Buscar

Exercicio 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA aula 8
"O Brasil é ainda um país endividado com sua população. Nossa cidadania educacional está longe de ser um exemplo. Convivemos com milhões de crianças fora da escola ou presentes na escola mas fora da idade apropriada. Avançamos muito nesse campo, mas enquanto houver uma criança sem escola ou fora da idade adequada, o direito de todos e dever do Estado não terão se consubstanciado. Temos milhões de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de entrar na escola ou dela tiveram que se evadir mais cedo, por condições de sobrevivência ou por repetência. A educação infantil e o ensino médio ainda são privilégios" (Cury, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio Na Ordem Jurídica. In: Lopes, Eliane Marta Teixeira , Filho, Luciano Mendes de Faria e Veiga, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.569). Assinale a alternativa CORRETA: A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, não contribuiu para modificar esse quadro de exclusão da educação brasileira. Como exemplo, podemos citar o Artigo 4°, que responsabiliza o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita:
	da educação infantil
	do ensino superior
 	do ensino propedêutico
Certo 	do ensino fundamental
	do ensino médio
2- Considere a seguinte situação: em uma determinada escola existe o conselho escolar atuante e fortalecido que acompanha a vida da escola e dos alunos, cuida da aprendizagem e combate, juntamente com a equipe pedagógica, a evasão escolar. Além disso há nessa escola o incentivo de participação das famílias nas reuniões de rotina e em decisões que alteram a vida dos estudantes, como obras na escola e uso de uniforme; incentivo e fortalecimento da participação de alunos em atividades socioculturais ou voltadas para a gestão escolar. Com base no que acabou de ler, assinale a alternativa correta:
	A situação é parcialmente verdadeira porque os conselhos escolares ainda não foram estabelecidos na lei de diretrizes e bases da educação
	A situação é em parte verdadeira mas a afirmação de que o conselho escolar pode atuar juntamente com a equipe pedagógica é falsa
Certo 	A situação é totalmente verdadeira pois diz respeito a uma gestão democrática da escola de acordo com o que prevê o artigo 206 da Constituição e os princípios da LDBEN de 96
	A situação é parcialmente verdadeira porque os pais não podem tomar decisões quanto as questões de obras na escola e uniformes
	A situação pode ser considerada verdadeira apenas no trecho em que diz sobre a participação das famílias nas reuniões de rotina
3- Considere os seguintes itens:
I - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
II - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
III - assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade, o ensino médio.
Os itens I, II e III identificam, respectivamente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, responsabilidades. Assinale a alternativa que identifica respectivamente os itens I, II e III de acordo com a LDB (Lei n.9394/96):
	dos Municípios, dos Estados e da União.
	dos Estados, dos Municípios e da União.
	dos Estados, da União e dos Municípios
	da União, dos Estados e dos Municípios.
Certo 	da União, dos Municípios e dos Estados.
4- O texto final da atual LDB (Lei 9394/96) deve ser compreendido no processo de disputa de projeto político pelo qual passava o país no período final de seu longo trajeto no Congresso Nacional. A vitória do projeto conservador, no final de 1996, liderado por Fernando Henrique Cardoso, representa:
	o retrocesso da política neoliberal
Certo 	o avanço da política neoliberal
	o retrocesso da democracia
	o avanço da política social democrata
	o retrocesso das ONGs
5- A modalidade de ensino que, segundo a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor, pode ser realizada em concomitância com o ensino médio, é:
Certo 	Ensino Profissionalizante
	Ensino Superior
	Educação Especial
	Especialização Lato sensu
 	Ensino Fundamental
6- Com base no Capítulo II (da Educação Básica), Seção II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a Educação Infantil possui alguns parâmetros, entre os quais podem ser citados: I. a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica; II. a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança, englobando os aspectos físico, intelectual, social e psicológico III. a educação infantil articula-se com as famílias e a comunidade por meio de ações assistencialistas; IV. a educação infantil será oferecida em creches e pré-escolas; V. o processo de avaliação na educação infantil acontece por meio do acompanhamento e do registro do processo de desenvolvimento. Está correto o contido em:
	I, III e V.
	I, II e IV.
	II e III.
	I, III e IV.
Certo 	I, II, IV e V.
7 - Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
	Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)
	Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)
	Gestão democrática do ensino público progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)
Certo 	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
	A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)
8- O artigo 13 da LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece as incumbências dos docentes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas incumbências:
	estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
	participar da elaboração da proposta pedagógica.
	zelar pela aprendizagem dos alunos.
	ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Certo 	manter a escrituração dos acervos escolares referentes a vida escolar de seus alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes