Buscar

Resenha do filme "Óleo de Lorenzo"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade de Psicologia
Disciplina: Fundamentos da Neurociência
Professora: Norma M. Salgado Franco
Considerações sobre o filme “Óleo de Lorenzo”
O filme Óleo de Lorenzo conta a história verídica de Lorenzo Odone, filho do casal de historiadores Augusto e Michaela Odone, um menino que, aos cinco anos, começou a demonstrar sintomas de uma rara doença genética ligada ao cromossomo X, denominada adrenoleucodistrofia (ADL). Ela está relacionada à herança ligada ao sexo de caráter recessivo. A ADL provocava, à época em que Lorenzo foi diagnosticado, uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em, no máximo, dois anos. 
A adrenoleucodistrofia provoca um acumulo de ácidos graxos nos tecidos corporais, causando uma degeneração da bainha de mielina, que é uma estrutura única formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e colesterol (SIMONS & TRAJKOVIC, 2006). O resultado desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina. A mielina é formada por uma membrana que recobre os axônios e facilita a comunicação rápida entre neurônios (MENDES & MELO, 2011). Os principais sintomas da ADL em sua forma clássica são problemas de percepção; disfunção adrenal, perda de memória, da visão, da audição, da fala, problemas nos movimentos de locomoção e demência severa.
Ao descobrir o diagnóstico de seu filho, o casal começou a pesquisar e tentar achar formas de ajudá-lo. Para tal, procurou médicos e especialistas para discutir a respeito do assunto. No entanto, os Odones enfrentaram muitas dificuldades, como o preconceito de médicos, professores e especialistas. Entre os obstáculos, os pais de Lorenzo tiveram que lidar com uma dieta recomendada que não deu resultado, tratamentos em fase experimental e também a questão de trabalhos científicos sem a especificidade e comprovações necessárias para um tratamento mais eficiente. A dieta a que o menino foi submetido, que restringia a gordura de cadeias saturadas, não era eficiente e mantinha a gordura acumulada no cérebro (continuando a corrosão da bainha de mielina). Lorenzo participou ainda de um estudo e testou métodos como a quimioterapia (como consequência, a supressão do sistema imunológico). 
Depois das tentativas infrutíferas, o pai chegou, por meio de livros, a uma mistura de dois ácidos graxos insaturados – óleo de oliva e colza – numa proporção de 4:1. O problema é que a substância não era aprovada pelo órgão de saúde americano. Por essa razão, os médicos resistiram à sua utilização na criança e o casal teve de enfrentar obstáculos até conseguir aplicar a substância em Lorenzo. 
Além de manifestar-se em meninos na faixa etária de Lorenzo, a adrenoleucodistrofia ocorre também em bebês, adultos e, raramente, em mulheres. A forma neonatal, por exemplo, manifesta-se já nos primeiros anos e a expectativa de vida é de 5 anos. A versão adulta é mais leve do que a de Lorenzo e, geralmente, é descoberta na adolescência. Pode-se viver algumas décadas com a doença lidando com problemas como deterioração neurológica, impotência e incontinência urinária, por exemplo.
 A ADL manifesta-se também em mulheres portadoras do gene deficiente. Entretanto, os sintomas são bem menos agressivos, tais como fraqueza ou paralisia nas pernas. Apesar das várias formas de manifestação, a clássica – a de Lorenzo - é a mais grave e manifesta-se em média entre 4 e 10 anos. Geralmente, a criança vive poucos anos com uma série de complicações, como problemas de fala, de movimento, demência, perda de memória, de visão e de audição.
É praxe na medicina a realização de testes com animais antes de as drogas serem aprovadas e regulamentadas. No filme, o óleo de Lorenzo fora testado em ratos e mostrara-se eficaz. Entretanto, havia ressalvas quanto à sua aplicação em humanos. Os pais de Lorenzo resolveram passar por cima do protocolo e aplicar, primeiro em uma tia portadora da doença e, em seguida, no próprio filho, a substância. Nos experimentos com animais, muitos protocolos devem ser preenchidos até aprovados para uso humano. Também questões de bioética são levantadas.
Embora o filme tenha se concentrado no drama humano de um pai desesperado que não mede esforços para salvar seu filho, mesmo sob o risco de ser considerado antiético, Augusto Odone acaba por valorizar o método científico. No fim do filme, há referência a uma pesquisa que promoveu em cachorros portadores de ADL, na tentativa de remielinizá-los. Também é informado que os pais fundaram o The Myelin Project, criado para encontrar a cura para doenças desmielinizantes.
É bastante polêmica a questão do teste de qualquer substância em seres humanos antes de serem suficientemente pesquisadas e aprovadas. A ânsia de colher resultados imediatos pode prejudicar, a longo prazo, as conquistas da medicina, criando falsas expectativas não comprovadas cientificamente. Entretanto, é preciso ressaltar que, no caso de Lorenzo, os bons resultados obtidos, como a retirada da sucção de saliva, ocasionaram uma pressão na comunidade médica. 
Por fim, fica um importante alerta. Para evitar que portadores não sejam devidamente diagnosticados, é preciso que psicólogos e orientadores educacionais estejam familiarizados com a doença. Em “ O óleo de Lorenzo”, o menino é equivocadamente considerado hiperativo e agressivo, pois a equipe da escola onde estudava não tinha conhecimento sobre as doenças neuronais.
Referências bibliográficas:
MENDES, Priscilla Balestrin; DE MELO, Silvana Regina. Origem e desenvolvimento da mielina no sistema nervoso central Um estudo de revisão. Revista Saúde e Pesquisa, v.4, pp. 93-99, jan/abril 2011.
SIMONS, M.; TRAJKOVIC, K. Neuron-glia communication in the control of oligodendrocyte function and myelin biogenesis. Journal of Cell Science, v. 119, p. 4381-4389, 2006.
Sites acessados:
http://myelin.org/. acessado dia 1 set 2016.
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/01/27/AR2007012701542_pf.html. Acessado em out 2016.

Outros materiais