Buscar

Resenha crítica -Gladiador

Prévia do material em texto

Fundação Bradesco
Laura Gabrielly Apolonio Dantas Souza
Resenha Crítica
Gladiador
Propriá-SE
2015
Trabalho requerido pelo Professor Rafael Sandes como instrumento avaliativo para a composição do 2º Bimestre.
General-Imperador
O filme gladiador se passa em Roma, no ano de 180 d.C. e retrata a vida dos romanos durante o Império. Uma história marcada por guerras, com um herói honrado e um vilão desonesto e sem escrúpulos, mostra Roma, suas injustiças e corrupções já existentes na época, até a luta travada por Máximus para o cumprimento de sua missão, vingar-se da morte de sua família, de seu Imperador e libertar Roma para que ela pudesse voltar a ser uma república.
A trama começa mostrando uma de muitas lutas, pois Roma sofria muitas invasões dos povos Bárbaros, o Gladiador tem muitas coisas além de uma boa história, que desde o inicio mostra um aspecto muito importante que aconteceu naquela época: A expansão territorial. 
Roma era comandada pelo Imperador Marco Aurélio, que ia contra a ideia de uma sociedade com aquela formação e tinha como sonho ver Roma se tornar uma república novamente. Com um exercito volumoso e bem preparado, Roma travava muitas lutas, mas tinha a segurança de ter capacidade de vencer todas elas caracterizando a “Pax Romana”. Mas entre todo o exercito, um general se destacava: Máximus Décimus Meridius. Máximus era um comandante e um líder inigualável, com inúmeras qualidades, as quais fizeram com que ele conquistasse a confiança e a admiração do Imperador Marco Aurélio, que considera Máximus um filho, o admirando até mais do que seu verdadeiro filho, Commodus, e da à Máximus a missão de comandar Roma e torna-la uma república. Mas antes de ter seu pedido aceito e anunciar o novo Imperador, Marco Aurélio foi assassinado por Commodus, que não aceitava ter como Imperador um comandante do exercito, tomando para si o poder, que já seria seu naturalmente.
Por não aceitar ter que obedecer Commodus, Máximus foi castigado, condenado a morte e tendo sua família morta. Escapou, mas sua família não. Acabou tornando-se escravo de Roma e sendo levado para lutar no Coliseu, onde eram apresentadas lutas para entreter a população e que representam muito bem a política “Pão e Circo”, onde se dá comida e diversão, no intuito de que ninguém preste atenção nos problemas que afetam a sociedade. Essas lutas eram basicamente guerreiros na arena, se enfrentando uns contra os outros e animais como tigres ou leões, onde a população assistia e se divertia ao ver a carnificina. Ao ter que enfrentar o único lutador invicto daquele tempo, Máximus provou com toda a sua habilidade e bravura que não é preciso ter superpoderes para ganhar o título de herói, que por ele foi muito merecido.
“O General que se tornou escravo. O escravo que se tornou gladiador. O gladiador que desafiou o império.” E foi assim que a trama se seguiu, Máximus enfrentou Commodus ao ser desafiado, fazendo disso a maior luta já vista no Coliseu, trazendo da terra da arena a sua força derrotou Commodus, vingou a vida de sua família e de seu Imperador, cumprindo as suas missões e deixando Roma como ela sempre devia ter sido e como era de desejo de Marco Aurélio, Roma enfim era uma república.
“O que você faz na vida ecoa, na eternidade!” E é assim que Máximus será lembrado por todos que assistiram e tiveram a capacidade de apreciá-lo da maneira merecida. Com um ótimo roteiro, uma história perfeita para os amantes de guerra, um elenco excepcional, que fizeram uma representação de modos e costumes de forma perfeita, equipe técnica que não falharam em nenhum momento, dirigido por Ridley Scott, diretor de prestigio, trilha sonora bem preparada e efeitos especiais de alto nível, não é em vão que este ganhou 5 oscars em 12 indicações, além de outros grandes prêmios. 
Acima de tudo, Gladiador nos traz também uma lição de vida, pois um homem que teve sua família exterminada, sua vida destruída, passou de general a escravo e voltou a ser aclamado pelo povo novamente graças a sua força, sua honra e lealdade a seu povo, não se recusou a enfrentar nem um dos desafios impostos a ele tem muito a ensinar, já que seus ideais sempre falaram mais alto em sua alma e fizeram de Máximus o maior gladiador de todos os tempos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes