Buscar

AV2 ANÁLISE TEXTUAL 2014

Prévia do material em texto

�Fechar�
Avaliação: CEL0014_AV2_» ANÁLISE TEXTUAL
Tipo de Avaliação: AV2 
Aluno: - 
Professor:
ELISABETE LENCASTRE MENDES DOS REIS
Turma: 
Nota da Prova: 5,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 18/06/2012
�
 1a Questão (Cód.: 13539)
Pontos: 0,5  / 0,5 
            Leia o texto e responda à questão.
           Não é exagero! Com poucos minutos, você já aproveita os benefícios que a prática da leitura traz. Nem é preciso ler textos complicados. Acompanhe um jornal, uma revista ou mesmo um blog: ajuda muito. Regina Case é amiga dos livros: ¿Sempre leio algo relativo ao trabalho, a uma viagem, à entrevista que farei. Às vezes invento um programa só para estudar um assunto interessante¿. Revista Ana Maria 
Identifique o enunciado abaixo que corresponde às características do texto: 
O objetivo do texto é a informação objetiva sem expressar um julgamento ou ponto de vista.
O objetivo do texto é persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia através da argumentação
É um texto poético escrito em prosa para um jornal com o objetivo de provocar a emoção. 
O autor criou imagens, usou uma linguagem metafórica para chamar a atenção do interlocutor para a própria mensagem com o objetivo de persuadi-lo.
O objetivo do texto é a divulgação de resultados de pesquisa para a comunidade científica. 
�
 2a Questão (Cód.: 15471)
Pontos: 0,5  / 0,5 
de acordo com Adilson Citelli: "Convencer ou persuadir através do arranjo dos diversos recursos oferecidos pela língua é, numa formulação muito simples, a marca fundamental do texto dissertativo/ argumentativo". Muitas vezes, a fim de atribuir à dissertação caráter de veracidade, de confiabilidade, um autor utiliza tópico frasal cujas ideias são de outros autores. Esse recurso é denominado:
Raciocínio lógico
Coesão
Comprovação
Citação
Elaboração
�
 3a Questão (Cód.: 8346)
Pontos: 0,5  / 0,5 
A Coesão Sequencial é o nome que damos ao tipo de articulação que permite ao texto a progressão da informação. Classifica-se "temporal" o tipo de coesão sequencial que: 
Substitui as palavras
Emprega pronomes
Estabelece-se com sinônimos.
Usa numerais.
Organiza-se com partículas temporais 
�
 4a Questão (Cód.: 8660)
Pontos: 0,5  / 0,5 
Segundo estudos do texto, um amontoado de frases não caracteriza um texto, sendo assim, é necessário que haja conexões coerentes entre as frases, entre as informações. A partir desta noção, selecione a opção que apresenta as conexões adequadas entre os elementos.
Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar BONS PROFISSIONAIS.
Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar PROFISSIONAIS INCAPACITADOS.
Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar ALUNOS.
Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar AGRICULTORES.
Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar SECRETÁRIOS.
�
 5a Questão (Cód.: 24072)
Pontos: 1,0  / 1,0 
"Ela acha que a violência que hoje IMPERA no Rio de Janeiro é gerada pelo abandono dos pais em relação à educação dos filhos". A palavra destacada pode ser substituída, sem mudança de significado, por:
diminui
cresce
amedronta
predomina
incomoda
�
 6a Questão (Cód.: 8908)
Pontos: 0,5  / 0,5 
Leia o texto a seguir.
 
 “Reincidência, por definição, é a prática de um crime após seu autor já ter sido condenado definitivamente por outro. [...] A reincidência está prevista na legislação do Código Criminal do Império de 1830, o que mostra o anacronismo desse conceito diante das atuais diretrizes constitucionais de liberdade, presunção da inocência etc. [...] O tratamento legal dado ao indivíduo reincidente é o de que esse indivíduo é o protótipo do homem mau e merece ser punido mais severamente por insistir na vida criminosa. O conceito de reincidência traz para o indivíduo um estigma que desconsidera as dificuldades por que passam os indivíduos egressos do sistema penitenciário do Brasil”. 
(Adaptado de Fracasso do Estado, punição do indivíduo, de Rubens Roberto Casara e Siro Darlan, Jornal do Brasil, 29/03/2009)
	
A partir da leitura atenta do texto, é possível dizer que o autor, ao iniciar o seu parágrafo, faz uso do seguinte tipo de tópico frasal:
Declaração inicial
Definição
Divisão
Alusão/citação
Interrogação
�
 7a Questão (Cód.: 12443)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Leia com atenção: "Um cavalo, quase morto de fome e de sede, caminhava em busca de água e de comida. De repente, deparou com um campo de feno, ao lado do qual corria um regato de águas cristalinas. O cavalo, não sabendo se primeiro bebia da água ou comia do feno, morreu de fome e de sede." (In: FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. Editora Ática, 2007). A situação descrita no texto pode ser interpretada como:
Sempre que fazemos escolhas rápidas, fazemos escolhas certas.
Quando sabemos o que queremos, a escolha é rápida.
Pessoas indecisas são mais decididas.
Pessoas indecisas geralmente perdem oportunidades.
Devemos tomar decisões na vida demoradamente.
�
 8a Questão (Cód.: 42396)
Pontos: 0,0  / 1,5 
A - Observe as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúna-as em um único periodo, estabelecendo entre os dois fatos uma relação coesa.
O desequilíbrio ecológico instalou-se. Os petroleiros lavaram seus tanques.
B -  Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos) que tenham o mesmo sentido. 
Resposta: 
�
 9a Questão (Cód.: 47120)
Pontos: 0,0  / 1,5 
Imagine a seguinte situação: Duas amigas, ambas na faixa dos 50 anos, encontram-se após muitos anos sem se ver. Conversando sobre o que haviam feito nos últimos, uma descobre que a outra nunca se casou. Surpresa, ela diz: - Nossa, quer dizer que você ficou solteirona? A outra responde: - Solteirona, não. Eu simplesmente sou solteira. 
Analise o uso das palavras solteira e solteirona no diálogo apresentado 
Resposta: 
�
 10a Questão (Cód.: 8851)
Pontos: 0,5  / 0,5 
Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749)
 Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de: 
inadequação linguística.
história da língua.
pesquisa etimológica.
desenvolvimento da língua.
mudança linguística.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes