Buscar

AV2 fundamentos da epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0245_AV2_ » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9005/DD
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 01/12/2015 16:27:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201401369314)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Atualmente, o principal foco de interesse dos estudos epidemiológicos está relacionado às principais causas de morte das sociedades modernas, que são as mortes violentas e as Doenças Cônicas não Transmissíveis (DCNT). Entretanto, além desse foco principal, as pandemias como a da AIDS, da gripe aviária e da influenza A e as doenças reemergentes, que até então estavam supostamente erradicadas, como a dengue, a tuberculose e a varíola também estão chamando a atenção dos epidemiologistas. Dessa forma, pode-se afirmar que a epidemiologia encontra-se inserida nos mais variados contextos com inúmeras interfaces disciplinares e vai muito além da prevenção e tratamento de epidemias. Observa-se as aplicações da epidemiologia às diversas fases do ciclo da vida, aos diversos tipos de problemas de saúde (epidemiologia da AIDS, das doenças infecciosas, das doenças cardiovasculares, do câncer, epidemiologia nutricional, das violências, do uso de substâncias psicoativas, em saúde mental, em saúde bucal, na saúde do trabalhador, entre outras aplicações) e aos sistemas de saúde. Nesse contexto, comente a abrangência das ações da Epidemiologia na Saúde Coletiva.
		
	
Resposta: As ações epedemiologia tem sido de grande valia na saúde coletiva, graças as pequisas de saude coletiva nos conseguimos um grande avanço na saúde pública, a epidemiologia entendeu que para um individuo ser saudavel tem que ter uma boa alimentação, uma moradia, um bom relacionamento familiar, com a amigos etc, um emprego, esducação de qualidade que é um direito de todos e os orgãos públicos tem obrigação de contribuir nessa melhoras da saude, seja na prestação de serviços públicos para atender a todos de forma igual e de acordo com suas nescessidades, seja na forma sanitária com o orgão ANVISA que tem poder de policia, nas empresas, lugares públicos, fábricas e supermercados, seja nas ruas na limpeza... vem crescendo a conhecimento da população o que é preciso fazer para melhorar a saude, campanha de vacinação e a importancia do auto cuidado, sobre a proteção na hora do sexo o conhecimento tem crescido amplamente graças a essas ações, ate hoje tem contribuido bastante para o controle e erradicação de doenças cronicas nao trasmissiveis, epedemias, AIDS e tantos outros. É claro que ainda está em desenvolvimento e acredito que não vai parar nunca...
	
Gabarito: A Epidemiologia é a Ciência básica da Saúde Coletiva e é a principal Ciência de Informação em Saúde. Sabemos que a Saúde Coletiva se baseia na determinação social do processo saúde-doença, demonstrando a nítida aproximação com a área das Ciências Sociais. A epidemiologia exerce uma forma de abordar as relações entre conhecimentos, práticas e direitos referentes à qualidade de vida, promoção, prevenção e recuperação da saúde, tendo como foco a coletividade. Dentro desse contexto, é importante reconhecer uma outra concepção do ser-humano, como um ser social, em constante relação com a sociedade, transformando-a e sendo transformado por ela, sendo o verdadeiro protagonista da ação de saúde que se constrói sobre ele e sobre a sociedade na qual se encontra inserido.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401322761)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A pesquisa epidemiológica no Brasil tem sido conduzida, basicamente, para dois eixos temáticos. Quais são esses eixos temáticos?
		
	
Resposta: Mortes violentas e doenças crônicas não trasmissiveis.
	
Gabarito: - Aplicações para o planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde; - Investigações sobre os problemas de saúde de grande importância social e os determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401276626)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401396728)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) é um questionário composto por 100 itens que avalia a qualidade de vida das populações humanas, baseado em três aspectos fundamentais que são:
		
	 
	Integralidade, autonomia e liberdade.
	 
	Subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.
	
	Objetividade, integralidade e universalidade.
	
	Individualidade, presença de dimensões negativas e universalidade.
	
	Presença de dimensões positivas, objetividade e liberdade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401448215)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
		
	
	A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
	
	O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
	 
	Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
	 
	A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando-se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
	
	Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade 23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401410597)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos para a saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
		
	
	Esperança de vida para uma faixa etária definida é um indicador local das condições de vida e saúde e reflete o padrão de morbidade de uma população
	 
	Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
	
	Indicadores são marcas numéricasde autorização hospitalar.
	
	Indicadores sevem somente como determinantes de saúde.
	
	São indicadores somente os fatores relacionados ao surgimento de doenças, agravos e óbitos e os que podem ser evitados através de prevenção e assistência adequada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401814147)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		
	
	Estudo Multicêntrico.
	 
	Estudo de Caso Controle.
	 
	Estudo Ecológico.
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo Seccional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401289311)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
		
	
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
	
	Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
	 
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401292667)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O indicador positivo da saúde denominado Quality-Adjusted Life Years (QALY) é estimado a partir do:
		
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos com qualidade de vida.
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos vividos sem considerar o estado ou nível de saúde desses anos.
	 
	Cálculo acumulado (por área geográfica) do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
	
	Cálculo acumulado (por área geográfica) da carga global de doença (GBD global burden of disease).
	 
	Cálculo acumulado (por área geográfica) dos anos com qualidade de vida não vividos por motivo de doença, incapacidade ou morte.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401292657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a gestão participativa do SUS são feitas as seguintes afirmações: I A participação de representantes da sociedade civil na gestão da saúde foi uma conquista do movimento social contra o regime militar (1964-1985), que foi posteriormente consagrada na Constituição e nas Leis Orgânicas do SUS. II As Conferências de Saúde realizadas nos níveis nacional, estadual e municipal, para estabelecer as diretrizes das políticas de saúde, e os Conselhos de Saúde, realizados também nos três níveis, para a formulação das estratégias e sua execução, contam com a participação de usuários do SUS, profissionais e prestadores de serviços e gestores da saúde. III Uma participação social qualificada pode ajudar o gestor, entretanto, uma participação desfocada das políticas de saúde dominada por interesses particulares compromete de forma catastrófica o desempenho da gestão da saúde. IV O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde elaboram seus planos e políticas de saúde a partir das diretrizes aprovadas nas conferências que contam a participação da sociedade civil. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.

Outros materiais