Buscar

Teste de Conhecimento 4 Competências Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Dentro dos tipos de avaliação, existem dois tipos que são separadas em objetiva e subjetiva, porém a subjetiva ainda é dividida em duas, quais são os subtipos da avaliação subjetiva:
		
	
	Subjetiva analítica e absoluta
	
	Subjetiva analítica e relativa
	
	Subjetiva absoluta e analitica
	
	Subjetiva sintética e absoluta
	 
	Subjetiva absoluta e relativa
	
Explicação:
As avaliações subjetivas estão divididas em Absoluta (parâmetro no modelo do contrato) e Relativa (comparação entre os avaliados).
	
	 
	Ref.: 201504877070
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quais são os dois possíveis tipos de avaliação de desempenho?
		
	
	Superficial e conclusiva;
	
	Racional e irracional;
	
	Conclusiva e invasiva;
	 
	Objetiva e subjetiva;
	
	Parcial e imparcial;
	
Explicação:
Na avaliação objetiva se requer dados quantificáveis e/ou imparciais. Já na avaliação subjetiva os dados de avaliação dependem da parcialidade do avaliador.
	
	 
	Ref.: 201504699736
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para avaliar o desempenho de seus empregados as empresas utilizam um tipo de avaliação onde o resultado depende de julgamento parcial pelo coordenador. Como se chama essa avaliação?
		
	
	Avaliação comportamental.
	
	Avaliação mista.
	
	Avaliação interpessoal
	 
	Avaliação subjetiva.
	
	Avaliação objetiva.
	
Explicação:
Nas avaliações subjetivas os dados de avaliação dependem da ¿parcialidade¿ do avaliador. Diferente das avaliações objetivas que requer dados quantificáveis e/ou imparciais. As avaliações subjetivas estão divididas em: Absoluta (parâmetro no modelo do contrato) e Relativa (comparação entre os avaliados).
 
	
	 
	Ref.: 201505343027
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Garantindo compromisso com a meta. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se sintam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. Há técnicas, associadas ao contrato, que facilitam esse processo. Assinale a única alternativa que apresenta 2(duas) técnicas:
		
	
	Unicidade; Pluralidade.
	
	Inovação; Habilidades.
	 
	Publicar as metas; Demonstrar apoio.
	
	Recrutamento; Segurança.
	
	Conhecimento; Atitude.
	
Explicação:
Nesse momento a publicação de metas será fundamental para o atingimento dos resultados esperados pela organização. Demonstração de apoio também será importante no atingimentos dessas metas pelo colaborador, pois mostrará que o colaborador está no caminho certo, e esperado, pela empresa.
	
	 
	Ref.: 201504700672
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Rinaldo, o gestor de vendas da XPTO Ltda., identificou que um de seus subordinados vinha realizando deficientemente suas tarefas. Uma tarde chamou o subordinado e repassou a forma correta de realizar as tarefas. Nesse momento, Rinaldo utilizou o feedback como uma forma de:
		
	 
	Aprimoramento.
	
	Recompensa.
	
	Enquadramento.
	
	Punição.
	
	Envergonhar os subordinados.
	
Explicação:
Entende-se que o aprimoramento profissional são os atributos e características de um indivíduo para se posicionar bem no mercado de mercado. A qualificação profissional é a preparação para aprimorar as suas habilidades, e especializar-se em determinadas áreas para executar melhor as suas atribuições.
	
	 
	Ref.: 201504699917
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um supervisor, no dia a dia do gerenciamento de uma equipe, deve ressaltar a avaliação pessoal para descobrir e desenvolver as forças do indivíduo e não somente as fraquezas, porque, assim, estará:
		
	
	Dando oportunidade aos integrantes de sua equipe de desenvolvimento gerencial.
	
	Dando um acompanhamento do crescimento interno do indivíduo.
	
	Dando uma supervisão mais próxima à sua equipe de trabalho.
	
	Dando oportunidade aos integrantes da equipe de saberem suas virtudes.
	 
	Dando retornos positivos e proporcionando motivação.
	
Explicação:
Ao realizar uma boa avaliação, tanto do gestor quanto do funcionário, ele mostrará que observa sua jornada, se preocupa com seu desenvolvimento e principalmente reconhece quando ele faz um bom trabalho, motivando-o diariamente a ser mais eficaz e produtivo.
	
	 
	Ref.: 201504701312
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Therezinha, a gerente de atendimento da Pinhal Ltda., teve uma experiência marcante em sua atividade de supervisão de sua equipe de trabalho. Lima, o supervisor de atendimento, por estar passando por momentos particulares difíceis, deu um feedback negativo a um subordinado na frente de outros empregados e de clientes. O desempenho desse empregado caiu vertiginosamente. Therezinha chamou Lima e explicou para ele que isso era devido a que:
		
	 
	Um mau retorno, como foi o caso, pode diminuir a performance do empregado.
	
	As pessoas não precisam de retorno, pois sabem quando estão erradas.
	
	Nesses casos devemos dourar a pílula não falando a verdade para o empregado.
	
	O empregado já estava com um baixo desempenho e isso sempre acontece.
	
	Retorno é assim mesmo, o empregado nunca fica satisfeito.
	
Explicação:
O feedback negativo não deixa de ser um feedback necessário, pois mostra os pontos que precisamos melhorar, como um comportamento inadequado ou algo que acaba afetando o nosso desempenho. Ter esse tipo de toque, de quem quer que seja, é importante pois acabamos entendendo melhor quais são os objetivos da empresa e o que ela espera de seus colaboradores. Esse norte contribui para eliminarmos o que há de errado e para que possamos progredir no ambiente corporativo. Porém, um mau retorno, como foi o caso do enunciado, pode diminuir a performance do empregado.
	
	 
	Ref.: 201505306031
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O feedback, ou retorno, é essencial para o processo de avaliação de desempenho. O empregado avaliado deve receber o retorno da sua avaliação, isto é, deve ser informado sobre como o seu desempenho foi avaliado, suas deficiências técnicas e comportamentais, o que deve melhorar, o que é esperado dele para a próxima avaliação, etc. O objetivo do retorno pode ser descrito como sendo o de permitir
		
	 
	O alinhamento do comportamento do empregado com as metas organizacionais estabelecidas proporcionando a melhoria dos resultados e gerando a motivação do empregado
	
	A melhor percepção do cliente daquilo que a organização se esforça para lhe oferecer. Deste modo, a organização aumenta os seus resultados permitindo a melhor remuneração e, portanto, aumentando a satisfação do empregado
	 
	O ganho de eficiência das equipes pela simples aplicação de métodos de avaliação subjetivas garantindo a conquista dos objetivos organizacionais
	
	A ampliação da motivação do empregado, mas apenas quando recebe elogios pelo desempenho avaliado
	
	A ampliação do campo de ação da organização no mercado, melhorando o desempenho de produtos e serviços, além da rentabilidade e do lucro

Outros materiais