Buscar

Trabalho Farmacologia I 2017 Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DIRECIONADO DE FARMACOLOGIA I 
CASO CLÍNICO 1
Chegam a Unidade Hospitalar dois Pacientes com transtorno de ansiedade generalizada. O paciente A é medicado com midazolam oral, pois tem muito medo de injeções, enquanto o paciente B recebe midazolam IM. O paciente B após 15 minutos está muito sonolento, enquanto o paciente A ainda não relata qualquer sono.
Explique essa diferença de ação entre os pacientes.
CASO CLÍNICO 2
CCA, 55 anos, apresenta-se com quadro de cefaleia pulsátil logo após o uso de isossorbida por via sublingual para o tratamento da angina. Em consulta, foi aconselhado pelo seu médico a usar o mesmo medicamento diariamente por via oral, não apresentando mais os sintomas.
Justifique a troca da via de administração.
Compare as vantagens e desvantagens da via oral e da via sublingual.
CASO CLÍNICO 3
Paciente trabalhador rural dá entrada no pronto atendimento com intoxicação por inseticida organofosforado. Apresenta cólicas abdominais, diarreia, sinais de broncoespasmo e fraqueza muscular. Feito o diagnóstico, o médico prescreve atropina endovenosa. O paciente melhora clinicamente embora continue queixando-se de fraqueza muscular. 
Explique as ações do inseticida e do medicamento e como esses efeitos foram obtidos.
CASO CLÍNICO 4
O paciente DQA utiliza o medicamento Aerolin Spray (Salbutamol) para o tratamento da asma. Devido aos efeitos de uma superdosagem, o paciente deu entrada num pronto atendimento com quadro de hipertensão arterial e taquicardia. O médico presente ficou em dúvida entre a escolha do propranolol e do atenolol para o tratamento. 
Levando em consideração o estado clínico geral do paciente, qual deveria ser o fármaco escolhido? Justifique
CASO CLÍNICO 5
O paciente MSP utiliza o medicamento digoxina para o tratamento de insuficiência cardíaca. Devido ao edemasiamento de seus membros inferiores, foi receitado o diurético hidroclotiazida. 
Quais os possíveis efeitos sobre a cinética da digoxina?

Outros materiais