Buscar

DIREITO EMPRESARIAL I - CASO CONCRETO 11.docx

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL I - CCJ0026 Título SEMANA 11 Descrição 
Caso Concreto: Alexandre e Margarida constituíram uma sociedade ltda., que tem como objeto social a venda e distribuição de balas e doces em toda a Capital da Bahia. O capital foi integralizado da seguinte forma: Alexandre com 55% das Cotas e Margarida com 45% das Cotas. Alexandre é o administrador da sociedade. Diante do caso apresentado, pergunta-se: Como a administração da sociedade ficou a cargo de Alexandre, Margarida poderá ter acesso às contas da sociedade? Uma vez que é formado o capital social, cada um dos sócios tem o dever de integralizar este capital com dinheiro, bens ou créditos que resultaram na distribuição de direitos e deveres na proporção de suas integralizações. Neste caso, não havendo a integralização de um deles, se tornará remisso podendo sofrer as consequências pelo não cumprimento da obrigação. Este é o maior dever do sócio em consequência terá como direito a participação dos lucros, a fiscalização da sociedade, o direito de retirada, o acesso aos dados e livros da sociedade e inclusive a administração. Sendo assim, mesmo que Margarida não seja a administradora poderá sempre que desejar ter acesso a estas informações exercendo o direito legítimo de sócia.
Questão Objetiva: De acordo com os Direitos e Obrigações dos sócios estabelecidos no Código Civil de 2002, é incorreto afirmar que: 
a) a distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhes a ilegitimidade. 
b) O sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela evicção; e pela solvência do devedor, aquele que transferir crédito. 
c) o sócio não pode ser substituído no exercício das suas funções, sem o consentimento dos demais sócios, expresso em modificação do contrato social. 
d) é válida a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas. 
e) A integralização do Capital Social é dever do sócio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes