
	Ao pensar o tempo também como uma construção psicológica e individual, Bergson criticou um dos principais conceitos do racionalismo moderno.
	
	Ao criticar a tradição do sofisma grego, Bergson defendeu as ideias dos filósofos racionalistas, como, por exemplo, Platão e Aristóteles.
	
	Ao fundamentar sua reflexão filosófica no conceito de verdade. Henri Bergson criticou o ceticismo epistemológico característico da tradição racionalista.
	
	Ao definir a matemática como a ciência mais importante, Bergson propôs o rebaixamento epistemológico da filosofia.
	
	Ao defender que a razão é o principal atributo da natureza humana, Bergson negou a tradição filosófica fundada na antiguidade por Sócrates.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Filósofo que propõe uma análise do tempo e que o divide em tempo real e tempo vivido, ambos concepções de uma mesma realidade mas diferentes em suas atuações na vida dos indivíduos.
		
	
	Claude Cartier
	 
	Henry Bergson
	
	Sigmund Freud
	
	Charles Proudhon
	
	Emile Zola
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o pensamento de Henry Bergson podemos afirmar que:
		
	
	O passado é algo mutável
	 
	O tempo se desdobra constantemente em presente e passado, entendendo o presente como algo que passa e o passado como algo que se conserva.
	
	O tempo e o espaço são entendidos como iguais
	
	O presente é um ponto fixo no universo
	
	O tempo real é aquele que não sofre mutação, extremamente inconstante.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Filósofo que percebeu a importância do tempo em suas análises, Henry Bergson se dedicou a analisá-lo como elemento muito importante em sua construção filosófica. Para ele:
		
	
	O tempo não se desdobra em momentos diferentes e não é possível estabelecer os espaços de passado e presente.
	
	Cada instante que passamos compõe nosso presente e irá unir-se aos elementos que fazem parte de nossa vida naquilo que chamamos de futuro.
	 
	O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de compreensão.
	
	Podemos calcular o tempo de acordo com nossas propostas de análises e nossos interesses a partir de uma visão capitalista.
	
	O tempo era algo imutável e vivido da mesma forma por todos os indivíduos em todos os lugares, o que lhes permitia sempre ter concepções idênticas.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Henry Bergson, a concepção de tempo é fundamental e sua filosofia apresenta essa questão ao ver o tempo como um elemento fundamental em sua construção filosófica. O filósofo francês dividiu o tempo em duas dimensões. A primeira o tempo seria qualitativo e por isso mesmo se torna incompreensível para a lógica, não sendo passível de análise. A segunda o tempo seria quantitativo e por isso é passível de ser medido. Respetivamente é acertado afirmar, segundo Bergson, que o tempo pode ser pensado na relação:
		
	
	Tempo dimensionado e tempo científico.
	
	Tempo sentido e tempo apreendido;
	
	Tempo físico e tempo aprendido;
	
	Tempo vivido e tempo sentido;
	 
	Tempo vivido e tempo físico;
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando analisamos o tempo que passou, nossa infância e os aspectos que fizeram parte desse período de nossas vidas, nos vem à mente questões e reflexões que ficaram no nosso passado e, muitas vezes, devido a correria de nosso dia-a-dia, deixamos de nos lembrar desses pequenos detalhes. De acordo com a análise de Henry Bergson a respeito da concepção de tempo, o tempo vivido, é correto afirmar :
		
	
	O tempo vivido se une ao tempo físico e ambos dão conta de todo o nosso tempo, mas o tempo físico não é passível de medição.
	
	Para Bergson, passado e futuro são totalmente distanciados e cada um pode ser apreendido somente no seu tempo.
	
	Ao analisarmos o tempo vivido e o tempo real, percebemos claramente a junção de ambos na concepção de vida do indivíduo e como fazem parte de um futuro possível de ser analisado e quantificado.
	
	O tempo vivido é sentido por todos nós e compõe o nosso universo de análise acerca de nossas vidas, podendo ser clara e amplamente medido.
	 
	O tempo vivido é qualitativo e incompreensível para a lógica, não sendo passível de análise por já ter sido vivido.

Outros materiais