Buscar

Ad2 IDPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Como podem ser classificados os órgãos públicos, levando-se em conta a sua posição estatal? Explique-os e exemplifique-os: (3,0 pontos)
Os Órgãos Públicos são classificados quanto a sua posição estatal, em Independentes, Autônomos, Superiores e Subalternos.
*Independentes: são órgãos de mais alto nível, que representam os três poderes de Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário). Originários da Constituição e compostos por agentes políticos. Exemplo: Congresso Nacional, Presidência da República, Ministério Público entre outros.
*Autônomos: são os órgãos localizados na cúpula da Administração Pública. Possuem autonomia administrativa, financeira e técnica. Hierarquicamente subordinados aos órgãos Independentes. Exemplo: Ministérios, secretarias de estado e de município, dentre outros. 
*Superiores: são órgãos que possuem funções de controle, mas que estão sempre submetidos a hierarquia. Não possuem autonomia administrativa e financeira. Exemplo: Gabinetes, Coordenadorias, Procuradorias, etc.
*Subalternos: são órgãos de mera execução e funções de serviços de rotina. Não possuem autonomia ou poder de mando. São submetidos a extrema hierarquia. Exemplo: Protocolos, portarias, serviços, etc.
2)Discorra livremente sobre o princípio da eficiência, enfatizando: seu conceito; seus pressupostos; as razões de sua introdução no texto constitucional; e a sua influência no surgimento das agências executivas e reguladoras. (2,5 pontos)
O Princípio da Eficiência impõe aos agentes públicos alcançar resultados favoráveis aos fins que cabe ao Estado. Possui dois pressupostos, a satisfação dos interesses da coletividade e a redução de custos para a sociedade. Foi expresso na Constituição Federal em 1998, pela Emenda Constitucional n º 19. O Governo pretendeu com a inclusão deste princípio preferir direitos aos usuários dos serviços prestados e estabelecer relações efetivas aos prestadores. Visava modernizar e alinhar os novos padrões de exigências mundiais. Assim surgiram as figuras das agências executivas e reguladoras. Estavam voltadas para uma reforma das autarquias e das fundações públicas antecedentes. Foi necessário um estudo para reduzir e reorganizar, para torna-lo menor, mais ágil e melhor qualificado para o alcance de metas estabelecidas. As agências reguladoras, seriam novas entidades criadas para desempenhar, prestação de serviços públicos como funções de controle e fiscalização.
3) No Brasil, a Constituição vigente registra três tipos de poderes constituintes, sendo que apenas um deles continua sendo exercido plenamente: o poder constituinte derivado reformador. Com base nesta certeza, elabore um quadro comparativo em que fiquem claras as principais diferenças entre este poder constituinte derivado reformador, ou de reforma, e o poder constituinte derivado revisional, ou de revisão, que foi exercitado apenas uma vez, com base no art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. (2,5 pontos)
	Poder Derivado Reformador
	Poder Derivado Revisional
	Reforma um Constituição já existente.
	Revisa o texto constitucional após determinado período de vigência.
	Adapta-se às novas necessidades sociais, políticas e culturais.
	Segue regras estabelecidas pelo Poder Constituinte Originário.
	Permanente.
	Exercido uma única vez.
	Aprovação exige 3/5 dos votos de membros da Câmara Municipal e Senado.
	Aprovação por maioria absoluta dos membros do Congresso.
4)Quando afirmamos que a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a irrenunciabilidade e a universalidade são as características dos direitos e garantias do ser humano, o que queremos dizer com isto? (2,0 pontos)
São direitos e garantias a respeito da essência do ser humano. Significa dizer que não se perdem com o tempo, por não ter prazo de validade. Impossibilidade de transferir estes direitos a outra pessoa, por doação ou venda. Não se pode renunciar a nenhum desses direitos, como direito à vida, a liberdade, entre outros. A abrangência desses direitos, englobam a todos os indivíduos, independente de sexo, cor, credo ou nacionalidade.

Outros materiais