Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO caso concreto 6

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0144
Título
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Descrição
1 - Um casal formado por duas pessoas do mesmo sexo vivendo em união há muitos anos, decidiu que uma das companheiras vai ingressar com processo judicial para requerer a adoção dos menores J.M. e H.M, irmãos biológicos, que foram adotados judicialmente desde o nascimento, pela outra companheira. É importante destacar, a qualidade do vínculo e do afeto que permeia o meio familiar em que se inserem as crianças e o saudável vínculo existente formado entre as crianças e o casal. Em realidade existe dupla maternidade desde o nascimento das crianças e não há qualquer prejuízo em
suas criações.
Adaptado STJ - REsp nº 889.852 - RS (2006/0209137-4) - Decisão proferida em 2009.
RESPONDA:
A - Identifique o tipo de família a partir do caso acima mencionado.
R: FAMÍLIA HOMOAFETIVA
 
B - A configuração dessa família é reconhecida como entidade familiar? Fundamente.
R: Sim, pôs o papel do direito no desenvolvimento no âmbito familiar com relação a afetividade e passar e amparar esse sentimento como imprescindível na formação da entidade familiar, reconhecendo a afetividade como família
2 - Marque a resposta correta:
Família é o núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. As novas famílias brasileiras vêm, paulatinamente, ganhando espaço em nossa realidade social. Mario e João se conheceram, se envolveram afetivamente e resolveram morar juntos. Este é um exemplo de família:
a) informal.
b) mononuclear.
c) homoafetiva
d) nuclear.
e) recomposta.
3 - É correto afirmar, a respeito da Família:
a) O modelo nuclear, compreendido pelo casal e sua prole, é a estrutura ideal, por ser o mais evoluído na escala da natureza, desempenhando muito melhor as funções sociais que lhe são inerentes.
b) Não é possível haver sociedades estáveis e duradouras sem o tipo de família que temos hoje como padrão: pai, mãe e filhos.
c) A visão da sociedade a respeito da Família e de sua função tem sofrido profundas alterações ao longo da História, sendo imensa a diferença dessa concepção entre o início e o fim do século XX.
d) Apesar de reconhecidas pela constituição como famílias jurídicas, as famílias monoparentais são psicologicamente desestruturadas e incapazes de desempenhar de forma plenamente eficiente suas funções sociais.
e) Considerando-se a universalidade do modelo de família burguesa, a dominação e a repressão, naturais e inevitáveis, são encontradas em todas as formas de organização familiar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes