Buscar

RESENHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA
Uma análise descritiva é o que se apresenta a seguir, qual o texto abordado foi a unidade V Possibilidades da prática profissional da apostila da disciplina Oficina de Prática Profissional I do curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro, das autorias de Luciane de Cássia de Faria, Selma Amaral Silveira ambas docentes do Curso de Serviço Social da Unisa, e o artigo “Questão Social e Intervenção Profissional dos Assistentes Sociais” do autor José Wesley ferreira, Assistente Social, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Os autores utilizam uma linguagem simples com intuito dos leitores compreenderem o conteúdo exposto em seus textos, qual um trabalho complementa o outro. As temáticas abordadas têm o objetivo de apresentar as demandas territoriais e como os assistentes sociais apreendem a questão social e intervêm sobre ela e suas expressões.
Na apostila as autoras expõem as diversas expressões sociais em sua realidade conforme seu território na atualidade, tais como a violência, a pobreza, o desemprego, a falta de acesso à saúde, a educação, ao trabalho, a habitação, dentre outros. Sabe-se que o mapeamento territorial não especifica na totalidade a veracidade dos que ali residem, assim, não tendo conhecimento das necessidades real do local e seus habitantes, pois não é possível uma prática eficaz sem considerá-los. Desta forma, preferir a territorialidade no enfrentamento critico as questões sociais geradas pelo sistema capitalista é a maneira mais critica para a intervenção profissional na busca pelo resgate da Cidadania e reconhecimento de Direitos Constitucionais, mas mesmo com estes entraves o assistente social pode ser considerado um profissional privilegiado, já que possui uma visão bastante próxima dessa realidade realizando um trabalho em campo, tendo como base seus instrumentos através de dados, relatórios, relatos, reflexões e discussão do assunto entre equipes, podendo desvendar e criar estratégias possíveis para seus enfrentamentos fazendo com que a população tenha acesso a bens e serviços. 
Segundo o artigo o autor ressalta a problemática do Assistente Social de como apreendem e intervêm frente às demandas. Deixa claro a dificuldade quanto à compreensão da questão social em sua particularidade capital x trabalho, assim não utilizando em sua totalidade seus instrumentos, e que além de utilizar o seus conhecimentos teórico-metodológicos é necessário também atuar como critico.
Diante disso, verificasse a dificuldade do Assistente Social em exercer sua prática profissional identificada nos espaços sócio-ocupacionais, e para que haja êxito em seu trabalho é necessário utilizar dos diversos meios para se chegar à realidade das necessidades essenciais existentes nos territórios, porque á medida que o capitalismo produz e reproduz situações e as coloca para o assistente social, este mesmo é obrigado a atualizar-se, definir estratégias, onde se requer capacitação, atualização, para uma intervenção social eficaz. 
 
Referências
FERREIRA, José Wesley. Questão social e intervenção profissional dos assistentes sociais. textos e , Porto alegre, v. 9, n. 2, p. 209-217, ago./dez. 2010.
FARIA, Luciane De Cássia De; SILVEIRA, Selma Amaral. Oficina de prática profissional 1: Possibilidades da Prática profissional 3. Edição. [S.L.]: Unisa | Educação a Distância , ano. 36 p.

Outros materiais